Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   / Chamo Estrela   /
  • [CHAMO ESTRELA] Julho de 2023 – temporada Canceriana e mudança dos Nodos Lunares

[CHAMO ESTRELA] Julho de 2023 – temporada Canceriana e mudança dos Nodos Lunares

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nodoslunares.jpg

Por Ana Ghandra* |

Seguimos no contínuo movimento da Terra e dos Astros, caminhando pelo labirinto de emoções, vivências, afetos e circunstâncias que permeiam a existência humana.

Aqui, sob a ótica da Astrologia, que nos oferece uma linguagem própria de entendimento destes eventos, buscamos traduzir este emaranhado de símbolos e prover alguma luz de entendimento sobre eles.

Passamos pela intensa e transformadora temporada de eclipses (Abril/Maio deste ano), e acabamos de atravessar o solstício de inverno (hemisfério Sul), com a entrada do Sol no signo de Câncer, para agora irmos a uma nova etapa: a mudança de eixo dos Nodos Lunares.

Eu já escrevi sobre a importância dos Nodos Lunares para a Astrologia), quando tivemos a transição para o Eixo Touro/Escorpião, onde vivenciamos profundos balanços em nossa segurança e estabilidade (temas taurinos), como também em nossos afetos e obsessões mais íntimos (temas escorpianos).

Os nodos marcam pontos de alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, por isso eles regem os temas dos Eclipses, e agora se movendo para o eixo Áries e Libra indicam que temas como relacionamentos X individualidade estarão em voga nos próximos 18 meses.

De alguma forma, tudo que adquirimos de aprendizado durante estes últimos 18 meses (Nodo Norte em Touro e Nodo Sul em Escorpião) pode ter nos espremido e nos feito questionar:
* Onde reside minha segurança?
* Com quem posso contar?
* Confio em quem compartilha a minha intimidade?
* Como posso prover mais estabilidade em minha vida?
* O que possuo, valorizo?

E agora, no eixo Áries e Libra, que trabalham os aspectos Eu X Outro, podemos nos sentir puxados em duas direções, ambas importantes e que nos trarão valiosas lições:

>>> Questões relativas ao eu, à individualidade, ‘quem sou’, aprendizados sobre contar apenas consigo e recriar a própria vida, a partir dos próprios termos; e as sombras destes aspectos: individualismo, territorialismo, agressividade, impulsividade, violência. (Nodo Norte em Áries).

>>> Questões relacionais, parcerias, casamentos, aprender a legitimar e validar o outro, criar consenso, diplomacia, harmonia, arte, paz; e as sombras: relações kármicas de co-dependência, abdicar de si para agradar o outro, incapacidade de gerenciar conflitos, positividade tóxica, desafios em olhar para aquilo que desagrada.

Portanto, estaremos alinhando estas duas áreas de nossas vidas. Se estávamos muito absorvidos por questões individuais, podemos nesses próximos 18 meses precisar cultivar mais nossas parcerias. Se estávamos muito dependentes em nossas relações, chegou o momento de gestar a si próprio, encontrar em si esta coragem e acreditar mais em si mesmo.

E essas podem ser uma tarefas bastante dolorosas, que irão nos testar em nosso ímpeto verdadeiro, visto que Quíron (o curador-ferido) continua sua jornada pelo signo de Áries, desde 2019.

Em Áries, Quíron toca em pontos de dor e vulnerabilidade, no que tange à nossa essência como ser, à nossa força em existir com um corpo humano, ‘quem sou aqui neste planeta’, ‘o que me define’.

Os desafios de Quíron em Áries, em sua jornada de compreensão e de busca por sabedoria, implicam:
>>> Ir além da tendência impulsiva de responder àquilo que fere de forma agressiva, competitiva e violenta, sem considerar o outro.
>>> ser capaz de superar o outro extremo, que é desacreditar de si mesmo, se achar sem força interna para alcançar aquilo que deseja e, assim, desiste, se acha fraco, não merecedor e incapaz.

Durante a segunda quinzena de julho, podem ocorrer eventos mais drásticos em relação a estes temas dos Nodos no eixo Áries e Libra, porque Plutão (que desde junho, retornou a Capricórnio) irá quadrar os Nodos de forma exata, a 29 graus, acionando também o Eclipse Solar ocorrido em no dia 19 de abril deste ano.

Se este eclipse de abril trouxe algum evento fatídico para sua vida, é possível que ocorra um desdobramento disso (lembrando que Plutão trabalha muito com eventos que fogem ao nosso controle, nos obrigando a olhar para aquilo que estava submerso nas sombras de nossa psiquê).

A Lua Nova Canceriana do dia 17 de julho, irá marcar este momento, pois virá de uma oposição exata com Plutão, criando uma grande cruz cardeal (todos os signos cardeais – que marcam inícios – estarão sendo ativados).

É um momento bastante potente de mudanças que podem mexer com nossas vidas íntimas (Câncer) trabalho e carreira (Capricórnio), individualidade, e decisões mais voltadas pro ‘eu’ (Áries) e nossas relações/casamentos/parcerias (Libra).

Neste fogo cruzado, precisaremos encontrar algum equilíbrio, sendo capazes de gerenciar estas múltiplas motivações de nossas vidas. Talvez alguma se sobressaia, exigindo de nós mais atenção, em detrimento de outra, e aí o que vale é o discernimento de eleger sabiamente o que será contemplado.

Vênus, que rege, a partir de julho, o Nodo Sul em Libra, irá entrar em movimento retrógrado dia 22 de julho e podemos atravessar crises em nossas relações, ou reavaliações sobre parcerias do passado.

Em Leão, Vênus retrogradando nos convida a um mergulho mais profundo sobre nossos valores – quais são reflexos narcísicos e desiquilibrados pelas dores de nossa criança ferida (sombras leoninas) e como podemos fomentar nossa autoestima a partir de um autoamor mais saudável, que passe pela generosidade verdadeira (virtudes leoninas).

Julho, portanto, vem com força de eclipses, porque marca a mudança dos Nodos e aciona o eclipse em Áries de abril. É um momento de aglutinar saberes e aprendizados, evitando com maestria cair em velhos padrões e armadilhas autossabotadoras. Praticar o que se aprendeu é a melhor forma de honrar os percalços por ter se equivocado. E em julho teremos a chance de provar a nossa sabedoria.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment