Jardim Aroeira realiza campanha de financiamento coletivo para assegurar a continuidade da escola
A comunidade escolar do Jardim Aroeira lançou esta semana uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de arrecadar fundos que assegurem a continuidade da escola neste ano de 2024.
O Jardim Aroeira é uma escola de educação infantil localizada num sítio urbano em Olinda (PE), cujo projeto educativo é antirracista e baseia-se na Pedagogia Waldorf e na Capoeira Angola, evidenciando o brincar livre e a relação saudável com a natureza.
“Com uma forte proposta social e uma política de concessão de bolsas de estudo para famílias mais vulneráveis do entorno escolar, o Jardim Aroeira enfrenta o desafio significativo de salvar suas finanças para continuar oferecendo oportunidades educacionais para crianças na primeira infância. Cada contribuição é fundamental para mantermos o Jardim Aroeira aberto em 2024, garantindo uma educação fraterna e libertária para crianças no Nordeste do Brasil”, informa Rosa Maria, fundadora, professora e gestora do Jardim Aroeira.
A abordagem pedagógica da escola está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBS) 11.645 e 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
“No Brasil, 53% da população é negra. Contudo, na Pedagogia Waldorf e nas escolas Waldorf, observamos uma realidade diferente sendo refletida. Essa proporção não é representada na pedagogia devido ao grande abismo social no Brasil”, ressalta Rosa.
Além da proposta antirracista, no Jardim Aroeira cada membro é co-responsável pelo bom funcionamento da escola, seguindo um modelo de gestão horizontal, sem fins lucrativos. A escola é gerida e administrada pelas famílias e professoras através dos GTs (grupos de trabalho).
Com o apoio dos recursos arrecadados no financiamento coletivo, teremos a oportunidade de assegurar continuidade da escola até dezembro de 2024, respirar e desenvolver novas estratégias para sustentar e expandir o nosso projeto educativo em 2025 e nos anos seguintes.
Para colaborar, clique neste link: https://benfeitoria.com/projeto/salvearoeira