[CHAMO ESTRELA] Ano Novo Astrológico é regido por Saturno, indicando que é ‘hora da colheita’!
| Por Ana Ghandra* |
E a Terra, nosso planeta azul, continua a girar, incessante, perene, cíclica…
Na roda das estações, a Astrologia Tropical – que toma como referência os equinócios e solstícios para demarcar os signos – interpreta o equinócio do dia 20 de março, com o Sol a 0 grau de Áries, como o início do Ano Novo Astrológico.
O momento exato em que isso ocorre gera um mapa e, a partir dele, avaliamos a posição dos planetas, seus diálogos e interferências, para se ter uma ideia do que está compondo este ano que se apresenta.
Desta vez, temos o Sol saindo de uma conjunção com Netuno em Peixes (que fora exata dia 17 de março) e se aproximando de um sextil com Plutão a 1 grau de Aquário.
Aqui temos um Sol vitalizado pelo futurismo visionário de Aquário, estimulando mudanças, liberações e uma nova forma de ver e estar no mundo, as relações, o que queremos para nossas vidas.
Este sextil de Sol com Plutão é um aspecto regenerativo – um ótimo indício para quem busca recuperação de alguma doença/trauma/desafios – que potencializa ações mais autônomas (Áries) e libertárias (Aquário).
Podemos também iniciar (Áries) novas e poderosas amizades e/ou relações com coletivos (Aquário), que se mostrarão relevantes em nosso processo de escrever um novo capítulo em nossas vidas.
Marte, por ser regente de Áries, possui grande prerrogativa de como estarão nossas ações e vontades e, neste mapa, ele se encontra a 27 graus de Aquário, saindo de uma quadratura com Urano e finalizando seu ciclo no signo das amizades, grupos, coletividades.
Como Marte simboliza cortes, guerras, disputas, alguns podem viver tensões no campo das amizades, outros podem estar com uma ânsia por liberdade que os fazem agir de forma errática, sem pesar com cautela as consequências de seus atos. Este posicionamento traz perigo de acidentes, choques elétricos e crimes cibernéticos (temas de Marte em Aquário em quadratura a Urano).
No lado mais reluzente deste aspecto, acessamos o ímpeto (Marte) de agir de forma mais livre (Aquário) buscando pessoas que pensem mais parecido conosco, que tenham ideais semelhantes e, deste encontro, formular projetos juntos, bem na máxima ”a união faz a força”.
Mercúrio, o planeta mensageiro, estará em Áries, bem próximo a Quíron e ao Nodo Norte, todos no signo do guerreiro. As palavras (Mercúrio) podem curar ou ferir (Quíron), ao mesmo tempo que precisaremos falar de nossas dores (Mercúrio conjunto a Quíron) se quisermos assumir nossa direção (Nodo Norte).
Mercúrio em Áries é o mensageiro veloz, que entrega a informação de maneira rápida, sem filtros, e nisso rasga o ouvido do receptor. Em sua sombra, fala de uma língua afiada, que gera conflitos através do verbo e pode dizer verdades por impulso, no calor do momento.
Verdades dolorosas podem ser descobertas neste ano (traições/doenças que estavam veladas) e será exigido de nós frieza e objetividade (Marte em Aquário) para lidar com os desdobramentos destas revelações. Este aspecto fala também de descobertas no campo da ciência da cura, inícios de novas formas de tratamento para algumas doenças.
Lembrando que este ano novo astrológico ocorre numa fase crescente da Lua, próxima a um Eclipse Lunar, o que traz mais intensidade para este próximo ciclo.
E por falar da Lua, neste mapa ela se encontra no dramático signo de Leão, saindo de uma oposição exata a Plutão em Aquário, mostrando que nossas emoções (Lua) receberão o chacoalhão transformador de Plutão, que espreme o ego leonino para além de sua vontade, pedindo mais autenticidade e menos teatro emocional.
Leão é o signo regido pelo Sol e tem como sua grande marca o magnetismo, que o coloca sempre no centro das atenções. Porém, agora esta luz solar brilhante atravessa o crivo plutoniano, que exigirá um olhar honesto sobre a vaidade narcísica leonina, o que não é pouca coisa.
Teremos que nos examinar com honestidade cirúrgica para avaliar até que ponto agimos pelo real bem do outro ou se estamos apenas em busca de likes e/ou sair bem na foto. O egoísmo leonino também está na berlinda, pois Plutão em Aquário impõe sua agenda de mais altruísmo.
Temas como aborto, maternidade compulsória, mães arrependidas também estarão na paleta desta Lua leonina (Leão tem conexão com crianças) oposta a Plutão, que expõe sombras/tabus (Plutão) do feminino (Lua) em relação à liberdade, sacrifícios, vontade de viver seu próprio desejo, no entanto enfrentando o medo de ser julgada ou de pagar um alto preço por esta escolha.
Como a Lua fala de mulheres, poderemos ver, durante este ano astrológico, alguma mulher poderosa, sob os holofotes (Lua em Leão) passando por alguma transformação inesperada (Plutão em Aquário).
Vênus, que também é um símbolo do feminino, está no doce signo de Peixes, onde a Vênus fica exaltada e pode expressar suas qualidades de amor, em sua forma mais elevada. Entretanto, esta Vênus se aproxima de uma conjunção com Saturno, o fiscal exigente da realidade (exata dia 22).
Saturno impõe limites incisivos às expectativas mágicas e muito idealizadas desta Vênus pisciana e a coloca frente a frente com aquilo que realmente é de verdade, não deixando a Vênus alimentar ilusões referentes ao amor e aos relacionamentos.
Esta barreira de Saturno sobre a Vênus pode indicar términos de relacionamentos, decepções, sensação de solidão, obstáculos intransponíveis, que impedem uma relação de se concretizar, mas também pode simbolizar o momento em que uma relação (Vênus) toma sua forma mais séria (Saturno). Ou vai ou racha.
É um ano em que relações frágeis, com fundações ilusórias, podem sucumbir e aquelas que tiverem firmeza ao atravessar os obstáculos ficarão mais sólidas e unidas. Quem está solteiro pode sentir muita solidão ou uma certa nostalgia em relação a um amor platônico idealizado.
Saturno nos empurra para um choque de realidade, o que pode ser bastante doloroso, se não estivermos disponíveis para ver aquilo que contradiz nossas idealizações mais caras.
Em relação às finanças, Saturno próximo a Vênus pede cautela em investimentos muito atrativos, que prometem lucros rápidos. Estes podem se revelar em grandes decepções. Atenção ao emprestar ou pegar dinheiro emprestado, há grandes chances de não conseguir honrar com os compromissos. A caridade (tema pisciano) também pode se apresentar, como forma de estender a abundância àqueles que mais precisam, sem esperar nada em troca.
Este é um ano de cura e transformação (simbolizado por Quíron e Plutão fortes no mapa), porém será necessário estarmos firmes para atravessar as turbulências que podem ocorrer (ano regido por Saturno). Ilusões irão ruir, vícios e mentiras serão expostos (Saturno em Peixes), ao mesmo tempo que sonhos podem se concretizar após muito trabalho e dedicação. Quem estiver disponível para fomentar a realidade em bases sólidas terá motivos para celebrar.
* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.
* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra