Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CHAMO ESTRELA] Sol conjunto a Plutão em Capricórnio: o fim de uma Era

Imagem criada por Inteligência Artificial

Por Ana Ghandra* |

O ano 2024 já iniciou nos espremendo…o brutal assassinato de Julieta, em tudo que ela representa por ser mulher, palhaça, cicloviajante, livre…apunhalou nossa esperança já machucada e teimosamente resiliente, e me pergunto perplexa: para onde vamos assim?

Nesta semana, mais exato dia 20 de janeiro de 2024, teremos a última conjunção do Sol com Plutão, no signo de Capricórnio, aos 29 graus e 59 minutos. É a ‘rapa do tacho’ (como diria minha vó), é a última chamada, é o golpe final, é o tocar das trombetas.

Capricórnio representa tudo que possui duração ao longo do tempo, por isso sua conexão com aquilo que requer disciplina e dedicação para ser construído. Capricórnio rege dente, osso, estruturas, pilares, grandes corporações, carreira, imagem pública, política.

Plutão é o último planeta do Sistema Solar (continuo a considerá-lo planeta) e na astrologia seu simbolismo está atrelado ao que reside sob a superfície, escondido, por isso sua conexão com Hades (senhor do submundo na mitologia grega).

Plutão nos fala da morte (simbólica ou literal) de tudo que desejamos muito e desta forma acabamos por alimentar algum tipo de obsessão que não nos permite soltar. E é este o trabalho de Plutão: ele nos exige a perder o ‘nosso tesouro’ para só depois alcançar o que ele tem para nos dar.

Este processo de luto, que Plutão nos submete, pode ser intensamente doloroso. Sua paleta acopla camadas de traição, abuso, jogos de poder, manipulação, controle… dá pra sentir que não é fácil nem simples atravessar o deserto de Plutão. Mas te digo por experiência própria: quem sobrevive a um trânsito plutoniano sai mais forte e muito mais poderoso (um poder próximo à autenticidade e não mais do ego).

Claro que nem todos vão experienciar um trânsito de Plutão da mesma forma. Pessoas que possuem Plutão forte em suas cartas, como também planetas no signo de Escorpião, podem vivenciar de forma mais aguda estes trânsitos.

Neste momento, temos o Sol em Capricórnio iluminando Plutão em seus últimos graus, trazendo à tona alguma crise aguda ou uma constatação inegável de que algo ou alguém muito valioso para nós já não é mais, e isso é irreversível.

Pode ser um casamento de muitos anos que chega a uma separação, uma amizade de longa data que se deteriorou, uma carreira em uma empresa que se desmembrou, um câncer que exige uma transformação estrutural, uma sensação de fracasso perante às exigências da sociedade, a erosão de um pilar em sua vida.

Em todos estes exemplos, há algo em comum: a sensação de que somos pequenos perante a força da vida, e muito vezes esta nos atravessa de tal forma que nos leva a caminhos tortuosos. E nós, em nossa egóica e hedonista forma de querer sempre o bom e gostoso, relutamos e pagamos todos os preços para não ter que enfrentar estes demônios.

É assim que adentramos na aula do maestro Plutão. A lição é obrigatória, você terá que elaborar a dor de perder algo ao qual você tinha bastante apreço, muitas vezes com um gosto amargo de se sentir roubado ou traído. Por isso é importante ter ferramentas terapêuticas para trilhar esta jornada, da forma menos sofrida possível.

Plutão entrou em Capricórnio em 2008, portanto são 16 anos de estudo que agora chega a seu ponto final. O que aprendemos desde então? Plutão em Capricórnio balançou estruturas geológicas e vimos questões sobre as atividades de mineração serem questionadas em sua ética e forma de execução.

Muitas pessoas transformaram (Plutão) suas carreiras (Capricórnio), mas também vimos os podres poderes das grandes corporações. Nossas metas e ambições (Capricórnio) podem ter sofrido grandes desmoronamentos (Plutão) e precisamos reavaliar o real valor do sucesso.

E finalizando este capítulo capricorniano, Plutão nos leva a sua nova empreitada: expor as sombras de Aquário (e também de Leão, seu signo complementar) e empoderar o que este signo fixo do ar tem de autenticidade e veracidade.

Tudo relacionado a Aquário (povo, coletividade, amizades, internet, tecnologia, liberdade, causas sociais/humanitárias, temas visionários e futuristas) será mexido e transformado por Plutão.

Em um primeiro momento, Plutão expõe a podridão que estava escondida sob uma capa manipuladora e traz à tona de uma forma que é impossível negar. Depois ele vai nos empoderando para que a verdadeira face possa ser assimilada e respeitada.

Podemos esperar que tudo relacionado à inteligência artificial irá se desenvolver de forma intensa, e ao mesmo tempo seus efeitos perversos irão nos pressionar para gerenciarmos isso de uma maneira mais ética e responsável.

As questões sociais como desigualdade, concentração de renda, elites, privilégios também irão ser intensificadas. Como Plutão em Aquário faz uma oposição a Leão (que simboliza realeza, elite, vips), nestes próximos 20 anos podemos vivenciar uma transformação no que se refere a reequilibrar estas forças, dando mais poder ao povo (Aquário) do que a um seleto grupo de pessoas (Leão).

Quem tem planetas ou pontos importantes do mapa nos primeiros graus de Leão e Aquário serão os primeiros a sentirem esta força atômica de Plutão. Os aquarianos podem sentir um ímpeto maior para alcançar suas metas libertárias em algum campo da vida, enquanto os leoninos precisarão abrir mão do orgulho e do ego para estar junto com outras pessoas, pensando mais de forma coletiva. A vaidade e arrogância leonina serão postas à prova, de forma impiedosa.

Com Plutão não tem escapatória, ele trabalha assim, e desta forma ele nos mostra sua força e nos humilha para que encontremos, dentro de nós, o tesouro escondido.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment