[ENTREVISTA] A terapeuta Ana Paula Barros, condutora do Reiki Solidário no Gerar, conta sobre os benefícios do Reiki
O Espaço Gerar – Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar, localizado no bairro do Poço da Panela, no Recife, está oferecendo sessões de Reiki Solidário, nas quintas-feiras, das 10h às 12h. Convidamos a reikiana Ana Paula Barros, que conduz o Reiki Solidário no Gerar, para uma conversa sobre a sua caminhada como reikiana.
Como você conheceu o Reiki?
No ano de 2012 através do Reiki Solidário que o Gerar oferecia na época. A mestre em Reiki Fátima Nunes era a responsável, e fui acolhida com carinho, desde o primeiro contato.
O que te encantou ao conhecer esta técnica terapêutica?
A simplicidade da técnica, a beleza da energia amorosa que fluía das mãos do reikiano para o meu corpo. Essa energia de cura harmonizava minha mente inquieta, tranquilizava as minhas emoções, aliviava as tensões físicas que sentia, e pude sentir o verdadeiro equilíbrio entre a mente, o corpo e as emoções, que estavam desalinhados do centro do meu Ser.
Como foi a sua formação? Há quanto tempo você atua como reikiana? Conta um pouco da tua caminhada!
A minha formação/sintonização iniciou no ano de 2013 no Espaço Gerar, através do curso de Reiki Usui Tibetano nível I que a mestre em Reiki Fátima Nunes ofereceu. Foi um dia especial! Ser sintonizada no sistema de cura natural do Reiki foi ser despertada, alinhada, para o poder de cura que está disponível no universo, e que sempre esteve em mim, mas eu não tinha essa consciência.
Fui convidada por Fátima Nunes, amada mestra em Reiki e amiga, para participar do Reiki Solidário como reikiana, aplicando Reiki. No final do ano de 2013 fui sintonizada no nível 2 do Reiki, através de outro curso. E durante dois anos fiz parte da equipe de reikianos do Gerar. Foram momentos de muitos aprendizados e a energia de cura do Reiki passou a ser cada vez mais presente na minha vida.
Em 2015, acontece a minha formação/sintonização no Mestrado do Reiki. Foram dias de alegria e expansão, na antiga casa onde o Gerar funcionava. Mais uma vez, a amiga e mestra Fátima Nunes conduziu a formação/sintonização com delicadeza e amorosidade. Guardo em meu coração muitos momentos preciosos, onde o Gerar foi o útero que gerou em mim a mestra em Reiki de hoje.
E, após 10 anos aplicando o Reiki, sinto cada vez mais o chamado para o tornar mais acessível, através do Reiki Solidário, que estou realizando semanalmente no Gerar. Além das sessões de Reiki Solidário, também ofereço atendimentos com hora marcada, utilizando o Reiki em harmonia com a Terapia Floral.
Como acontece o atendimento com o Reiki?
No primeiro atendimento realizo uma conversa com a pessoa, explico o que é o Reiki, como funciona a terapia com as aplicações da energia reikiana de cura, como acontece a aplicação e o tempo de duração. Também faço uma anamnese para conhecer a causa que motivou a pessoa a procurar a aplicação do Reiki.
A partir do segundo atendimento as sessões possuem uma parte de diálogo e outra com a aplicação de Reiki. Os atendimentos são singulares; dependendo da necessidade de cada pessoa, eles podem ser diários, semanais, quinzenais ou mensais.
Quais pessoas podem receber o atendimento?
Todos podem receber o Reiki, o Reiki é uma forma de terapia energética universal.
Como o Reiki pode beneficiar as pessoas que o recebem?
A energia de cura do Reiki atua no corpo físico, mental, emocional e espiritual. Assim, o Reiki ajuda nos processos de cura do adoecimento físico, energizando as células, aumentando a imunidade e revitalizando o corpo. Proporciona clareza, tranquilidade e equilíbrio tanto mental quanto emocional para aquelas pessoas que passam por algum desequilíbrio. Quanto mais a pessoa encontra a sua harmonia interna, maior será o despertar para sua união com o Divino que há dentro de si. É um despertar para si mesmo, pois Reiki é, também, autoconhecimento e autodesenvolvimento.
É possível aplicar o Reiki em animais, plantas, objetos?
Sim, é possível aplicar o Reiki em animais, plantas, comida, casa… A aplicação do Reiki acontece com a imposição das mãos. É repousar as mãos numa determinada área e deixar fluir. Não há esforço, é natural. E não existe um tempo determinado. O benefício da aplicação do Reiki ocorre diante da necessidade apresentada. Um animal que sente dores têm as dores atenuadas. A comida desvitalizada, ou seja, sem energia vital, é vitalizada. Um ambiente ou objeto que recebe a energia do Reiki tem sua atmosfera renovada, purificada.
Nesta ano de 2023, o Gerar voltou a oferecer o Reiki Solidário. Como participar?
Todas as quintas-feiras, das 10h às 12h, realizo o atendimento com valor social, visando possibilitar que mais pessoas possam se beneficiar com o Reiki. Para participar, é preciso agendar antecipadamente através do WhatsApp (contato abaixo).
No Reiki Solidário também envio Reiki à distância para aquelas pessoas que não podem comparecer presencialmente. Para isso é necessário apenas me enviar o nome e a data de nascimento da pessoa que receberá o Reiki. No horário combinado, a pessoa deita-se, coloca-se receptiva e, onde estiver, recebe a energia Reiki que será enviada.
SERVIÇO
Reiki Solidário no Espaço Gerar
Dia: Quintas-feiras
Horário: 10h às 12h
Local: GERAR ARTETERAPIA E BEM-ESTAR – Rua Luiz Guimarães, 253, Poço da Panela, Recife/PE. Telefone/WhatsApp: (81) 99760.6383
(Mapa com a localização: https://maps.app.goo.gl/kZCHrg1TKRm8Qhmv9)
Contribuição: R$ 40,00
Agendamentos: (81) 98705 1183 (WhatsApp)