Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CHAMO ESTRELA] Plutão em Aquário – o futuro em crise

Por Ana Ghandra* |

O mês de fevereiro chega balançando nossas seguranças e nos mostrando o que está por vir…é um mês para se tomar nota, avaliar o novo que nos bate à porta e ter firmeza para encarar o que será trazido à superfície. Em alguns casos, poderemos ficar consideravelmente chocados com o que será exposto.

Plutão fez uma breve passagem por Aquário, durante final de março até início de junho, em 2023. Porém, agora temos este planeta – que evoca crises, transformações, mortes (simbólicas ou literais) – fazendo três poderosas conjunções a 0 grau com Mercúrio (dia 5), Marte (dia 14) e Vênus (dia 16), todas agora em fevereiro.

A conjunção é um aspecto que potencializa a força dos planetas envolvidos (para o bem ou para o mal). Aqui neste caso, o fato dessas conjunções ocorrerem todas a 0 grau, visto que Plutão acaba de ingressar em um novo território, teremos importantes pistas sobre quais assuntos estarão no foco de Plutão, neste primeiro momento, tanto em nossas vidas pessoais como coletivas (Plutão está em Aquário, signo que se refere a grupos, amigos, o povo).

Plutão trabalha em nós através das crises. Ele expõe o que estava escondido, escancara sombras e nos exige coragem de atravessar terrenos hostis, testando nossa capacidade de renascer.

Sua paleta abrange abusos, corrupção, assuntos tabus, sexualidade, obsessões, ciúmes, controle, poder, manipulação, mas também cura, transmutação, sair mais forte depois de uma purga, renascimento.

É dessa forma que ele exige mudanças e nos impede de fugir de suas árduas tarefas; porém nos presenteia com sua capacidade de alquimizar toda mazela em força a fim de ultrapassar desafios.

A primeira conjunção ocorreu no dia 05/02, quando Mercúrio (o planeta mensageiro) encontrou o Senhor do submundo (Plutão). As notícias nos chegam de forma inesperada e podemos ter insights poderosos sobre o que está por vir. Podem ser ideias geniais (Aquário é conhecido por sua mente visionária), podem ser mensagens impactantes (Plutão com Mercúrio é o detetive que desvenda o mistério).

De qualquer maneira, a mente pode nos servir para forjar o caminho que devemos seguir, pois temos indícios do futuro. Contudo, podemos não gostar nem um pouco do que se apresenta, podemos acessar medos e receios, e aqui reside o material de transmutação que Plutão nos oferece, quase sempre, sem a gente pedir.

Como Mercúrio fala da mente e Plutão de crises, a mente pode estar sobrecarregada de pensamentos e, neste turbilhão de demandas cerebrais, podemos nos sentir extremamente ansiosos, obsessivos, pessimistas e sombrios.

O futuro (Aquário) está em cheque em nossa humanidade. Aquecimento global, guerras, desigualdade, capitalismo brutal, Inteligência Artificial acabando com milhões de empregos, e temos dificuldade em vislumbrar um desfecho feliz. Porém nunca fora tão urgente termos “ideias para adiar o fim do mundo”.

Lembrando que Aquário também nos fala das revoluções, de novas formas de pensar o mundo, nosso impacto no planeta, pensando em gestões coletivas, mais humanitárias e horizontais.

A outra conjunção que Plutão irá realizar será no dia 14/02 (quarta-feira de cinzas) com Marte (planeta da ação e da vontade, mas também da guerra). Esta posição explosiva pode gerar gatilhos para atitudes violentas, crises ou ações que precisam ser tomadas, para além da nossa vontade.

Podemos nos sentir aprisionados de alguma forma e desta sensação brotar uma necessidade urgente de quebrar as correntes. Isso pode se desdobrar de inúmeras maneiras, independente de como seja, com Plutão na jogada nada é indolor, muito menos simples.

Na sombra deste aspecto há possibilidades de rompimentos, acidentes, cortes, brigas, agressões, explosões. Em sua versão mais luminosa, trata-se de um grito de liberdade.

E, por fim, temos Vênus (planeta que nos remete às relações, finanças e afins) se encontrando com Plutão, marcando um início sobre novas formas de se vincular. A Vênus em Aquário preza pela liberdade, pelas relações com os grupos, pelas amizades, por seus ideais.

Com Plutão a seu lado, esta Vênus passa por um difícil teste de lealdade. Choques entre amores e amizades podem acontecer, além de ciúmes e formas de controle sobre quem você pode ou não se relacionar.

Relações abusivas ficam expostas com Vênus conjunta a Plutão de maneira tal que impele a uma transformação. Qualquer tipo de comportamento muito egoísta, demandoso de atenção a todo momento, pode sofrer com este posicionamento, que expõe carências. As amizades também estarão sob o crivo sombrio de Plutão. Quem é seu amigo de verdade? Em quem você realmente pode confiar?

E por fim, como se não bastasse tamanha intensidade, no dia 19 de fevereiro, ainda teremos Quíron (asteróide que simboliza a ferida e a cura) fazendo uma conjunção com o Nodo Norte em Áries, no grau 16 deste que é o primeiro signo do zodíaco. Qualquer conjunção ao Nodo Norte marca um início que se desdobra durante muitos anos.

Quíron, em seu mito, vivencia uma jornada de cura, em relação a sentimentos dolorosos como exclusão, rejeição, vergonha e inadequação. Ao se mover em prol de sua cura, Quíron, em sua caminhada, conhece pessoas e lugares com quem aprende inúmeras lições. E desta imersão Quíron desenvolve poderes curativos e passa a curar outras pessoas, porém ele próprio não consegue se curar.

Em Áries, a ferida de Quíron se expressa através da agressividade, individualismo, competição, territorialismo e impulsividade (sombras arianas). A cura nos pede que caminhemos em direção às virtudes arianas de autonomia, ser quem se é, coragem para agir, capacidade de confiar em si e honrar a própria existência.

Teremos um poderoso Eclipse Solar, no dia 8 de abril, onde esses temas de Quíron estarão no centro de nossas vidas. 2024 é um ano de cura, porém antes da cura é preciso reconhecer a doença.

Plutão nos convida a este profundo estudo sobre a psique humana, revelando a pérola perdida na sujeira. Quíron nos coloca na estrada, a trilhar um novo caminho, para adquirir sabedoria e humildade nesta aventura emocionante e por tantas vezes tortuosa que é viver.

O futuro se mostra temeroso, porém nós não temos outro caminho, outro planeta. Nestes próximos 20 anos, enquanto Plutão transitar por Aquário, veremos o quão importante é a união, se realmente quisermos mudar o que está estabelecido em nossa existência aqui.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment