Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CANTO DE LU] Viva a mestra Myrtha!

https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22319
Myrtha Magalhães de Carvalho [Foto: www.repositorio.ufpe.br]
| Por Lu Rabelo* |

Soube que a mestra Myrtha Magalhães de Carvalho comemora 90 anos no próximo dia 11 de março. Neste momento, no qual estou cursando uma licenciatura em Letras e estagiando na Educação Básica na Escola Waldorf Rural Turmalina, lembrar de Myrtha fortalece esta minha escolha de atuar nas bases da sociedade, como educadora.

Ouvi falar na Escola Parque do Recife quando tive a graça de estudar a 3ª e a 4ª séries primárias na Escola Nova do Recife, no começo dos anos 80. Isto porque os campeonatos esportivos dos estudantes da Escola Nova ocorriam com os estudantes da Escola Parque.

Muitos anos depois, matriculei Lua, minha primeira filha, na Escola Parque. Foi então que conheci Myrtha, diretora da escola. A lembrança mais marcante que tenho desta mestra foi quando eu andava aperreada porque Lua, já no segundo grau (atual Ensino Médio), só queria saber de desenhar. Após uma reunião na escola, pedi para conversar com Myrtha sobre a situação. Mostrei a ela livros e cadernos de Lua, onde só havia desenhos, nada escrito. Disse a ela que estava preocupada. Ela segurou as minhas mãos, olhou bem nos meus olhos e disse: – Deixa a menina desenhaaar!
Saí de lá com a alma aliviada. Lua hoje é uma exímia ilustradora, sendo a ilustração o seu principal ofício.

Assim que pude, matriculei meu caçula, Ravi, na Parque. Lembro que, por aqueles anos – após o golpe que sofremos com a deposição injusta e irresponsável da nossa presidenta Dilma, e com a aproximação da fatídica eleição presidencial de 2018 – ver a diretora da escola de meus filhos se posicionando com firmeza junto à esquerda, me fortalecia e me trazia esperança. O carro dela era o mais adesivado de vermelho daquela zona sul.

Confesso que gostaria muito de ter tido a oportunidade de tê-la como professora de Português. Mas uma educadora em essência educa não só na sala de aula, como também no olhar, no existir. E isto eu e meus filhos tivemos a graça de vivenciar.

Gratidão, mestra! Você é uma de minhas grandes inspirações! Viva a tua existência!

* Lu Rabelo é cantadeira, arteterapeuta, herbalista, jornalista e guardiã do Portal Flores no Ar

Leave a comment