Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [O SER EM SINTONIA] O Caminho do Mestre: A Jornada de Iluminação no Mestrado em Reiki

[O SER EM SINTONIA] O Caminho do Mestre: A Jornada de Iluminação no Mestrado em Reiki

Por Roberta Machado* |

Na tumultuada Tóquio do início do século XX, Mikao Usui embarcou em uma busca por significado que o levou a uma variedade de profissões até encontrar seu caminho no Monte Kurama, em Quioto. Sua jornada, marcada por experiências diversas, culminou numa noite reveladora no vigésimo primeiro dia de prática meditativa. Usui compreendeu que “Tudo no Universo possui Reiki, sem exceção alguma.”

Unindo essa percepção à sua filosofia de vida fundamentada em cinco princípios, Mestre Usui deu origem ao “Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho” – o Método de Tratamento pela Energia Vital do Universo de Usui. Esta prática, que conhecemos como Reiki, visa a melhoria contínua do corpo e da mente. A essência do ensinamento está encapsulada na palavra japonesa “Kaizen”, que significa “melhoria contínua”.

Em abriu de 1922, criou a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryohio Gakai, formando 16 mestres, dentre eles Dr. Chujiro Hayashi, almirante da Marinha Japonesa, quem sistematizou as posições do Reiki como a conhecemos hoje. Usui acreditava que o treino dedicado conduz à unificação com o Universo, transformando palavras e ações em algo que flui sem esforço, em sintonia com o absoluto ilimitado.

Usui partiu para o mundo espiritual em 9 de março de 1926, em Fukuyama. O seu método foi difundido de forma seleta no Japão, só chegando ao Ocidente através de uma havaiana chamada Hawayo Takata (1900-1980), que foi curada de um câncer na clínica de Reiki do Dr. Chujiro Hayashi e posteriormente foi iniciada por ele no método. Voltando para sua terra natal, Takata passou a ensinar e divulgar o Reiki no Ocidente (1938).

No Instituto Dois Sóis Reiki, inspirados pelo caminho de iluminação de Mikao Usui, os mestrandos são escolhidos entre alunos que demonstram muito amor pela humanidade. Durante dois anos, participam de todos os cursos de Reiki, recebendo iniciações nos níveis 4 e 5. Esse período intensivo visa não apenas transmitir conhecimento, mas cultivar a espiritualidade e o comprometimento com a melhoria contínua.

“A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida importadora e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa própria”, afirmava Mestre Usui. Hoje, o Reiki é reconhecido como terapia complementar, integrando-se em hospitais e instituições de saúde. No entanto, a responsabilidade e adaptação são cruciais, pois, como alertava Usui, a verdadeira cura é uma experiência individual, e o papel do praticante é ser um facilitador para o bem-estar. A jornada do mestrado de dois anos busca não apenas formar mestres de Reiki, mas promover a coerência com a vida e o espírito de melhoria contínua.

Gostaria de se aprofundar mais sobre o tema? Participe dos cursos oferecidos pelo Instituto Dois Sóis Reiki e permita-nos auxiliá-lo(a) na busca pela expansão de consciência e pelo equilíbrio físico, emocional e energético. Estamos à disposição para guiá-lo (a) nessa jornada de bem-estar. Acesse nosso Instagram  @doissoisreiki  e fique por dentro de nossa agenda de cursos. Inscreva-se, também, no nosso canal do YouTube – O Ser em Sintonia.

* Roberta Machado é mestra em Reiki e integrante do Instituto Dois Sóis Reiki.

VEJA TAMBÉM!

[O SER EM SINTONIA] O Caminho Espiritual do Reiki: uma Jornada de Despertar

Leave a comment