Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [MENINA MADURA] ‘No Poo’ – dando adeus ao xampu e às substâncias que agridem o cabelo

[MENINA MADURA] ‘No Poo’ – dando adeus ao xampu e às substâncias que agridem o cabelo

babosa nos cabelos

Por Menina Madura

Há algum tempo venho refletindo sobre os malefícios causados pelos cosméticos industrializados. Parei de usar desodorante já faz uns cinco anos (uso óleos essenciais)  e há alguns dias parei também com a pasta de dentes (ver receita caseira que estou experimentando).

Há cerca de um mês, conversando com amigas, elas me disseram que lavam o cabelo com xampu apenas uma vez por semana. Achei isso bem esquisito, porque eu lavava dia sim, dia não, e quando passava dois dias sem lavar já ficava agoniada. Elas me disseram que era tranquilo e que às vezes ao invés de xampu lavavam com condicionador. Achei estranhíssimo.

Mas como eu tava querendo minimizar os danos dos produtos químicos no meu corpo e no meio ambiente resolvi pesquisar. E encontrei o movimento No Poo (não shampoo) e Low Poo (poucoshampoo). Originalmente no No Poo os adeptos não utilizavam nenhum tipo de cosmético para limpar o cabelo, e sim produtos naturais como bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Para hidratar, eram usados apenas óleos vegetais.

Resumindo, pelo que entendi, quem adere ao No Poo, não usa xampus. E quem segue o Low Poo reduz o uso de xampus, usando apenas os que não contêm sulfatos em suas fórmulas. Geralmente quem faz o No Poo lava os cabelos com produtos naturais ou apenas com condicionador sem silicone e sem derivados de petróleo (técnica chamada de co-wash). (neste vídeo tem mais explicações!)

Pelo que li, os sulfatos são detergentes muito agressivos que retiram a oleosidade natural do couro cabeludo e poluem demais as águas. O mais utilizado é o Lauril Sulfato de Sódio (SLS), responsável por fazer espuma e retirar as gorduras. O mais grave disso tudo é que é um componente prejudicial à saúde (pessoal e ambiental), mas permitido pelos órgãos de saúde ($$$$). Há estudos que associam o uso dos sulfatos a desequilíbrios hormonais e alergias, além de serem carcinogênicos (aquihttp://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/11/surfactantes-e-sulfatos-ruim-para-os.html tem mais informações).

Mas mesmo os xampus que não contêm sulfatos, têm outras substâncias ‘do mal’. Geralmente os ‘sulfato free’ substituem os sulfatos por outros surfactantes, considerados mais leves, como o Cocamidopropyl betaine, Lauryl glucoside, Sodium lauroyl. Ou seja, tem química que faz mal do mesmo jeito.

Quanto aos condicionadores, o que se diz é que quando contêm óleo mineral (parafinas, petrolatos…) – ou seja, a grande maioria – são prejudiciais ao fio, já que o óleo mineral não é absorvido e só consegue ser retirado com xampu (sulfato). O óleo mineral forma uma camada nos fios, impedindo-os, por exemplo, de absorver nutriente. Aí vem o xampu pra retirá-lo, ressecando o cabelo. E aí se passa o condicionador para ‘reidratá-lo’. E o círculo vicioso continua… Ao contrário dos óleos vegetais (ricos em vitaminas, ácidos graxos, agentes antioxidantes), os óleos minerais não tratam o cabelo, atuando mais como uma ‘maquiagem’ para os fios. (Saiba mais sobre os óleos minerais aqui).

Em relação aos silicones, o No e o Low Poo admitem o uso de silicones solúveis (sem petrolato na composição) (Mais info aqui)

Uma coisa que já discordo nas técnicas de No e Low Poo, tal qual estão sendo utilizadas atualmente, é que o uso de produtos com parabenos são liberados. Os parabenos são compostos químicos utilizados como conservantes. Algumas pesquisas apontam os parabenos como potenciais causadores de alergias cutâneas, envelhecimento precoce da pele, aumento da pré disposição ao câncer de pele e câncer de mama. (saiba mais neste link!)

Pois bem, há três semanas decidi parar de usar xampu e condicionador. Mas do jeito mais rootsmesmo, só utilizando produtos naturais, ou seja: bicarbonato de sódio, vinagre de maçã, babosa, óleos vegetais e óleos essenciais. Tenho que admitir que só está sendo mais fácil porque trabalho em casa e não tenho saído muito.

Pensei que o que iria mais me incomodar seria a falta do xampu. Mas não. Realmente o tal do bicarbonato limpa direitinho. Tenho usado bicarbonato com água duas vezes por semana. Às vezes após a lavagem com bicarbonato aplico uma mistura de vinagre de maçã, óleo essencial e água, sempre retirando depois. Outras vezes passo óleo de coco, após o banho. Já em outras, lavo com babosa (aloe vera).

Aproveitei a última Lua Crescente e dei uma aparadinha nas pontas, já que, enfim, decidi que vou deixar meu cabelo crescer novamente, após anos de transformações.

Tô sentindo falta mesmo é do condicionador. Vou me virando com os óleos vegetais, mas não tô curtindo tanto, pelo menos por enquanto. Sinto que é realmente uma fase de desintoxicação, depois de tantos anos usando produtos industrializados.

De toda forma, tenho pesquisado produtos mais naturais que eu possa vir a utilizar no futuro. Vejo a possibilidade de usar sabão em barra feito por mim mesma (tô aprendendo, depois eu conto) e, de repente, algum creme condicionador que não tenha óleo mineral, silicones, nem parabenos (na Multivegetal vi que existem alguns xampus e condicionadores menos tóxicos. E a Sementes de Gaia vende uns xampus em barra 100% naturais).

O que tô achando ótimo é que lavar o cabelo agora virou um verdadeiro ritual. Tenho massageado meu couro cabeludo, sentindo mais os fios, percebido mais essa parte do meu corpo.

Related Articles

Leave a comment