Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Sol em oposição a Saturno

| Por Haroldo Barros |

Crise entre o luminar do dia e o restritivo Saturno, indica a necessidade de tomada de consciência dos próprios limites.

Neste dia 15 de Junho de 2017, Sol e Saturno se colocam a cento e oitenta graus de distância angular, formando o que se chama em Astrologia de oposição. Um aspecto tenso e conflitivo.

Em Astrologia, o Sol representa a nossa consciência, a capacidade de iluminar, com a luz da nossa razão, os fenômenos da vida e, assim, aprender com eles, sejam erros, sejam acertos.

Já Saturno, chamado o mestre restritivo, é aquele que nos ensina pela restrição, estabelecendo dificuldades e obstáculos para que, vencendo-as, possamos edificar o nosso crescimento.

Esses dois astros são importantíssimos para a evolução do ser humano enquanto indivíduo, por nos oferecer duas significativas funções da alma: o Rei (Sol) e o Construtor (Saturno) dentro de nós.

Quando esses dois arquétipos se encontram alinhados, trabalhando de forma integrada, podemos aproveitar as melhores qualidades de ambos, que se reforçam e estimulam reciprocamente. E teremos, portanto, a possibilidade de usar melhor a consciência e a razão para edificarmos o que desejamos ou necessitamos.

Quando, porém, Saturno e Sol resolvem entrar em conflito, como agora, perdemos boa parte de nossas habilidades construtivas ou, o que é pior, perdemos a chance de edificar nossos potenciais.

Uma boa maneira de se dar o primeiro passo em busca de nossas potencialidades está em, inicialmente, conhecer (e reconhecer) os próprios limites. Atente para esse exercício, uma vez que a quadratura entre Sol e Saturno é um indicativo de excessos egóicos que podem ofuscar esse conhecimento.

Não permita que a frieza ou o formalismo castrem sua alegria, mas não deixe que um possível excesso de brilho e centralização lhe deixem com fama de “chato exibicionista”.

Procure, isso sim, dar o melhor de você em tudo aquilo que você fizer, até mesmo em função de que neste momento estará ocorrendo uma maior cobrança de suas responsabilidades, quanto à precisão e à perfeição.

Fique também atento a conflitos de poder e/ou com figuras de autoridade. Mas lembre-se: antes de acusar o seu chefe ou o seu pai (ou qualquer pessoa a quem você deva obediência e respeito) de intransigência e castração, lembre-se de que é sempre você o responsável pelos seus fracassos. E, de repente, essas pessoas se manifestam assim, em sua vida, apenas para expressar, exteriormente, aquilo que você ainda não dominou, interiormente.

Lembre-se do que dizia o velho ditado japonês: “A vida é uma pedra de amolar que vos desgasta ou vos afia, dependendo do metal de que sois feitos”.

Leave a comment