Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • Projeto de mudança da forma do Portal do Alto do Moura gera insatisfação

Projeto de mudança da forma do Portal do Alto do Moura gera insatisfação

portal atual alto do mouraO Alto do Moura, em Caruaru (PE), é um bairro ainda de natureza rural com vocação para o trabalho artesanal com o barro. Essa vocação deve-se a uma tradição que foi sendo construída ao longo do tempo, com enorme colaboração dos dois renomados mestres que figuram no portal do Alto do Moura: Vitalino e Galdino.

Mesmo depois de cinqüenta anos da morte de Vitalino, mestre pioneiro do artesanato figurativo em barro no local, a tradição que ele iniciou continua viva e pulsante, tanto no que diz respeito à reprodução do seu universo figurativo (das imagens que Vitalino criou), como também do seu modo de fazer, da sua técnica popular. Manoel Galdino, por sua vez, inovou nas imagens moldando no barro figuras misteriosas, quase míticas. A sua arte foi acompanhada pelas poesias que criava inspirado nos personagens de barro que brotavam da sua imaginação.

Já faz dezesseis anos da morte de “Seu Mané” (como costumava ser chamado) e Joel Galdino, seu filho, continua nos dias de hoje a produção de seu pai. Centenas e centenas de outros artesãos descendentes ou não desses mestres seguem diariamente fazendo a produção de cerâmica figurativa bastante significativa e singular do Alto do Moura, o que faz com que o artesanato em barro seja o pilar da economia local, provendo sustento para a maioria das famílias do bairro.

Além de homenagear os Mestres Vitalino e Galdino nos pilares, o portal da entrada do Alto do Moura traz também em sua coberta a forma da fachada da Casa Museu Mestre Vitalino, constituindo-se dessa forma como um monumento ao fazer artístico que marca a identidade cultural do lugar.

Portal-ALTO-PRTICO-FINAL-R001O projeto Revitalino, de autoria da prefeitura municipal, prevê a demolição do portal atual para a construção de um novo, que apresenta em sua projeção os pilares em forma de fornos estilizados, e em sua coberta um chapéu de sertanejo em aço. O projeto prevê também a exposição do nome do lugar em letras tridimensionais na lateral do respectivo pórtico, tendo como base de referência a entrada de Amsterdã na Holanda, Europa.

A proposta de mudança da forma do portal se apresenta distanciada do significado cultural local, quando propõe apagar as referências dos artistas populares que contribuíram e que ainda contribuem para a cultura da produção da cerâmica figurativa do Alto do Moura, que é de reconhecida importância artística nacional, mostrando sua força e beleza em pleno século XXI.

Compreendemos que a construção de um novo portal contendo ícones que não representam simbolicamente o lugar, deixa claro que não está se pensando o lugar pelo viés de políticas publicas culturais adequadas e atualizadas para o Alto do Moura.

Questões de cultura, meio ambiente, saúde, educação, segurança pública, regularização dos loteamentos Vitalino I e II, CELPE, COMPESA e Correios estão sendo discutidas no Ministério Público em Caruaru, através de um abaixo-assinado dos moradores do bairro.

Em suma, pretendemos através deste texto informativo externar uma situação local, acreditando ser de relevância para todas as pessoas ligadas ou que se ligam a assuntos culturais e que desejem pensar e contribuir com sua opinião sobre a forma do portal do Alto do Moura.

Sendo assim, solicitamos aos que se identificam com a importância desse debate que encaminhem a carta para seus contatos pessoais.Vamos ampliar essa discussão!

Presciliana Nobre Fontes – Licenciada em Educação artística (UFPE), Artista plástica, ceramista e moradora do Alto do Moura.(presciliananobre@yahoo.com.br)
Geisyane Ingrid Aleixo Lopes – Técnica em Áudio pelo IAV-SP, produtora cultural, ceramista e moradora do Alto do Moura

Marcos Pablo Martins Almeida – Formado e licenciado em Psicologia (UEPB), Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Facilitador de Teatro do Oprimido, professor universitário e morador do Alto do Moura.

Leave a comment