Pesadelo no Estelita
Por Luciana Rabelo
Pesadelo. Acordei de assombro nesta madrugada com os olhos cheios de lágrimas, um nó na garganta e angústia no peito. No pesadelo eu estava no Ocupe Estelita e chegava o Batalhão de Choque da PM. De repente eles soltavam algo como uns ‘fogos’ tóxicos. As bombas explodiram vermelhas no alto e nós em baixo começamos a passar mal. Eu via meu filho de 7 anos a uns 100 metros de mim, eu gritava chamando ele, mas ele não ouvia, e eu sentia que estava desfalecendo. Neste momento acordei com o rosto molhado.
O que pra mim foi um pesadelo em sonho, para muitos amigos e conhecidos foi a mais crua realidade. De forma truculenta a Polícia Militar de Pernambuco executou ontem, terça-feira, 17 de junho de 2014, a reintegração de posse do terreno do Cais José Estelita em favor do Consórcio Novo Recife. Muitos dos ocupantes foram fisicamente feridos. Na alma somos milhares os feridos.
Eu estava em Aracaju quando soube do ocorrido. Os poucos dias que passei lá, inclusive, foram dias de muita reflexão sobre direito à cidade e qualidade de vida. A orla de Aracaju ainda é livre de prédios. O vento circula. O sol ilumina a praia em qualquer horário. O trânsito, ainda, flui. Muitas pessoas moram em casa. Há ciclovias ligando vários pontos da cidade. Pela primeira vez, realmente, estou cogitando deixar de morar no Recife.
Quando à tarde cheguei no Recife e vi nas mídias sociais as cenas de horrores vivenciadas, só consegui chorar, enquanto muitos assistiam a palhaçada da Copa do Mundo. Por qual Brasil os brasileiros estão torcendo?
Agradeço aos ocupantes do Estelita que corajosamente vêm na prática lutando por um Brasil mais justo, digno, respeitoso. Que mais pessoas despertem!
Não quero perder a esperança! Tá difícil, porque são tantas arbitrariedades, tantos valores invertidos, tanto desrespeito aos cidadãos, tantos direitos violados. Vergonha e tristeza de viver num País descaradamente dominado pelo poderio econômico. Vergonha do Jornalismo pernambucano, patrocinado pelas ‘construtoras’. Indignação com o Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife.
A Mídia Lunar e o Portal Flores no Ar – mídias INDEPENDENTES, LIVRES – continuarão na luta por Justiça, Paz, Igualdade e Amor sempre!
*Luciana Rabelo é editora do Portal Flores no Ar
Saiba mais:
O que cai no Cais é a democracia, por Liana Cirne Lins
Nota do Ministério Público Federal em relação ao Cais José Estelita
Democracia em xeque no Recife, um legado de Eduardo Campos
Pingback: Nota Oficial do Movimento Ocupe Estelita | Portal Flores no Ar