Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Livro ‘A Mulher no Maracatu Rural’ será lançado dia 6 de dezembro na Livraria Cultura

Livro ‘A Mulher no Maracatu Rural’ será lançado dia 6 de dezembro na Livraria Cultura

A Associação Reviva lança no dia 06 de dezembro, às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife Antigo, com recursos do FUNCULTURA, sistema de incentivo do Governo de Pernambuco, o quarto e inédito volume da coleção Maracatus e Maracatuzeiros: “A Mulher no Maracatu Rural”. O livro de estreia da historiadora Tamar Thalez mergulha no cotidiano das mulheres que ao longo do tempo foram imprimindo suas marcas à história do Maracatu de Baque Solto na Zona da Mata pernambucana, criando novas relações e oportunidades de trabalho e bordando um novo roteiro à vida feminina na trama política, cultural, social e econômica da região e do Brasil.

Maria Josefa Souza, Marinalva Isabel de Freitas, Maria José de Almeida, Adriana Maria de Almeida e Célia, Maria Josefa de França (Deda), Cleonice Lourenço da Silva (Dinha), Marcicleide Francisca de Lima (Cleide), Severina Batista (Bia) e Maria Jose Marques dos Santos, a primeira cabocla de lança da história. São vidas que se contam, histórias que se mesclam e se revelam no cotidiano da Zona da Mata de Pernambuco, a paixão, as ideias, o trabalho, mãos, pés, rostos, desafios, emoções, presente e memória na brincadeira, a voz e o corpo da mulher nas mudanças e lutas que se entrelaçam ao tempo. Hoje, maracatu não sai sem a mulher.

O livro é fruto da especialização em História do Século XX de Tamar Thalez, com destaque para o amplo trabalho de campo, reunindo entrevistas colhidas desde janeiro de 2010 com as mulheres do Maracatu Coração Nazareno, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e da AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata). Além da cabocla Maria José Marques dos Santos, que também abriu as portas da sua casa para falar do pioneirismo que se escreveu em sua trajetória dando outros rumos aos caminhos da cultura popular.

“Muitas foram reconstruindo suas histórias, transmitidas oralmente. Montando cada tijolo na construção de suas vidas dentro do maracatu rural e em suas vivências como mulheres na sociedade a qual pertencem. Neste ponto enfocamos as mulheres como objeto de estudo, em cada processo de preparação do folguedo. Estão presentes na sua criação e recriação, desde a costura e o bordado das golas, até fazendo um singelo suco e alimentando os caboclos. Elas são o miolo do Maracatu Rural”, destaca Tamar na introdução do livro.

Graduada em História e com especialização em História do Século XX pela Universidade Federal de Pernambuco, Tamar Thalez tem um envolvimento antigo com a Zona da Mata e desde 2006 iniciou seu mergulho no Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, graças a uma extensão acadêmica, onde realizou atividades de estudos sobre geografia e história da região, mantendo contato com os mestres da cultura local e na condução de aulas de alfabetização, atualização de conhecimentos em história, geografia e língua portuguesa. Também desenvolveu atividades de recreação e atividades lúdicas para crianças.

Paralelamente, a Reviva relança outros dois livros da mesma coleção, com edições revistas e atualizadas pelos autores e prefácios inéditos. Em conjunto eles apontam para a multiplicida­de de aspectos que compõem o Maracatu de Baque Solto, trazendo a complexidade dos envolvimentos pessoais e coletivos dessa manifestação e dando visibilidade às novas abordagens teóricas sobre a cultura popular.




Leave a comment