Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Cine-debate ‘Crises brasileiras vistas através do olhar de cineastas brasileiros’ nesta quinta na UFRPE

Cine-debate ‘Crises brasileiras vistas através do olhar de cineastas brasileiros’ nesta quinta na UFRPE

Cena do filme 'Em Trânsito'
Cena do filme ‘Em Trânsito’

Nesta quinta-feira (12/11), o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Direitos, Cidadania e Mudanças Sociais (COMUDI) realiza um cine-debate com o tema “Crises brasileiras vistas através do olhar de cineastas brasileiros”, que integra a programação da VI Semana de Ciências Sociais da UFRPE.

A sessão é gratuita e será composta pelos curtas pernambucanos “Suape: desenvolvimento para quem?”, “Acercadacana”, “De Profundis” e “Em Trânsito”. Após a exibição haverá debate com as/os realizadoras/realizadores Mariana Olívia, Felipe Peres Calheiros, Isabela Cribari e Marcelo Pedroso. A atividade acontece a partir das 19h, na sala de audiovisual do CEGOE/UFRPE e na ocasião também acontecerá uma exposição fotográfica com o material registrado durante a produção do documentário “Suape: desenvolvimento para quem?”.

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Direitos, Cidadania e Mudanças Sociais (COMUDI), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem por objetivo abordar aspectos das sociedades contemporâneas, quanto a dinâmicas e processos sociais que direcionam mudanças na organização social, formando novos hábitos, necessidades, expectativas e renovando as compreensões de cidadania e participação social. Buscamos tratar, em subprojetos periódicos e de média duração, das práticas recentes de mobilização e atuação social e política, dentre elas aquelas de comunicação, ambientais e culturais, direcionadas pelas recentes exigências de novos direitos e a visibilidade de novos atores sociais.

A VI Semana de Ciências Sociais da UFRPE acontece no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE) da UFRPE entre os dias 09 e 13 de novembro de 2015. Tem como objetivo promover um amplo debate no campo das ciências sociais sobre a mais recente crise sob a qual imerge o Brasil na atualidade, ultrapassando a simples informação do fato com intuito de tomá-lo como objeto de estudo científico e aprofundar o conhecimento das causas políticas e econômicas que são o fundamento da desestruturação social brasileira.

Sobre os filmes:
Suape: desenvolvimento para quem? (PE)
Direção: Mariana Olívia
Doc, 28min, 2015

O documentário apresenta impactos e injustiças socioambientais gerados na região do Complexo Portuário de Suape e reúne depoimentos de moradores, entidades e pesquisadores, que fazem um panorama acerca das consequências do desenvolvimento nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, onde o complexo industrial está instalado. O filme integra os resultados de uma pesquisa intitulada Estratégias de Comunicação para a construção de territórios sustentáveis no contexto da cadeia produtiva do petróleo em Pernambuco – uma abordagem de saúde ambiental, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz – PE.

Acercadacana (PE)
Direção: Felipe Peres Calheiros
Doc, 20min, 2010

Nos anos 1990, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas de seus sítios na zona da mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.

De Profundis (PE)
Direção: Isabela Cribari
Doc, 20min, 2014

E hoje, tem o quê? Nada! Lá o povo amanhecia e ia pra sua ilha. E aqui? Nada! Da riqueza fomos pra pobreza. A gente não cria nada. Achava que aquilo não ia acontecer não. Foi difícil pra todo mundo. Tanto chorava o grande, como chorava o pequeno. Rezando e chorando. Eu vi minha família definhar. Aos pouquinhos, roubaram a gana, a vida. Ela cortou os pulsos. Ela, veneno. Uma colega muito pra frente, 15 Diazepam, aí inchou. Ela, remédio. Ela pulou da torre. Duas vezes. Um amigo: veneno. Após veneno, simplesmente colocou a corda no pescoço e, e, e… Não tem explicação. Cheguei a tomar. 12 envelopes. Cada comprimido 850g. Continuo tomando. Quatro anos. Viciada. Não consigo. Minha irmã tomou, melhora uma, outra adoece. Já é, comigo, o quarto na família. Vamos voltar pra trás para a água levar nós também. Dormir. Morrer.

Em Trânsito (PE)
Direção: Marcelo Pedroso
Fic, 19min, 2013

Elias, em trânsito.

SERVIÇO
Cinedebate “Crises brasileiras vistas através do olhar de cineastas brasileiros”
12 de novembro | 19h
Local: Sala de Audiovisual do CEGOE/UFRPE – 2 Andar
Endereço: R. Dom Manuel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos – Recife
Entrada Gratuita
http://www.visemanacsufrpe.blogspot.com.br

Leave a comment