Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • VÍDEOS   /
  • Chamado Pé na Terra e fortalecimento do 1º Centro Ecopedagógico da Chapada dos Veadeiros

Chamado Pé na Terra e fortalecimento do 1º Centro Ecopedagógico da Chapada dos Veadeiros

Conselho de Visões Biorregional para a construção de Sociedades Ecológicas
De 26 a 30 de junho de 2013, em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros, acontecerá uma grande reunião de indivíduos, redes e coletivos que trabalham dentro da perspectiva de um mundo mais justo, sustentável, plural e solidário.

Baseado na Cultura de Paz, o encontro se desenvolve na perspectiva da alimentação integral vegetariana, compostagem dos resíduos orgânicos e reciclagem dos resíduos sólidos, espaços bioconstruídos, livre de álcool, drogas e alimentos transgênicos e industrializados.

O Chamado Pé na Terra originou-se dos Encontros Biorregionais e dos Conselhos de Visões das Américas que acontecem desde os anos 90. No Brasil, o movimento foi integrado a partir do 2º Conselho de Visões: o Chamado do Condor, realizado no Peru. O primeiro Conselho de Visões das Américas que o Brasil albergou foi o Chamado do Beija Flor, em setembro de 2005, que contou com cerca de 2000 representantes de 33 países e foi o maior encontro Socioambiental que a Biorregião da Chapada dos Veadeiros já recebeu.

Agora, após 8 anos, estamos dando continuidade a este processo, por meio do Instituto Biorregional do Cerrado, cuja proposta concreta é ativar o primeiro Centro Ecopedagógico da Chapada dos Veadeiros.

www.biorregional.eco.br

Nosso Instituto age como “guardião de uma sagrada missão”: Proteger e agir contra a destruição do Cerrado de Altitude e preservar as águas do Planalto Central e sua biodiversidade. Estamos localizados em um front estratégico a 3 kms do centro de Alto Paraíso de Goiás, entre o lixão da cidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o aeroporto.

Com a estruturação do Chamado Pé na Terra e dando inicio ao Ecocentro, o próximo passo é a criação da Central de compostagem da cidade de Alto Paraíso de Goiás, biorremediando a contaminação que o lixão acarreta, transformando o lixo em vida!

Como a dinâmica é do tudo ou nada, optamos pelo Tudo ou Tudo. O Chamado Pé na Terra está sendo construído, sem termos recursos financeiros suficientes para isso. Acreditamos tanto que vamos alcançar o objetivo, que já estamos em campo, atuando, bioconstruindo e mobilizando voluntários nesse desafio conjunto.

Metas
R$ 22.220,00
Viabilizamos a realização do Chamado Pé na Terra, um encontro com práticas sustentáveis do começo ao fim, possibilitando que cerca de 300 representantes de associações, redes, coletivos e grupos se encontrem em conselhos e fortaleçam iniciativas biorregionais para a construção de sociedades ecológicas. Criaremos espaços bioconstruídos, como forno e fogão de barro, estações de tratamento de água cinza e finalizaremos as obras iniciais pendentes do Ecocentro (cisterna para captação de água de chuva), barreamento e lonas para 2 “Yurths” e área de camping com sanitários secos.

R$ 44.440,00

Viabilizamos tudo o que foi descrito acima e implementaremos o primeiro Centro Ecopedagógico da Chapada dos Veadeiros com: Sistema de energia e bombas hidraúlicas solares para a Casa Mãe, bioconstrução da cozinha e do refeitório comunitário, além de 4 tendas indígenas “Tippis” para oficinas socioambientais, práticas do sagrado feminino e arte e cultura permanentes.

Construiremos a Colméia das Abelhinhas para as crianças e a Oca Xabona (Yanomami), onde será realizado o Conselho Central. Ainda teremos recursos para um registro fotográfico e filmagem profissional durante o encontro e produção de um curta sobre o Chamado Pé na Terra. Uma parte dos recursos irá como ajuda de custo para equipe envolvida na produção.

Além da contribuição financeira, temos necessidades básicas que um projeto como este remete: materiais de construção, madeiras, telhas ecológicas, encanamentos, maquinários, placas e bombas solares, ferramentas manuais e elétricas, lonas, cordas, geradores, sistemas de irrigação e outros materiais necessários para desenvolver uma estrutura ecopedagógica de médio porte.

Se houver dúvidas ou quiserem tecer parcerias conosco, estamos abertos para propostas concretas que possam somar com a base que estamos criando. Estamos no ibc.cerrado@gmail.com no Município de Alto Paraíso de Goiás
Sobre o Conselho de Visões

Conselho de Visões é uma tradição ancestral, realizada por diversas tribos do Planeta, para a tomada de decisões e criação de consensos. Eles acontecem de forma ritualística, ao redor do Fogo Sagrado, em comunhão com a Terra e com o Céu.

Para o Chamado Pé na Terra, organizamos 8 Conselhos de Visões, que interligados, compõe a Unidade Social:
1. Comum unidades, Ecoaldeias e Assentamentos humanos sustentáveis;
2. Economia Biorregional e Solidária, Comércio Justo e Consumo Sustentável e Resíduos Sólidos
3. Saúde, Medicinas Integrais e Terapias Tradicionais;
4. Cultura, Arte e Educação como instrumentos pedagógicos na criação de Sociedades Ecológicas
5. Permacultura, Bioconstrução e Energias Renováveis;
6. Espiritualidade, Cultura de Paz e Ritos ancestrais;
7. Agroecologia, Agrofloresta e Sementes Caboclas.
8. Gênero, Sagrado Feminimo e Ecofeminismo

Resgatamos essa tradição, porque acreditamos que todos nós somos uma só Tribo Universal, a Humanidade. E convocamos a todos os que sentem o chamado da Cura Planetária para participar desta comunhão, por um Novo Mundo!

Saiba mais sobre o Projeto
A equipe que convoca o Chamado Pé na Terra é formada por artivistas sócio-ambientais de longa experiência em ações deste porte. Somos co-realizadores das Aldeias da Paz durante os Fóruns Sociais Mundiais e participantes dos Encontros Nacionais de Comunidades Alternativas. Estamos envolvidos com os Conselhos de Visões desde 2003.

http://www.iteia.org.br/aldeia-da-paz-no-forum-social-mundial-e-um-sucesso-iluminou-o-acampamento-internacional-da-juventude

Os focalizadores do IBC, já empreenderam ações ligadas a ecoaldeias e ecocentros, como por exemplo, o Ecocentro Bicho do Mato, em Pernambuco, com um desfecho que causou muita comoção e gerou apoios do Mundo todo.

http://www.iteia.org.br/videos/denuncia-de-desapropriacao-do-cecopedagogico-bicho-do-mato

É isso! Acreditamos profundamente nos modelos inovadores, justos e solidários de economia. Somos imensamente gratos pelo apoio de todos aqueles que doam uma parte do que é seu, para uma proposta que é nossa, de todos e para todos!

Capanha de financiamento colaborativopara estruturação do Centro Ecopedagógico do IBC (Instituto Biorregional do Cerrado)
http://benfeitoria.com/penaterra

Leave a comment