[CARCARÁ TAROT] Arcano de 2022 – O Louco / A Loucura
“(…) segue leve e firme pela estrada
É o curinga do jogo, tem coragem
viajante do cosmos, é selvagem
precipita mudanças, vai, confia
olha o céu, pisa a terra, reinicia
ruma livre, sem medo da viagem.”
(trecho do poema ‘O Louco’ , de Lu Rabelo, no Cordel do Tarot )
| Por Sabrina Carvalho* |
Mais uma vez, aqui estamos, no intento de trazer os auspícios dos arcanos através do tempo. A cada ano, além das vivências individuais, sentimos uma espécie de energia que nos une, e cada ramo do conhecimento esotérico trás elementos para análise e projeções. No nosso caso, trazemos o Tarot como pano de fundo simbólico para tentar explicar essas tais energias em comum que nos une.
Há cerca de 3 anos venho analisando o arcano do ano de maneira distinta das análises que grande parte das pessoas trazem, como por exemplo 2022 sendo do arcano 6 – Os Enamorados ( resultado 2+0+2+2). Embora eu concorde que a completude do entendimento do feminino e masculino sagrados dentro de nós se fazem muito necessários para os seres humanos, e que nesse ano que ingressamos as nossas escolhas serão fundamentais para o futuro do nosso planeta ( temas dos auspícios do Arcano ‘Os Enamorados’), teremos como energias fundamentais os arcanos 20 ( O Julgamento) e 22 ( O Louco, também conhecido como Arcano 0).
Quando analisamos no sentido simbólico o arcano O Louco do Tarot, também nos deparamos com umas das cartas que mais contém um conteúdo poético, lírico ou até mesmo lúdico. Eu disse lúdico, não disse lúcido. A lucidez é paisagem rara no caminho d’O Louco. Porém, esse arcano nos convida a experienciar a paisagem interior das nossas verdades e mergulhar numa jornada de busca pelo eu em sua inteireza. Seria loucura pensar nesse eu completo, que percebe nas faces mais delirantes a sua própria face? Seria loucura mergulhar no abismo secreto do autoconhecimento e reconhecer os próprios delírios? E o que isso teria a ver com nossa vida prática? Como podemos trazer a simbologia da liberdade e do recomeço d’O Louco para entender o momento importante de oportunidades de ingressarmos em novos rumos?
Primeiro devo destacar o fato de que este arcano se trata do personagem principal do Tarot. Entendendo o Tarot como uma jornada de autoconhecimento, cada lâmina dessa jornada, ou seja, cada carta, é experienciada pelo Louco como um processo de aprendizado simbólico necessário para o entendimento de si nessa jornada. Em outras palavras, O Louco vivencia cada arcano e aprende com ele, capacitando-o assim a seguir em frente e experimentar o próximo. Cada arcano é grau alcançado por nosso personagem principal, mostrando uma capacidade de adaptabilidade e aprendizagem. A cada arcano, o Louco adquire novas habilidades até chegar no Arcano 21. Sim, acabamos de passar pelo arcano 21 em 2021, o que acarretou na finalização de alguns ciclos, para nos abrirmos ao novo em 2022.
Temos vivido momentos muito desafiadores que nos colocam, muita vezes, como esse arcano que não vê a olhos nus os desenhos do futuro. As incertezas sobre o agora e o porvir, em tempos pandêmicos, tem acentuado a necessidade de enxergarmos com olhos d’O Louco o aqui e o agora e, embora tenhamos perdido a bússola, nossa intuição sabe onde nos levar.
Esse arcano inquieto, que não deixa nossa energia parada, exige de nós esse movimento de busca por sobrevivência e respiros. Astucioso, é como se estivéssemos em plena aula copiando o conteúdo do quadro e ele o apagasse, nos obrigando a trabalhar com a memória e a imaginação. Ele põe o giz em nossas mãos e diz: escreve agora teu percurso. “De novo recomeçar, outra vez acreditar. Compor, escrever, cantar, pôr música no ar”, já diria o louco Sérgio Sampaio.
Mas não podemos ser irresponsáveis, nem nos deixar levar pela ingenuidade (características sombrias desse arcano). É quando entra a potência do nosso autoconhecimento: saber agir entendendo nossos movimentos, em suas destrezas e suas limitações. Portanto, precisamos estar atentas(os) aos nossos atos, nossas palavras, nossas intenções… Saber que, por mais que a vida seja uma experiência individual, aqui estamos em sociedade.
Sabe o que O Louco está sussurrando aqui no meu ouvido?
Poder ouvir o coração.
Coragem para desbravar novos caminhos, e olhos para percebê-los.
Leveza para ter os braços livres para abraçar novas ideias.
Discernimento para entender as intuições e instintos.
Ousadia para se reinventar.
Curiosidade para se buscar.
* Sabrina Carvalho é taróloga, criadora da Carcará – Escola de Tarot, pesquisadora e escritora/colunista do Portal Flores no Ar. Realiza leituras com foco em autoconhecimento, autoempoderamento e transformação. Também ministra aulas de iniciação aos Arcanos Maiores e Menores.
CONTATOS
Fone/ WhatsApp: (81) 99965 4458
Instagram: @sabraccarvalho | @carcaratarot