Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Caramiolas Lab realiza diversas oficinas a partir de janeiro de 2013

Caramiolas Lab realiza diversas oficinas a partir de janeiro de 2013

O Caramiolas Lab é um laboratório cultural que oferece um ambiente de [in]formação, atendendo a diversos públicos através de cursos, oficinas e workshops de segmentos que interagem e se complementam técnica e artisticamente, como fotografia, cinema, mídia livre, artes visuais, arte e tecnologia, design, web jornalismo, literatura, música, audiovisual e produção cultural.

Através de parcerias em contínuo processo de desenvolvimento, o Caramiolas Lab pretende compartilhar novas tendências, de forma livre e independente.

Reserve sua vaga, faça sua inscrição através do email: caramiolaslab@gmail.comCaramiolas Lab

# O 3º OLHAR | FOTOGRAFIA DIGITAL

# CINEMA HD | OPERADOR DE CÂMERAS HD

# OFICINA DE FOTOGRAFIA: princípios básicos e acessórios alternativos

# OFICINA DE PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPES

# OFICINA DE MONTAGEM | ILUMINAÇÃO | DESMONTAGEM DE EXPOSIÇÕES

# A BUSCA DO ATOR

# DRAMATURGIA DO DESEJO

# OFICINA DE LITERATURA RUSSA (1799 | 1917)

# VIDEOARTE EM AÇÃO

# PAPELÃO DE POESIA

# INGLÊS PARA FOTÓGRAFOS, CINEASTAS E PRODUTORES

# OFICINA DE DIREÇÃO DE ARTE

Confira os detalhes de cada oficina!

O 3º Olhar l Fotografia Digital

“O Exercício do Olhar” | Adriano Sobral (PE)

A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? A Oficina Terceiro Olhar pretende fazer com que os alunos conheçam mais profundamente
a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias.
A referida Oficina está voltada para uma formação que contemple o aprendizado de aspectos técnicos e o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica através do ato de fotografar, de análise, fundamentada no conhecimento elaborado. Tem-se, portanto, a preocupação de contribuir na formação de um sujeito agente e que compreende a dimensão do seu agir na sociedade no modo de olhar fotograficamente.

Programa / Assuntos Abordados

1- A fotografia e sua história ao longo dos anos
2- Equipamento Fotográfico
3- Vídeos – Fotografia (Uso do PC/DVD/TV)
4- A Composição de Uma Imagem
5- Focagem / Planos / Regra dos Terços
6- Diafragma
7- Obturador
8- Lentes
9- Fotômetro
10- Aulas Práticas / Saídas
11- Reconhecendo as Imagens (Uso do Projetor)

Breve Release

Adriano Sobral, fotógrafo nascido em Pernambuco teve sua incursão na fotografia inspirados em Cícero Sobral / Natanael Guedes e Edvaldo Rodrigues. Formado em fotografia pelo SENAC-PE,desenvolve oficinas e cursos voltados para jovens e adolescentes da periferia. Nesse ínterim desempenhou vários projetos dentre os quais destacamos a Mostra Individual “Caixa de Luz”, criou o coletivo denominado “Velocidade e Luz”, no qual trabalhou o tema “O Novo do Antigo” com cerca de 17 fotógrafos locais e as Oficinas O Terceiro Olhar, Stop Motion Passo-a-Passo e Brincando de Fotografar. Como parte de seu projeto pessoal, busca aguçar a criatividade de seus alunos e incentivá-los como agentes multiplicadores da cultura. Atuou em revistas e jornais locais (impressos e online) e vem realizando cobertura de shows, espetáculos teatrais, mostras de danças e ensaios autorais. Desenvolve pesquisas voltadas ao enaltecimento dos folguedos e brinquedos populares nordestinos dentre outros.

Dias: 01|01 (terça) a 11|01 (sexta)
Horário: manhã
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 180,00 (Parcelado em 2x) | R$ 160,00 (à vista)

 

CINEMA HD | OPERADOR DE CÂMERAS HD

Bruno Rogerio Ravagnolli | Coroinha (SP)
Comunicação Social – Ênfase: Publicidade e Propaganda Universidade Paulista

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar o aluno a compreender os conceitos básicos e avançados que envolvem a câmera, tal como o trabalho do Assistente de câmera/foquista/operador de câmera no trabalho em equipe, cuidados com o equipamento, e relacionamento com os diretores para um melhor rendimento do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Utilização dos Menus Básicos e Avançados
– Melhor rendimento das funções do Assistente
– Cuidados com o Material Captado
– Cuidados com o Equipamento e o correto modo de como lidar com eles
– Desenvolver a capacidade de saber escolher o melhor equipamento para cada situação

Dia 01
Aula introdutória ao Cinema Digital :
– Luz
– RGB
– Sinal de Vídeo na Câmera (Analogia, Amostragem, Digitalização, Compressão)
– Diferença SD e HD
– CODECs de vídeo SD e HD
– História da Imagem (Convergência Digital)
– TV Digital HD (4:3 e 16:9)

Dia 02
– Tamanho dos sensores
– Time Base
– Shutter
– Ganho
– Manuseio de Câmera
– Lente
– Filtros Câmera
– White & Black Balance
– Temperatura de Cor

Dia 03
Câmeras:
– Menus Básicos
– Menus Avançados
– Detalhes técnicos

Dia 04
Testes

Dia 05
Workflow
– Utilização e cuidados com as Mídias
– Logagem
– Análise dos testes

Dias: segunda a sexta| 25/03 a 29/03
Horário: manhã | tarde (dia todo)
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 580,00 (parcelado em 4X) | R$ 520,00 (à vista)

OFICINA DE FOTOGRAFIA: princípios básicos e acessórios alternativos

Ministrante: Clarissa Dutra (PE) – Jornalista, Produtora Cultural e Fotógrafa

A oficina tem como objetivo introduzir os alunos aos conceitos e princípios básicos da fotografia e incentivar a busca por soluções alternativas para os problemas encontrados por quem inicia na área, mas não pode ou pretende investir à princípio em
acessórios profissionais. Juntos, buscaremos soluções criativas para os empecilhos mais comuns e construiremos alguns equipamentos caseiros e de baixo custo.

Conteúdo programático/cronograma:

1ª aula: Entendendo os princípios básicos (foco, luz/sombra, composição, enquadramento, harmonia, regra dos terços)
2ª aula: Explorando a câmera (velocidade, abertura do diafragma, ISO, tipos de lentes e de câmeras)
3ª aula: Construção de acessórios alternativos
4ª aula: Técnicas básicas (Lightpainting + Tilt Shift + Bokeh + Panning)
5ª aula: A teoria na prática
6ª aula: Apresentação e análise dos resultados. Orientações básicas sobre portfólio.

Currículo:

Clarissa Dutra é produtora e fotógrafa. Como produtora trabalhou na equipe do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife (2008 a 2012), no Festival Mimo de Cinema (2010), nos filmes Mens Sana In Corpore Sano (direção Juliano Dornelles, 2009), Calma Monga, Calma (direção Petrônio de Lorena, 2010), Sob a Pele (direção Pedro Sotero e Daniel Bandeira, 2011) e nos vídeos-entrevistas para a exposição do Itaú Cultural “Ocupação Chico Science” (direção Marcelo Pedroso, 2009) e para o carnaval de Pernambuco (TV Pernambuco / Símio Filmes, 2012). Foi assistente de produção de elenco do filme “O som ao Redor (direção Kleber Mendonça Filho, 2011). Como fotógrafa still e produtora, trabalhou nos curtas-metragens Phoda (direção Roberto Jaffier, 2011), Hilda (direção Mariane Bigio, 2011) e Carne (direção Carlos Nigro, 2011).
Integrando a equipe da Produtora Cultural Colaborativa, percorreu o Estado para se dedicar à cobertura fotográfica e ministrar a Oficina de Formação Cultural – Fotografia do Festival Pernambuco Nação Cultural (Governo de Pernambuco, Secult/PE e Fundarpe, 2011 e 2012). Seus últimos trabalhos foram a Oficina de Fotografia no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG – Garanhuns/2012), fotógrafa still e produtora do II Festival Nacional do Making Of (Recife/2012) , fotógrafa freelancer da Produtora Cultural Colaborativa – cobertura fotográfica do “Seminário e Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação”, promovidos pelo Ministério da Cultura e Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (Rio de Janeiro/2012) e produção do V Janela Internacional de Cinema do Recife (Recife/2012).

Dias: segunda a sábado | 28/01 a 02/02
Horário: manhã (9h às 13h)
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 250,00 (parcelado em 2X) ou R$225,00 (à vista)

OFICINA DE PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPES

Marcelo Paes de Carvalho (RJ)

Em linhas gerais, podemos considerar que nos dias de hoje pelo menos 80% da população do Ocidente nasceu e cresceu sob a influência do meio audiovisual. Entretanto, são poucas as pessoas que têm o domínio das ferramentas deste meio de expressão ou consciência de como as imagens vindas de
uma tela afetam o seu modo de ser e viver.
O projeto trabalha com o campo de criação potencial que existe dentro de todo espectador passivo, subvertendo as formas de decodificação audiovisual e reconstruindo-as criativamente. As potencialidades que desenvolvemos na vida, e também aquelas que por algum motivo não desenvolvemos, decorrem da formação de nossa personalidade, para a qual concorrem, entre outras, as influências do ambiente audiovisual a que todos nós estamos sujeitos desde a infância.
O domínio teórico e técnico da expressão audiovisual, assim como o conhecimento crítico da forma como o cinema e a televisão influenciam o que somos e o modo como encaramos o trabalho e a vida, constrói um novo e instigante campo de conhecimento.
O resultado é a abertura de uma consciência crítica positiva de cada participante e a descoberta de novas potencialidades profissionais e pessoais.
A proposta final da oficina é preparar e dar todas as ferramentas técnicas ao aluno para a produção de um videoclipe, não apenas de forma teórica, mas prática, com a produção pelos alunos de um videoclipe de uma banda local.

FilmInBrasil – Notícias do audiovisual do Brasil –www.filminbrasil.com
InCartaz Filmes e Eventos – www.incartaz.com
Instituto InCartaz de Cultura, Educação e Inclusão Social –www.incartaz.com
Pontão de Cultura Rapsódia Ausente –www.animatographo.org.br/rapsodiaausente
Ação Animatógrapho de Promoção Cultural e Social –www.animatographo.org.br
_____________________________________________
Facebook filminbrasil – www.facebook.com/filminbrasil
Facebook InCartaz – www.facebook.com/incartaz
linkedin – http://br.linkedin.com/in/marcelopaesdecarvalho
twitter – www.twitter.com/incartaz

Dias: Segunda ao domingo | 04/03 e 10/03
Horário: manhã e tarde
Carga horária: 32 horas/aula
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 450,00 (parcelado em 3X) ou 405,00 (à vista)

Público Alvo: atores, clowns, bailarinos, performers, estudantes destas áreas e interessados
em um processo intensivo de criação artística, a partir de 15 anos.

OFICINA DE MONTAGEM | ILUMINAÇÃO | DESMONTAGEM DE EXPOSIÇÕES

Marta Freitas de Oliveira (PA) | Designer em montagem de exposições

A oficina em montagem de exposição é um resultado de 25 anos de trabalho em curadoria, produção e montagem de exposições. É uma forma de esclarecer aos participantes que as artes plásticas necessitam de um montador assim como o artista do curador e o curador do artista.
A oficina acontecerá dentro de um espaço expositivo e o resultado será a montagem de uma exposição, buscando uma analise e compreensão do que foi trabalhado.
O grande objetivo da Oficina é oportunizar os alunos de artes visuais, artistas plásticos e interessados, na realização e na qualificação de uma mostra de arte, com suas diferentes formas. Mostrar os materiais específicos, alternativos, iluminação e manuseio de uma obra de arte.

Dias: Segunda a sábado | duas semanas | 21/01 a 01/02
Horário: 08:00h as 13:00h
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 460,00 (parcelado em 3X) ou R$414,00 (à vista)

A BUSCA DO ATOR

Curso de iniciação ao teatro

Manoel Constantino | AL
Aportou no Recife em fevereiro de 1973.
Bacharel em Comunicação Social/UFPE.
Produtor/ator/diretor

Programa

01. Síntese da história do teatro
02. Aquecimento pré-cênico
03. Aprender a aprender: a ética no teatro
04. Ser antes de fazer.
05. A ação e seu processo: improvisação e fixação
06. Imaginação
07. Interpretação
08. A voz: ressonadores, apoios.
09. Agarradores
10. O corpo e o gesto
11. Constantin Stanislavsky
12. Augusto Boal
13. Jogos dramáticos
14. Exercícios de análise de espetáculos.

Dias: terças e quartas | 07/01 a 27/02
Horário:15h as 18h.
Carga horária: 48 horas/aula
Nº de vagas: até 22 alunos
Valor: R$ 200,00 (parcelado em 2X) | R$ 180,00 (à vista)

DRAMATURGIA DO DESEJO

Silvana Abreu – SP | Atriz, performer, diretora, pesquisadora e produtora

A Cia. Silvana Abreu trabalha com uma linguagem muito própria, chamada “Dramaturgia do
Desejo”. É a investigação das múltiplas implicações do conceito de dramaturgia,
principalmente sua raiz corporal. Vai desde a carpintaria narrativa tradicional até os processos
orgânicos envolvidos numa dramaturgia integral colada à vida. Envolve treinamento de
técnicas de Mímica e Teatro Físico, estudos de fundamentos da dramaturgia (teatro,
performance, dança, música, cinema e artes plásticas), estudos de filosofia contemporânea
(ética e estética; afirmação, acontecimento e potência criativa), trabalho psicocorporal
(desbloqueio de tensões com fundamentação neo-reichiana) e criação autoral baseada na
configuração única corpo-pensamento-emoção-desejo de cada artista/performer envolvido no
processo.
A partir do corpo em movimento, a dramaturgia nasce naturalmente do fluxo orgânico de vida
e de desejo. Selecionando textos de autores consagrados ou criando textos próprios,
construindo coreografias e partituras de ação, a criação é totalmente integrada e autoral, e
será sempre intensa, alegre, autêntica e vibrante.
A Dramaturgia do Desejo foi contemplada com o Prêmio Interações Estéticas 2010 da
FUNARTE e Ministério da Cultura. Recebeu também o Prêmio Especial do Júri pela
Pesquisa de Linguagem no 1º FestKaos de Cubatão/SP em 2012.
Mais informações em www.silvanaabreu.com

Dias: sábado e domingo | 23 e 24/03
Horário: manhã e tarde
Carga horária: 12 horas/aula
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 365,00 (parcelado em 3X) R$320,00 (à vista)

Público Alvo: atores, clowns, bailarinos, performers, estudantes destas áreas e interessados
em um processo intensivo de criação artística, a partir de 15 anos.

OFICINA DE LITERATURA RUSSA (1799 | 1917)

Autor: Odomiro Barreiro Fonseca Filho (Doutorando em Literatura e Cultura Russa/USP)

A oficina tem por intenção traçar um panorama do desenvolvimento da Literatura Russa no
perpassar do século XIX, até a Revolução Russa de 1917. No final da década de 1820, o pensador russo Piótr Tchaadáiev escreveu uma carta pública onde reclamava da ausência de cultura original na Rússia, onde todas as representações artísticas do seu país não passavam de pálidas imitações do que acontecia na Europa Ocidental. A Carta Filosófica de Tchaadáiev ecoou como um tiro de pistola no meio da noite, despertando uma sociedade ansiosa por se expressar dentro de um rígido regime autocrático. Vamos trabalhar o florescimento desta nova cultura (com ênfase na literatura), o amadurecimento com seus grandes romancistas e as condições que levarão às vanguardas do início do século XX. Dentro de uma metodologia interdisciplinar, abordaremos a relação história-ficção, a questão niilista e a recepção da literatura russa no ocidente na década de 1880.

Programação:

1ªaula: Um tiro de pistola no meio da noite; Aleksandr Púchkin e Nikolai Gógol.
2ª aula: Os Pais (geração de 1840); Turguêniev, Dostoiévski e a questão da servidão.
3ª aula: Os filhos (geração de 1860); o niilismo russo e a literatura
4ª aula: Tolstói, Górki e Tchékhov
5ª aula: a recepção da literatura russa na Europa e no Brasil (ainda no século XIX); simbolismo russo e o terreno fértil para as vanguardas.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/9925714049600963

Dias: Segunda a sexta | 21/01 a 25/01
Horário: noite
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 265,00 (parcelado em 2X) ou R$238,50(à vista)

VIDEOARTE EM AÇÃO

Lia Letícia (RS) | Artista Visual

Através da exibição de obras de diversos artistas a oficina aborda aspectos conceituais e técnicos da videoarte, em suas diversas vertentes como performance, intervenção urbana, vídeo poesia, vídeo instalação, bem como busca diálogo com os jovens através de suas experiências na web.
A oficina aborda as
discussões acerca da inserção do audiovisual na arte desde as experimentações técnicas do início do século XX, passando pelas intervenções da contracultura e do cinema experimental até a atual sociedade digitalizada.
A oficina também irá explorar as possibilidades oferecidas por equipamentos de uso comum, como câmeras fotográficas e filmadoras digitais de uso doméstico, filmadoras de dispositivos móveis como celulares e pendrives , estimulando a experimentação, novos usos e interações entre estas ferramentas. Desta forma, tenta aproximar a prática artística de um público
não especializado.

Dias: Segunda a quarta | duas semanas | 11/03 a 21/03
Horário: manhã
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 250,00 (parcelado em 2 X) ou R$225,00 (à vista)

PAPELÃO DE POESIA

Adélia Oliveira (RS)

Contadora de histórias, pedagoga, Artesã, estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais- UFPE. Pós-graduanda do curso de Arteterapia em linguagens corporais pelo espaço Horizonte Desenvolvimento Humano e grupo TRAÇOS- Estudos em Arteterapia. É facilitadora também de oficinas
sobre mediação de leitura, Contação de histórias e Arte para crianças e público em geral.

O objetivo da Oficina é evidenciar o papel sensibilizador da poesia explorando o potencial criativo de cada participante para ilustração artesanal. Concretizar a linguagem poética correlacionada ao desenho livre e através do papelão, papel de interação pictórica que geralmente é usado para fins não subjetivos, poderemos tornar visível o diálogo dos nossos sentimentos com a arte. Nesta oficina também brincaremos com a dualidade das palavras e seus sentidos para repensar a relação humana com o material, papelão e outros materiais recicláveis, por exemplo; peso-leveza, forma-métrica, utilizável-descartável, visível-invisível, caminhos e descaminhos.

– Explanação poética para potencialização e sensibilização do grupo. Explanação sobre os trabalhos com os tipos de materiais oferecidos;
– Passagem do processo imagético para concreto nos materiais, desenho, pintura, interferência de materiais auxiliando o processo de ilustração- escultura;
– Confecção da base dos trabalhos em gesso e arame, materiais que necessitam de um tempo para secagem específico;
– Finalização das imagens poéticas e exposição no Salão Caramiolas do resultado da Oficina.

1º Encontro 4 horas (manhã) / 09:00 ás 12:00.
2º Encontro 4 horas (manhã)/ 09:00 ás 12:00.
3º Encontro 6 horas (manhã/tarde)
4º encontro 6 horas (manhã/tarde)

Data: 26/01 a 27/01 e 02/02 a 03/02
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 150,00 (à vista)

INGLÊS PARA FOTÓGRAFOS, CINEASTAS E PRODUTORES

Roberta Sandes (PE) | Professora de inglês, tradutora | Letras – UFPE

A Oficina é um curso básico de inglês para aqueles que precisam aprender o idioma de forma rápida e descomplicada e não dispõem de muito te
mpo para os estudos. O projeto foi especialmente concebido para quem busca resultados rápidos na aquisição de vocabulário e desenvoltura suficiente para comunicar-se nas situações de trabalho do dia-a-dia.
O participante conta com dois níveis básicos que apresentam o conhecimento necessário para se expressar nas situações cotidianas, independente do seu campo de atuação. A Oficina de inglês para fotógrafos, cineastas e produtores dispõe, além do material básico, conteúdos específicos da área de audiovisual.

Dia: 07/03 a 20/06 | quatro meses
Horário: 19:00h às 21:00h
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 1.100,00
1ª parcela R$ 350,00 (incluindo 2 livros e CDs) e 3 parcelas mensais de R$ 250,00

OFICINA DE DIREÇÃO DE ARTE

SILVIA MACEDO (PE)

Professora da Universidade Federal de Pernambuco no curso de Cinema e radio e TV, onde também desenvolve pesquisa sobre a direção de arte no cinema brasileiro. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Entre 1998 e 2003 exerceu várias atividades como como arquiteta – atuando, entre outros, na Diretoria de Projetos Urbanos (DPU) da Empresa Urbana do Recife – URB e posteriormente na CTTU. Em 2004 iniciou seus trabalhos com produção de arte, no Longa Cinema , Aspirina e Urubus, de Marcelo Gomes. Fez Direção de Arte para vários curtas e peças de teatro e em 2007 foi trabalhar no Espaço Cenográfico de J.C. Serroni onde concluiu o curso de especialização em
Cenografia e Arquitetura Cenográfica. Foi durante dois anos professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco – FAUPE, ministrando as disciplinas de Teoria da Arquitetura I e II e Expressão Plástica I e II.

Proporcionar ao aluno o conhecimento dos elementos que compõem a direção de arte –
cenografia, figurino, maquiagem e caracterização e suas aplicações na produção audiovisual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os elementos da direção de arte – cenografia, figurinos, maquiagem e caracterização
combinados para fornecer um estilo visual à obra. Relação entre a direção de arte em
diferentes enquadramentos de câmera. Problemas de escala, cor, volumes, texturas e
formas. A iluminação do ponto de vista da direção de arte. A apresentação de projetos,
planta baixa, perspectivas e maquetes.

CRONOGRAMA:

1 DIA – Apresentação da disciplina, conceitos de direção de arte e seus processos.
2 DIA – O figurino – breve história da moda no cinema – relações do figurino com a
direção d earte
3 DIA – Maquiagem, visagismo e a caraterização de personagens
4 DIA – A cenografia, estruturação do espaço, composição, desenho de plantas
5 DIA – Decupagem de roteiro – preparação de um projeto de direção de arte
6 DIA – Finalização do projeto, apresentação e debates

21|01 a 26|01
Segunda a sábado | 8 as 12h
Apenas 20 vagas
R$280,00 (parcelado em 2 X) ou R$252,00 (à vista)

 

OBSERVAÇÃO:
Forma de pagamento: presencial (parcelado) ou depósito bancário.

Caramiolas Projetos Afins Multimídia LTDA
Banco Caixa Econômica
ag. 1294 | op. 003 | cc. 0713-4

* Envie email agora reservando sua vaga para caramiolaslab@gmail.com

A vaga só será confirmada com comprovante de pagamento da primeira parcela.

Celso Costa | Enaile Lima
Caramiolas Projetos Afins Multimídia
Av. Dantas Barreto, 324 | sétimo andar | Edf. Pernambuco
Santo Antonio | Recife | PE
[81] 9605.8012 | 3082.5034

2 Comments

Leave a comment