Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Biodanza no Recife Antigo todas as terças e sextas-feiras

Biodanza no Recife Antigo todas as terças e sextas-feiras

Com o intuito de ampliar o conhecimento e atrair novos participantes e criar novos grupos, a Escola de Biodança de Pernambuco promove Aulas de Iniciação em Biodança. Cada semana acontece um módulo diferente, em que os alunos podem participar de forma independente, de acordo com o tema de interesse, com grupos nas terças ou sextas-feiras. Esta semana (16 e 19/04) o tema é o “Prazer e poder de vínculos” e na semana que vem (23 e 26/04) acontece o tema “Inteligência afetiva para inovar a vida”.

As aulas acontecem no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Recife Antigo) e são ministradas pela psicóloga e diretora da Escola de Biodança de Pernambuco, Lúcia Helena Ramos e pelo sociólogo e facilitador de biodança no Uruguai, Yamil F. Jasa. O Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro fica na Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife. Inscrições e informações pelo: (81) 99708970 / (81)95571042 / E-mail: escolabio@hotmail.com / intrared@intrared.com.uy.

Atualmente a biodança é recomendada por médicos, psicólogos e profissionais de saúde, pois já foi observado que as vivências promovem a melhoria da saúde física e mental. A metodologia já é aplicada em empresas – como forma de melhorar as relações entre os funcionários, aumentar a produtividade e concentração e elevar a auto estima, entre outros benefícios. Também vem sendo aplicada em escolas, hospitais, etc.

A biodança é um método pedagógico-terapêutico criado há mais de 40 anos pelo já falecido antropólogo, psicólogo e poeta chileno Rolando Toro. Trata-se de sistema com metodología específica que contribui para uma maior qualidade de vida e fortalece as relações pessoais, propondo um modelo de organização biocêntrica. Promove a fluidez frente aos problemas, percebendo as ameaças como oportunidades para as mudanças positivas. Possibilita o desenvolvimento de habilidades intrínsecas ao indivíduo, onde tem como referencia o conceito de inteligência afetiva para atuar no crescimento pessoal e a cooperação entre as pessoas.

Rolando Toro realizou pesquisa sobre as expectativas das pessoas em relação à vida e, com 600 respostas catalogadas, criou as linhas de potencial que a biodança desenvolve. São cinco: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. Consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações em grupo. É um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva, onde cada indivíduo aprende a expressar suas potencialidades, buscando uma vida mais integrada e plena de sentido.

SOBRE ROLANDO TORO
Mario Toro Arañeda nasceu em Concepción, Chile, em 19 de abril de 1924. Formou-se como professor na Escola Normal “José Abelardo Núñez”, em Santiago do Chile em 1943. Ensinou nas cidades de Valparaíso, Talcahuano, Pocuro e Santiago (Chile), entre 1944 e 1957. Em 1964 graduou-se na Faculdade de Psicologia do Instituto Pedogógico da Universidade do Chile. Foi responsável pela Cátedra de Psicologia da Arte e da Expressão no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Como docente do Centro de Antropologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, realizou uma pesquisa sobre a Expressão do Inconsciente e os Estados de Expansão da Consciência. Foi nomeado Professor Emérito da Universidade Aberta Interamericana de Buenos Aires, Argentina.

Entre 1968 e 1973 começou suas experiências com a Biodança (chamada neste período Psico-dança). Aplicou este sistema no Hospital Psiquiátrico de Santiago e no Instituto de Estética da Universidade Católica do Chile. Ele viveu no Chile, Argentina, Brasil e Itália. Rolando Toro foi também poeta e pintor e já publicou vários livros de poesia e psicoterapia. Ele também fez exposições de arte no Brasil e na Itália. Segundo Rolando Toro, a sua profissão mais íntima era ser poeta.

SOBRE A ESCOLA DE BIODANÇA DE PERNAMBUCO
A escola de Biodança de Pernambuco é resultado de diversas atividades realizadas pelo então chamado Grupo Pernambucano de Biodança, formado por facilitadores em Biodança, no início dos anos 80. Exemplo disso é a colaboração na organização do I Congresso Latino-americano de Biodança e V Encontro Nacional de Biodança, realizado de 19 a 23 de julho de 1982, no Rio de Janeiro. Tais atividades revelaram a necessidade de se criar uma escola de formação no estado, o que veio a acontecer em 1987, sob a direção do professor, didata em Biodança, Orlando Rocha. Em seguida a escola foi dirigida pela professora, psicóloga e também didata em Biodança, Almira Rocha. Em meados dos anos 90, a escola foi administrada por um colegiado, e, em 1996, assumiu a direção até os dias atuais, a professora, didata em Biodança e também psicóloga, Lúcia Helena Ramos.
biodanza




Leave a comment