• Facebook
  • Twitter

Arquivos

LOGO

  • Home  /
  • ENTREVISTAS   /
  • Sensei Fernando Belatto fala sobre os benefícios da atenção plena

Sensei Fernando Belatto fala sobre os benefícios da atenção plena

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por Kelly Baêta

Investir na sua saúde é o seu melhor projeto de vida! A busca de uma vida saudável deve ser nossa maior prioridade. Pensando nisso, algumas empresas e indivíduos estão buscando alternativas para aliviar o estresse. O Portal Flores no Ar conversou com o sensei Fernando Belatto, mestre em artes marciais e criador de O Despertar do Guerreiro Interno (O-DGI), e traz excelentes dicas para viver um dia a dia com mais força e disposição. Fernando falou sobre o Mindfulness, uma técnica para manter a presença e diminuir o estresse, e  O-DGI, arte marcial que está a serviço do despertar da consciência amorosa. Confira as dicas na entrevista abaixo! 

O que é Mindfulness?
Fernando Belatto: A técnica do Mindfulness é um nome dado para o conceito de atenção plena, mas, na verdade, atenção plena é um conceito que as pessoas do autoconhecimento já fazem há milhares de anos. É uma técnica que as pessoas utilizam para desenvolver a atenção no aqui e agora. Hoje em dia, a neurociência já vem comprovando os benefícios da meditação e que faz muito bem para saúde manter-se presente e conectado, pois quando perdemos a presença ficamos perdidos em nossos pensamentos condicionados, no passado ou no futuro, não permitindo viver a presença. Os exercícios do Mindfulness é isso, são técnicas que ajudam a pessoa a atingir a atenção plena, e desenvolver a presença, característica que eu chamo de Guerreiro Interno ou Eu Consciente.

O que é o Guerreiro Interno?
Fernando Belatto: O Guerreiro Interno é um nome dado para a nossa consciência, consciência plena, observadora. Quando nós somos levados pelos pensamentos, muitas vezes nós perdemos essa consciência, essa presença, então, muitas vezes fazemos ações durante o dia que nos arrependemos depois, ações inconscientes, impensadas. Quanto mais a gente age sem presença, mais a gente cria condições de levar a vida para lugares indesejáveis. O Guerreiro Interno é aquela parte em nós que tem condições de mudar padrões, é aquela consciência que entende está repetindo hábitos sem mudar. Por exemplo, uma pessoa diabética, que não pode comer açúcar, mas mesmo assim o faz, ela não está com o Guerreiro Interno acordado, está se sabotando. O Guerreiro Interno é a parte consciente em nós, é a parte que consegue sustentar o bom, consegue observar que tem maus hábitos, mas pode mudar e levar a vida para o bem, para as virtudes, para a prosperidade e para o amor.

Como ter atitudes do Guerreiro Interno no dia a dia?
Fernando Belatto: Reconheço que não é fácil, precisa de treino, prática, para alcançar esse desenvolvimento da consciência plena. Eu, particularmente, desenvolvi o método O-DGI com o objetivo de ajudar as pessoas a manterem mais presença na vida. Porém, existem algumas dicas muito simples para fortalecer esse Guerreiro Interno, como, por exemplo, fazer um minuto de silêncio por dia, fechar os olhos e observar como está se sentindo e respeitar como está se sentindo. Manter a presença conectada com o seu coração. Prestar atenção quando está cozinhando, quando está comendo, quando está escovando os dentes. Para aprofundar nesse conhecimento existem técnicas e treinamentos, a exemplo da meditação e do Mindfulness. Mas, na essência, é isso: todas as vezes que os pensamentos te levarem, volte para a presença, isso vai ajudar a manter acesa a chama do Guerreiro Interno.

Quer saber mais informações? Acesse: http://www.odgi.com.br

Faça uma aula gratuita: http://www.odginasuacasa.com.br

Related Articles