Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • Saturno entra em Capricórnio, exigindo disciplina, responsabilidade, comprometimento e estruturação

Saturno entra em Capricórnio, exigindo disciplina, responsabilidade, comprometimento e estruturação

| Da Redação Flores no Ar |

Neste dia 20 de dezembro de 2017, o planeta Saturno ingressou em seu domicílio, o signo de Capricórnio, onde fica até o dia 17 de dezembro de 2020.

Saturno é um planeta de movimento lento, permanecendo de 2 a 3 anos em um signo. Ele demora mais ou menos 29 anos pra dar a volta inteira no zodíaco. Conhecido como Chronos na Mitologia Grega, Saturno é o Deus do Tempo.

“Saturno, regente de Capricórnio, voltando pra casa, é como se o general estivesse retornando ao seu lar. Mas não vai ser uma volta leve. Ele retorna exigindo disciplina, organização, estrutura, comprometimento, responsabilidade. Ele quer a casa em ordem. Até o final de 2020, Saturno vai fazer as coisas aparecerem (junto com Plutão que está em Capricórnio desde 2008, remexendo no que estava escondido). Dessa forma, Saturno vai encontrar um pouco de tensão, porque ele sabe que o reino dele está sendo extremamente mexido, e muita coisa vai emergir”, declara a astróloga Débora Mechica, do canal Encontros Astrológicos.

Débora conta que pode ser que neste período a gente encontre uma sociedade muito mais restritiva, rígida, retrógrada, querendo voltar ao velho modelo. “As pessoas conservadoras podem sentir um empoderamento e achar que estão com o poder nas mãos e que podem tudo. Isto porque pra que alguma coisa seja derrubada essa coisa precisa estar exposta. É importante que essas energias apareçam para que a sociedade consiga ver, pra quando Saturno entrar em 2020 em Aquário (que também é regido por Saturno) aí sim a Era de Aquário vai ganhar força e Saturno vai sair derrubando tudo que é tabu, tudo que é retrógrado, limitado. Esse processo todo tem uma razão de ser. As coisas vão sair de baixo do tapete e as pessoas vão mostrar (já estão mostrando com Plutão em Capricórnio), mais ainda, suas garras, só que agora elas vão se sentir no direito de fazer, com respaldo da lei. A gente já está sentindo retrogradar em algumas coisas, mas isso tudo faz parte do processo, pra que as coisas apareçam e possam ser derrubadas, a partir de 2020, quando as grandes mudanças de fato começarão a vir, mas antes as estruturas que não são tão legais precisam aparecer para então sucumbir, cair”.

Débora Mechica explica que, “em termos pessoais, somos nós construindo as nossas estruturas pessoais, olhando pra aquilo que estamos realizando, materializando, fazendo. A verdade está aparecendo, todos nós estamos nos sentindo observados, como se estivessem câmeras observando os nossos atos. Não dá mais pra colocar as coisas embaixo do tapete. É momento de assumir a responsabilidade pra si. E mesmo que esteja difícil, não é pra desistir, é pra seguir adiante!”

A astróloga lembra que é importante cada um ver em qual setor (Casa) Capricórnio se encontra em seu mapa natal (saiba mais sobre as casas astrológicas neste link) e “ver aonde Saturno vai transitar e entender que neste setor a gente vai ter a oportunidade de solidificar, de concretizar, de trabalhar de forma coesa e responsável as energias deste setor, pra chegar aonde a gente precisa chegar. É importante também ver quais planetas Saturno vai tocar nessa passagem em Capricórnio.”

O astrólogo Carlos Harmitt, do canal Astrologia Sistêmica, lembra da importância do tempo, das etapas necessárias para realização de algo. “Saturno quando cria coisas em sua vida, ele cria coisas com fundamento e alicerce, porque ele é um planeta de estrutura firme e estável. Se você busca construir algo que realmente tenha durabilidade e significado superior, Saturno traz essa energia. É importante, portanto, eliminar as crenças limitantes que amarram seu desenvolvimento pessoal e trocá-las por crenças que sejam habilitadoras, porque aí você vai ter condições pra construir tudo o que você quer construir na sua vida em termos de prosperidade.”

“Saturno traz pra gente a noção de tempo, responsabilidade, tudo aquilo que a gente faz com comprometimento. Mas nem sempre a gente está com esse foco. Então Saturno vai nos lembrar de nos conectar com essa energia. Ele é muitas vezes tido como um planeta restritivo, porque ele vai nos chamar para fazer a lição de casa e olhar pra as coisas que nem sempre a gente está com vontade de olhar”, declara André Alquimista, lembrando que, desde o início do ano astrológico em 2017, Saturno é o regente de um longo ciclo de 36 anos.

A astróloga Carolina Leão, da Nau Astrologia, destaca que “Saturno em Capricórnio é, certamente, o tiro de misericórdia que faltava para que muita gente consiga se estruturar emocionalmente – ou não. Capricórnio é um signo de terra, frio e seco. Não se adapta, não faz concessões. É irredutível em seu foco que mira alguma coisa mais a frente que ele nem sabe mais o que é. Há sempre uma grande preocupação e um grande dilema. Enquanto câncer, seu oposto complementar, transbordar de sonho e sensibilidade, capricórnio nos indica que sem prática, realização e concentração não há crescimento possível. Saturno é um planeta frio e seco, adstringente, suga a sensibilidade. Ele traz suas lições pela perda, pelo desgaste e pelas marcas do tempo. O crescimento vem de uma nova ordem, pois aquela outra já não é mais possível para a vida.”

Carolina ressalta que as palavras-chave desse novo ciclo são: resiliência, concentração, determinação, realidade, maturidade. “Saturno em Capricórnio é o filtro para o entendimento do foco necessário sobre o que é realmente importante na vida de cada um de nós. O que Saturno em Sagitário levou não há como recuperar. O que Saturno em Capricórnio trará é a capacidade de resistir, insistir, persistir e se manter firme diante de tudo que sobrou nesses tempos. O que sobrou é o que realmente deveria ficar”.

SAIBA MAIS!

 

Leave a comment