Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • O Sol ingressa no signo de Áries, iniciando o Ano Novo Solar

O Sol ingressa no signo de Áries, iniciando o Ano Novo Solar

Por Haroldo Barros*
(Publicado originalmente no blog: http://haroldobarros.wordpress.com)
haroldobarros77@gmail.com

A escolha do dia 1º de Janeiro como data inicial do ano civil e primeiro dia do calendário nada mais é do que uma mera convenção social. A Astrologia, como “relógio qualificador do tempo” e ciência que estuda os ciclos cósmicos, indica-nos de forma diferente o início do ano, apontando-o para o momento em que o Sol entra no signo de Áries, primeiro do Zodíaco, símbolo do início e do impulso, da aventura do começar.

Precisamente às 02:14, neste dia 20 de Março, ocorre o Equinócio de Outono (para o Hemisfério Sul; de Primavera para o Hemisfério Norte), coincidindo com o momento em que o Sol chega a 0º (zero graus) de Áries. Esse momento marcante caracteriza-se por um interessante fenômeno astronômico (e simbólico): o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (a palavra “equinócio” é oriunda de “aeque nocte” = “noite igual” ao dia).

O signo de Áries, simboliza o fogo inicial da Criação, o impulso da Aventura.

Mitologicamente, Áries está associado ao mito da busca do Velocino de Ouro, em que o herói grego Jasão organiza uma expedição composta por mais de cinqüenta dos maiores e melhores heróis da Grécia, entre eles, Hércules, Castor e Pólux, Peleu, Orfeu. A bordo da nau Argo, os aventureiros, cognominados “Argonautas”, viajam até a Cólquida, na Ásia Menor, passando por mil peripécias para conquistar a pele de ouro do carneiro Crisômalos, filho de Netuno, que tinha poderes miraculosos. O leme da nau fora construído com madeira do bosque sagrado de Dodona, consagrado a Palas Athena, que lhe conferiu a capacidade de falar, guiando os navegadores.

A entrada do Sol em Áries inaugura, portanto, um ciclo em que o Cosmos nos convoca à aventura, ao arriscar-se, ao lançar-se.

Com a entrada do Sol em Áries comemoramos a Primavera Cósmica, mesmo que o equinócio seja de Primavera apenas para o Hemisfério Norte, enquanto que, no Hemisfério Sul, inicia-se o Outono. É que o signo de Áries está associado ao conceito do grande impulso e por isso à Primavera. Importante ressaltar que a palavra “primavera” vem do latim “primus + veritas” (= primeira verdade). Áries é, portanto, a primeira verdade expressa pelo sagrado círculo do Zodíaco.

E, durante a estada do Sol neste signo, temos a mais propícia época para iniciar novos projetos, lançar novas sementes ou mesmo reativar velhos projetos que andavam meio adormecidos.

Logo após a entrada em Áries, o Sol faz conjunção com Urano, o que pode colocar ainda mais fogo nesse momento, pois Urano é o grande significador de mudanças e revoluções. Fique atento, portanto, pois, nos próximos dias, você pode ter insights e inspirações que serão capazes de ajudar você a recriar ou reinventar a sua realidade e a das pessoas que estão ao seu redor.

Como reflexão, deixo o pensamento ariano, atribuído ao escritor americano Ralph Waldo Emerson:
“A criação de mil florestas começa com uma única semente.”

Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Outono e um Ano Novo Solar pleno de crescimento e prosperidade!!!

*Haroldo Barros é astrólogo

Leave a comment