Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • “No conjunto de medidas de que trata a política que estamos construindo, pensamos a composição de um Conselho Municipal de Práticas Integrativas de Saúde”

“No conjunto de medidas de que trata a política que estamos construindo, pensamos a composição de um Conselho Municipal de Práticas Integrativas de Saúde”

Por Rodrigo Cariri
Gerente UCIS Guilherme Abath

Coord. Municipal de Práticas Integrativas e Complementares

A todos os praticantes, terapeutas e pacientes de práticas integrativas e complementares do Recife.

A Prefeitura da Cidade do Recife, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, vem proporcionando aos cidadãos do Recife usuários do SUS um conjunto de práticas integrativas em vários serviços da rede municipal de saúde.

Esta história de pioneirismo é reconhecida em todo o país por termos sido um dos primeiros e ainda um dos poucos municípios que possuem uma unidade de cuidados integrais em saúde há 7 anos. Mais recentemente, na gestão do prefeito João da Costa, esta iniciativa vem se ampliando e sendo oferecida a várias comunidades de nossa cidade através da estratégia de apoio ao programa de saúde da família – PSF, que chamamos de NAPI (Núcleo de Apoio ao Saúde da Família). Este programa leva diversas práticas integrativas (Yoga, TAi Chi Chuan, Ling Gong, Acupuntura, Homeopatia, entre outras) a mais de 20 comunidades do Recife.

No transcorrer desta história observamos a rica contribuição destas práticas na construção de um Sistema de Saúde mais humano e com maior capacidade de enfrentamento das condições que levam ao adoecimento de nossos cidadãos. E é por este reconhecimento que a Secretaria Municipal vem trabalhando na construção de uma política municipal de práticas integrativas que institucionalize estas iniciativas e abra caminho para outras.

No conjunto de medidas de que trata a política que estamos construindo pensamos a composição de um conselho municipal de práticas integrativas no intuito de apoiar as iniciativas do poder público fortalecendo as práticas no território do Recife. Este conselho deve ter por finalidade a formulação de estratégias de fortalecimentos das práticas integrativas e sua inserção no SUS. Mas também está sendo pensado como um espaço de reconhecimento mútuo entre os que praticam, cuidam-se e são cuidados por estas práticas. Um espaço de produção de redes de apoio social e solidariedade. Enfim de produção de saúde.

A minuta da portaria que cria a Política Municipal e o Conselho devem ser lançados no dia do aniversário da UCIS Guilherme Abath – nossa principal referência municipal de práticas integrativas – que será no dia 16/9/11. A semana comemora a entrada de um novo setênio, como sugere a medicina antroposófica. Um novo período de novas aberturas e novos desafios.

Estão todos convidados para a semana de atividades e para o lançamento da Política. A programação completa encontra-se no nosso blog. Assim como o contato para qualquer informação.

http://ucisguilhermeabath.blogspot.com/

Grande Abraço,
Rodrigo Cariri

Leave a comment