Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [MALLIKA FITTIPALDI] Afinal o que é Reiki Tradicional?

[MALLIKA FITTIPALDI] Afinal o que é Reiki Tradicional?

Por Mallika Fittipaldi *|

Sensei Mikao Usui

Tendo em conta que chamamos de tradição a transmissão de conhecimentos, poderes, métodos, ritos, usos, crenças etc., de mestre para o discípulo, o Reiki Tradicional nada mais seria que os conhecimentos que foram transmitidos do sensei Mikao Usui para os seus alunos. Os saberes ou herança que o sensei Mikao Usui deixou estão preservados na sociedade que ele criou no Japão, a Usui Reiki Ryoho Gakkai. Essa foi a raiz original do Reiki e todas as outras linhas descendem dela.

A Gakkai possui dois tipos de associação para novos membros:
Membros Certificados – candidatos ao estudo do Reiki que não podem ser estrangeiros nem terem praticado o Reiki Ocidental. Se aprovados aprendem o nivel I e depois são submetidos a uma prova aplicada por professores existentes na Gakkai para saber se estão preparados para aplicarem Reiki. Quando começam a ministrar o Reiki recebem o certificado e quiçá dez anos depois eles recebam o certificado do nível II e nada mais. Não há a formação professores.

Amigos da Gakkai – recebem o Reiju, mas não recebe treinamento nenhum. Nesta Sociedade (desde o início), só são admitidos japoneses e, aqueles que são admitidos, não são autorizados a ensinar Reiki fora da Gakkai. Hoje em dia, a Gakkai se mantém cerrada entre muros e nenhuma informação entra ou sai.

Assim sendo, não temos no ocidente o que muitos pensam que alguns mestres privilegiados têm, ou seja, o Reiki Tradicional de Mikao Usui.

Contudo, sensei Usui formou diversas pessoas no Reiki na sua tradição, entre elas Chujiro Hayashi, que recebeu o Shinpiden (Mestrado Ocidental) de Usui em janeiro de 1925, aos 47 anos de idade, pouco antes da morte de sensei Usui (09 de março de 1926). Hayashi criou a sua associação “Hayashi Reiki Kenkyu Kai” (Associação Hayashi de Pesquisa e Tratamento Reiki). Graças ao sensei Chujiro Hayashi o Reiki se espalhou pelo mundo. Chujiro Hayashi morreu no dia 11 de maio de 1940. Depois da sua morte, sua esposa Chie Hayashi continuou com a “Hayashi Reiki Kenkyu Kai”, quando ela parou com suas atividades, seus dois filhos não quiseram dar prosseguimento ao Reiki. Em decorrência, a Hayashi Reiki Kenkyu Kai foi encerrada. Essa é a Tradição de Hayashi.

Ora, “A necessidade é a mãe da invenção”, ou seja, quando se realmente deseja ou precisa, pensa-se em soluções criativas para os problemas. Como a Gakkai não formava Shihans, alguns membros da Gakkai decidiram alcançar o mesmo grau de sensei, fora da Sociedade. Entre eles o senhor Hiroshi Doi que possui somente o grau II da Gakkai e decidiu criar o seu próprio sistema de Reiki: o Gendai Reiki-Ho. Criando outra Tradição.

Mas não para por aí! Outros reikianos introduziram técnicas variadas ao sistema de cura Reiki formando novas escolas e outras tradições. Contudo, conhecimentos Tradicionais da Gakkai chegaram ao ocidente. Conhecimentos que foram divulgados pelo Master alemão Frank Arjava Petter, pelo senhor Hiroshi Doi, por Mark Hosak e Walter Lubeck, entre outros.

Isso levanta a questão de que o Reiki Tradicional de Usui está se perdendo pela atitude dos seus praticantes (não todos). Dessa forma, o uso do termo Reiki Tradicional de Usui deve-se mais ao respeito ao sensei Mikao. O Reiki que transmito nos cursos está ligado à Tradição de Hawao Takata. No modelo que nos deixou, com rituais de sintonização que diferem da Gakkai, estou também a usar mesma designação da Mestra Takata: Reiki Usui Shiki Ryoho (que significa Método de Cura Natural Reiki de Usui). E a maioria dos mestres que ensinam Reiki no ocidente vêm da linhagem de Hawayo Takata, que nasceu em uma ilha do Havai nos EUA, não no Japão, logo, nunca fez parte da Usui Reiki Ryoho Gakkai. Mas, dentro da linhagem, ela descende do Sr. Chujiro Hayashi e consequentemente do Dr. Mikao Usui, mesmo sem nunca ter feito parte da Gakkai.

No ocidente, outras tradições têm por base o sistema do mestre e fundador do Reiki Mikao Usui Reiki, porém acrescentam diferentes técnicas ou símbolos:
>> O Reiki Xamânico, cuja abordagem é mais vivencial e utiliza cristais e sons como estímulos;
>> O Reiki Karuna, que utiliza símbolos, além dos três tradicionais;
>> O Reiki Estelar, que acrescenta coisas próprias à sua metodologia, como diferentes técnicas de limpeza e proteção energética e a utilização da vibração das cores através dos raios de luz;
>> O Reiki Tibetano, que é uma técnica de Cura e Ascensão canalizada no Antigo Tibet.
>> E outros: Reiki, Karmic Reiki, Soulmate Reiki, Fusion Reiki, Angel

* Mallika Fittipaldi é terapeuta Holística, hipnóloga, Sensei Reiki e palestrante.
Contato: 99621.2409 (Whatsapp) | mallikafittipaldi@hotmail.com

Leave a comment