Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • ‘A importância de falar em público’

‘A importância de falar em público’

Por Paulo Marques*
paulomarquestrvp@gmail.com

É preciso ter consciência de onde vem nossa dificuldade para falar em público. Faz-se importante para isso relembrarmos situações passadas em nossa vida onde, na maioria das vezes, por questões da educação tradicional, fomos reprimidos e até mesmo castigados sem atinarmos sequer para os motivos pelos quais isso acontecia. Desse modo, nossa espontaneidade foi sendo reprimida. E assim nos tornamos inibidos no convívio social, passando a ter medo de falar diante de estranhos e em situações fora da rotina diária.

Ao nos depararmos com situações importantes em nossa vida de adulto, passamos a sofrer consequências dessas repressões. Como tudo na vida envolve relacionamentos, a comunicação fica comprometida dificultando o convívio social, familiar, profissional e até mesmo amoroso. Passamos a ter medo de falar diante de pessoas dentro e fora da rotina diária.

Buscar ferramentas eficazes que nos ajude a solucionar o problema ‘na origem’ utilizando nossas forças reguladoras internas é o ideal. Em agosto próximo estarei facilitando o curso ‘Desenvolvimento Pessoal através da Expressão Verbal’, na Holamais, em Boa Viagem, sendo uma boa oportunidade para quem deseja promover as mudanças necessárias a fim de resgatar sua expressão natural, livre de entraves diante de qualquer pessoa, em qualquer situação.

No dia 31 de julho/2014, haverá uma Roda de Diálogos aberta para quem quiser saber mais sobre o curso. Confira todas as informações aqui!

* Paulo Marques é psicólogo e psicoterapeuta Holístico

Leave a comment