Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • ‘Era de Aquário e o Despertar da Humanidade’

‘Era de Aquário e o Despertar da Humanidade’

Por Haroldo Barros
(publicado originalmente em: http://haroldobarros.wordpress.com)

O leitor internauta Antônio nos envia a seguinte pergunta:

“Algumas pessoas dizem que a era de aquário começou no dia 14/02/2009, porém, alguns dizem que teremos de fato o inicio dela no seculo de 2600…

Enfim, já estamos vivendo essa nova era?”

Obrigado por sua participação, Antônio!

Muito se tem falado acerca da Nova Era e da transição da Era de Peixes para a Era de Aquário, sobretudo na última década. Qual, porém, é o verdadeiro significado dessas expressões?

Vejamos: quando do Equinócio de Primavera (para o Hemisfério Norte) e Outono(para o Hemisfério Sul), ou seja, no momento em que o Sol entra no Ponto inicial do Zodíaco, a 0º (zero graus) de Áries, o ponto vernal está apontando para uma determinada região do Céu, em outras palavras, para um dos doze signos zodiacais.

Pois bem, define-se como Era Astrológica o período em que o ponto vernal transita por um signo, até que, graças ao constante movimento celeste (e terrestre), passa a percorrer um outro signo, o que ocasiona uma transição entre eras. Esse período é de aproximadamente 2.160 anos.

 

Era de Peixes e Era de Aquário

 No momento, estamos vivendo a transição da Era de Peixes para a Era de Aquário.

Na Era de Peixes, ou seja, durante os últimos 2.000 anos, vivenciamos mais de perto as vibrações piscianas de contemplação e doação. Assistimos ao nascimento e crescimento da religião que se baseia em conceitos como estes: o Cristianismo, cujo fundador tem o peixe como símbolo. Aliás, Jesus, personalidade máxima dessa Era, o pescador de homens e aquele que caminhava sobre as águas, é chamado, em grego, de ICHTHYS, palavra que significa “peixe”.

Na Era que se inicia, a de Aquário, esperamos uma maior conscientização do ser humano no que tange à realidade planetária e ao humanitarismo. Devemos nos voltar mais para as questões sociais e abolir as fronteiras que dividem os povos.

 

Evolução e Revoluções

 Urano, regente do signo de Aquário, promete revoluções e mudanças. Não através de guerras, mas sim através de uma crescente percepção, por parte do ser humano que habita esta linda bola azul girando pelo Universo afora, de que as coisas todas estão relacionadas entre si, tudo fazendo parte de uma intrincada e infinita rede.

Sob a proteção do Céu, que nos guia, ensina, orienta e modela, o Homem do Terceiro Milênio haverá de perceber a necessidade de uma profunda e definitiva revolução paradigmática, não por uma questão filosófica, ou ainda meramente ecológica, como uma tentativa meio que desesperada de salvar a existência do planeta; mas sim por uma total integração do Homem com as dimensões do Sagrado. E com a recente entrada de Urano em Peixes, tivemos mais uma possibilidade de ampliarmos a nossa percepção acerca do advento da revolução que convida a Humanidade a essa(re)integração ao Cosmos.

Em outras palavras, como nossos antepassados, perceber as estrelas como pequenos furos num tecido escuro, através dos quais podemos vislumbrar a infinita Luz que o Criador nos reserva.

Assim, façamos nossas as palavras do grande Paracelsus: “Para entender corretamente o significado da Astrologia, é necessário entender e perceber a íntima relação e a identidade do microcosmo e do macrocosmo e sua interação mútua”.

Entender e perceber essa relação é perceber e entender a própria identidade cósmica do Homem.

E todo o significado que o Universo nos lega!!!

Leave a comment