Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   / Chamo Estrela   /
  • [CHAMO ESTRELA] A longa temporada de Marte em Gêmeos – a batalha das narrativas, a guerra entre irmãos, a mente cortante

[CHAMO ESTRELA] A longa temporada de Marte em Gêmeos – a batalha das narrativas, a guerra entre irmãos, a mente cortante

20/08/2022, 04h57 min, Brasília/DF

Por Ana Ghandra* |

Neste dia 20 de agosto, temos a entrada de Marte no signo de Gêmeos, onde ficará por sete meses (até 25 de março de 2023), ativando a área do nosso mapa onde se encontra Gêmeos, como também trazendo energia para os assuntos geminianos da sociedade como um todo.

Gêmeos é o terceiro signo do zodíaco, regido por Mercúrio (Hermes na mitologia grega), possui como elemento o ar (que traz inteligência e capacidade mental) e tem qualidade mutável (que permite sua versatilidade). É o eterno estudante, aquele que comunica, que faz as trocas, que repassa a informação, o jornalista, o comerciante, o que está aqui, ali e acolá, sem endereço fixo. Logo, Gêmeos tem relação com todo tipo de mídia, comércio, escola, transporte, vias e estradas.

Em seu símbolo, vemos os 2 irmãos (Castor e Pollux, que na mitologia grega eram irmãos por parte de mãe, mas tinham pais diferentes). Por isso Gêmeos nos remete à relação entre irmãos, parentes, vizinhos, onde há um vínculo, mas este vem de um lugar mais suave (lembrando seu elemento ar e sua mutabilidade), fazendo de Gêmeos um signo voltado mais para superficialidade do que para as profundezas.

Já Marte é o planeta que, na Astrologia, consideramos como sendo da guerra e dentre suas características podemos citar: aquilo que corta, que penetra, que rompe, que age de forma impulsiva, mas também certeira; aquele que alista para a batalha, aquele que não teme e tem coragem suficiente para trilhar caminhos não antes percorridos. Todos estes desdobramentos também se referem às associações feitas com os signos regidos por Marte: Áries (em seu domicílio diurno) e Escorpião (no domicílio noturno).

Marte leva dois anos para completar sua volta ao redor do Sol e a cada ciclo de translação ele retrograda uma vez. A última retrogradação se deu no signo de Áries, de setembro a novembro de 2020. Desta vez, Marte ficará retrógrado de 30 de outubro (a 25 graus de Gêmeos) até 12 de janeiro de 2023 (a 8 graus de Gêmeos).

Nós astrólogas e astrólogos observamos o mapa de entrada, o mapa do início da retrogradação, como também o mapa do movimento direto para sabermos como este Marte irá conversar com os outros planetas e, a partir disso, termos pistas do que ele irá ativar, desafiar, implicar, revelar.

Marte passando por Gêmeos fará bons diálogos com Júpiter em Áries e Saturno em Aquário, mostrando que há respaldo da justiça (Júpiter) e das estruturas (Saturno) para que este Marte não haja de maneira trambiqueira (Hermes na mitologia poderia ser bastante indigno de confiança). Porém, este Marte fará uma quadratura com Netuno em Peixes, mostrando que as palavras (Gêmeos) podem vir recheadas de promessas (Netuno) e muitas dessas se mostrarão ‘ouro de tolo’. Porém com Saturno e Júpiter auxiliando Marte, existirão testes para verificar a veracidade e ética do que é dito, o que traz um certo alívio.

Mesmo assim, Marte em quadratura com Netuno (exato dias: 12 de outubro/2022, 19 de novembro/2022 e 14 de março/2023) fala de contaminação (Gêmeos tem conexão com pulmão e respiração e Netuno com aquilo que é invisível aos olhos), como também de distúrbios mentais (ansiedade, depressão, ataques de pânico). Este aspecto também pode indicar fake news e todos os tipos de golpe e mentiras. Podemos ficar na berlinda entre duas escolhas,, indecisos e sem rumo. Portanto, será necessário atenção a toda proposta que nos chega com uma roupagem muito perfeita, parecendo um sonho, como também estar mais consciente do que se deseja para escolher o melhor caminho.

Quando juntamos o planeta da guerra com o comunicador do zodíaco, podemos esperar que as palavras (Gêmeos) possam ser usadas como arma (Marte) e que disputas (Marte) sobre a informação (Gêmeos) são prováveis.

Em um mapa Natal, Marte em Gêmeos evidencia o pensamento rápido, muitas vezes fala sem pensar e com agressividade. Bom para oradores, advogados, jornalistas e todo aquele que precisa usar a palavra com força e coragem. É também um indicativo de destreza com as mãos, e uma certa disputa (Marte) entre irmãos (Gêmos). Sua mente bastante acelerada muitas vezes pode trazer desafios na comunicação com os outros, como também em relaxar e se aquietar.

O fato de Marte estar retrógrado, durante o final deste ano, nos dá indícios dos desafios a serem ultrapassados nas eleições presidenciais, referente às informações, comunicações, trâmites das mudanças a serem efetivadas. Podem haver atrasos, enganos, desencontros e má interpretações sobre o que estiver ocorrendo. A imprensa (simbolizada por Gêmeos) pode sofrer ataques (Marte) e algumas mudanças podem ocorrer neste ramo, desde fechamentos, novas tecnologias, novos arranjos.

Vou citar o que este Marte retrógrado pode afetar em cada casa do mapa, a partir do ascendente (se você não sabe seu ascendente há sites gratuitos onde é possível descobrir).

Casa 1 (ascendente em Gêmeos) – Marte transitando por sete meses na sua Casa 1 indica que você estará bem ativo mentalmente. Pode iniciar algo com algum amigo ou de forma autônoma relativo à comunicação. Muitas trocas, muitas informações, muitas mudanças, pequenas viagens são possíveis. Pode ser necessário fazer algum tipo de seleção para não se perder neste mar de ideias e focar em algo realmente duradoruro.

Casa 2 (ascendente em Touro) – Marte transitando na sua Casa de finanças e valores pode trazer alguns desafios em como lidar com tantas mudanças nesta área que é tão cara pra ti. Atenção para as suas finanças e com suas posses podem haver perdas ou enganos. Há também a chance de você ter novas ideias em como fazer mais dinheiro, relativo ao comércio, comunicação, cursos.

Casa 3 (ascendente em Áries) – Com Marte na sua Casa de comunicação você pode estar cheio de ideias, juntando informações, fazendo cursos e viagens. A sua relação com vizinhos, irmãos, parentes pode estar bem ativa nos próximos sete meses. Atenção com meios de transporte, podem ocorrer acidentes. Como Marte é o seu regente, ele tem um efeito intenso em você, que estará com uma roupagem mais geminiana (leve, curioso, fazendo várias coisas, abrindo várias frentes).

Casa 4 (ascendente em Peixes) –  Com Marte passando na Casa 4, sua vida íntima e privada estará bastante ativa estes próximos sete meses. Assuntos relativos à família, imóveis, lar estarão no seu foco agora. Podem ocorrer mudanças de casa ou desafios relativos a alguém da família. A vida doméstica pode ser cenário de muitas ideias e produção intelectual (como escrever um projeto ou livro). Aqui Marte atrapalha um pouco a tranquilidade pisciana, portanto discussões e disputas entre as pessoas que compartilham sua vida íntima são possíveis.

Casa 5 (ascendente Aquário) – Com Marte passando na Casa do romance e criatividade, você estará empenhado em projetos criativos que exigem de você dedicação e disciplina (lembrando que Saturno está aqui na sua casa, exigindo de você maturidade). Algum amor do passado pode voltar (durante a retrogradação), ou novos amores podem surgir durante este longo trânsito. Assuntos relativo a filhos também podem surgir.

Casa 6 (ascendente Capricórnio) – Com Marte passando pela sua Casa da rotina e trabalho, sua mente estará bastante ativa para o trabalho. Podem surgir novas ideias relativas às suas atividades cotidianas, como também precisar encarar problemas de saúde relativos à mente (ansiedade, insônia, depressão). Bom para aprender mais sobre sua saúde mental e como sua relação familiar pode interferir nos seus pensamentos.

Casa 7 (ascendente Sagitário) – Com Marte passando por sete meses na sua Casa das parcerias é óbvio que suas relações estarão em foco agora. Você pode viajar com alguém parceiro, fazer um curso juntos, reencontrar uma relação do passado, como também enfrentar desafios, discussões, disputas com alguma parceria do passado que agora exige de você uma decisão.

Casa 8 (ascendente Escorpião) – Com Marte passando pela Casa que tem conexão com você (Casa 8), você pode estar bastante interessado em assuntos relativos à sexualidade, intimidade, profundezas da psique humana. Mas com Gêmeos aqui você é mais curioso do que sentimental. De qualquer maneira serão sete meses que você pode enfrentar alguma crise (saúde, vida íntima, romance) que exige de você destreza mental e firmeza no pensamento. Pode ser interessante alguma pesquisa sobre suas questões profundas. Você poderá encontrar respostas nesta investigação.

Casa 9 (ascendente em Libra) – Com Marte transitando por sete meses pela sua Casa relativa a longas viagens, formação acadêmica e visão de mundo, você pode estar planejando alguma viagem ou curso que expanda sua vida. Como Marte rege sua casa de parcerias, pode haver desafios na parceria ou uma necessidade de ampliar seu olhar para aquilo que você antes não percebia. Podem também surgir questões no trabalho ou com filhos que exigirão inteligência e rapidez.

Casa 10 (ascendente em Virgem) – Com Marte transitando pela sua Casa da carreira é claro que estes próximos meses você estará em evidência com algo que você faz, diz ou escreve. Podem ter alguns contratempos relativos a pessoas de autoridade (disputas, discussões ou desencontros) que você precisará estar atento para não ser mal interpretado. A quadratura de Marte com Netuno te atinge porque Peixes (onde Netuno está) é seu signo complementar. Sua parceria pode passar por algum desafio e exigir de você maturidade e uma resposta rápida.

Casa 11 (ascendente em Leão) – Com Marte transitando na sua Casa das amizades, coletivos e objetivos você pode estar se associando com outras pessoas, buscando um objetivo comum. Porém pode haver desafios a serem ultrapassados referente à comunicação. Suas crenças podem ser questionadas e será necessário estar atento para não dizer algo que irá se arrepender também. Pode ocorrer alguma viagem com algum amigo que te trará expansão, mas também contratempos. Atenção com recursos compartilhados, você pode sofrer perdas por um excesso de credulidade.

Casa 12 (ascendente em Câncer) – Com Marte transitando pela sua última Casa, você terá sete meses para reavaliar seus últimos dois anos e selecionar quais lembranças e memórias merecem ser cultivadas e quais precisam ser encerradas. A passagem de Marte na Casa que se refere ao inconsciente, àquilo que não podemos controlar, pode exigir que você enfrente seus fantasmas mentais mais escondidos e talvez seja necessário buscar ajuda ou algum auxílio profissional para percorrer esta jornada. Insônia, ansiedade e depressão são os indicativos quando este posicionamento não é bem assimilado. Meditação e compreensão de seu inconsciente (através dos sonhos ou algum tipo de terapia) podem te trazer chaves para os labirintos da sua psique.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment