Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • GALERIA   /
  • ‘Céu e Terra’, por Laura Tamiana

‘Céu e Terra’, por Laura Tamiana

Céu e Terra é um projeto de foto, vídeo e áudio, criado por Laura Tamiana a partir de seu encontro com um sítio agroecológico no sertão da Bahia, chamado Epicentro Marizá. Propõe sentir e pensar temas como a relação com a natureza, a produção dos alimentos que comemos, o sentimento de conexão, os ciclos da vida, o tempo.

Céu e Terra_divulgação

Por Laura Tamiana

Quando fui pela primeira vez no Epicentro Marizá, sítio agroecológico no sertão da Bahia, ouvi da Marsha, criadora do local, que ‘todo ser humano precisa de céu e terra pra viver’. O céu são as ideias, os pensamentos, os sonhos. A terra é a base, o sustento, o alimento, a prática, o dia-a-dia.

Minha ida em Marizá marcou o começo de um desejo mais profundo de integração com a natureza, seus ciclos, meus ciclos. Lá, experimentei um sentimento de conexão comigo e com o todo numa forma que ainda não conhecia. Um sentimento que intuo ser o princípio de tudo, a centelha que nos move pela vida. A partir daí, veio a vontade de seguir ao encontro de iniciativas transformadoras, principalmente no que toca a relação com a terra, as sementes, a produção e o consumo de alimentos. Comecei voltando algumas vezes em Marizá e tenho andado por aí em busca de outros encontros. Compartilhar essa experiência na forma de criação em fotografia e vídeo veio como um fluxo natural.

Céu e Terra é um projeto de artes visuais em constante construção, pra compartilhar criações, inspirações, ideias e práticas ao longo dessa minha caminhada.
Faltou dizer que nesse período também aprendi a subir em árvores (nunca é tarde!). E descobri em duas delas – a Vovó e o Vovô, cajueiros centenários moradores de Marizá – dois dos meus lugares preferidos no mundo. Harmoniosas conexões entre Céu e Terra.

******
Ficha técnica:

Céu e Terra – Artes visuais ao pé da árvore

Criação: Laura Tamiana
Cenografia: Eduardo Albergaria, Anna Nova e Poliana Savegnago
Som – edição e criação: Helder Vasconcelos
Agradecimentos: Marsha Hanzi, pela inspiração; Renata Pires, por mostrar o caminho; Tatiana Devos Gentile, pelo apoio técnico e criativo; os projetos visitados e todos que cederam suas imagens e histórias; minha equipe, pela parceria.

laura tamiana (16)

laura tamiana (1) laura tamiana (2) laura tamiana (3) laura tamiana (4) laura tamiana (5) laura tamiana (6) laura tamiana (7) laura tamiana (8) laura tamiana (9) laura tamiana (10) laura tamiana (11) laura tamiana (12) laura tamiana (13) laura tamiana (14) laura tamiana (15) laura tamiana (17) laura tamiana (18) laura tamiana (19) laura tamiana (20) laura tamiana (21) laura tamiana (22) laura tamiana (23)
laura tamiana (25) laura tamiana (26) laura tamiana (27) laura tamiana (28) laura tamiana (29) laura tamiana (30) laura tamiana (31) laura tamiana (32)

laura tamiana (24)

 

Leave a comment