Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Curso de Formação em Técnicas de Meditação tem início dia 9/3 no Recife

[AGENDA PE] Curso de Formação em Técnicas de Meditação tem início dia 9/3 no Recife

O terapeuta Ayurveda e instrutor de Yoga Fernando Sujan inicia em março de 2019, no Recife,  o ‘Vidya Yoga – Curso de Formação em Técnicas de Meditação’. O curso é formado por cinco módulos, sendo um por mês, sempre nos finais de semana (sábado e domingo), das 8h às 17h, no Espaço Qi, em Casa Amarela.

“O propósito do curso é formar terapeutas que possam trabalhar com as mais variadas técnicas de meditação, e com as meditações milenares do Yoga, em particular. Propomos também a quebra do paradigma “meditação”. Para a maioria, meditação implica em ficar horas sentado na posição de yogi, ou “acalmar a mente”. Em ambos os casos, embora algumas escolas usem essas técnicas, implica numa visão limitante do que realmente é meditação e seus mais variados usos”, explica Sujan.

“Por definição, meditação é tudo aquilo que você possa fazer, estando absolutamente presente. Assim sendo, é possível meditar lendo um bom livro, conversando com um amigo, olhando nos olhos da pessoa amada, dançando, observando a natureza ou, apenas sentando em silêncio…”, declara o facilitador.

TÉCNICAS ABORDADAS
Meditação ativa: Canto, dança, catarses e expressão corporal onde o corpo possa ser o veículo para o estado de presença e expansão da consciência.

Meditação passiva: silêncio, foco, presença, respiração, desidentificação do pensamento compulsivo.

Mantras: (instrumento para conduzir a mente). Combinações fonéticas, sons que ativam núcleos da nossa mente e do cérebro. Através das ressonâncias esses sons agem sobre os sistemas: nervoso, endócrino e psicofísico. Dessa forma, são capazes de dissolver bloqueios energéticos e espirituais.

Meditações guiadas: onde o meditador é guiado pela voz do mestre ou de um interlocutor, para acessar outros níveis da realidade sutil, expansão da consciência.

Bhajans: “Cantos sagrados”, que induzem a expansão da consciência, uma forma de conexão com a centelha de luz, dentro de cada um de nós, a devoção ao divino através da música.

Meditação dos cinco elementos: técnica onde os elementos que formam o universo físico e sutil (éter, ar, fogo, água e terra), são usados como veículo para curar memória de vidas passadas (Samskaras), dos corpos físico e sutil. No corpo sutil a vibração sonora de cada Bija Mantra em cada chakra, alinha, purifica os Nadis e expande a consciência.
No coro físico, elimina Ama (toxinas), geradas pela mente, estimula o fluxo do Prana.

Indicado para mulheres com problemas no ovários e trompas e homens com problemas de ejaculação precoce e disfunção erétil. Também indicado para pessoas com depressão, pânico e outros distúrbios e Vatta.

Meditação dos Chakras: realinhamento dos chakras, equilíbrio do fluxo da energia vital (Prana), através das cores, dos “bijamantras”, da escala musical.

Pranayamas: A respiração, o controle da mente e o orgasmo são os três constituintes do potencial de transcendência e podem ser harmonizados e conscientemente controlados através do Prana.
Prana pode ser traduzido como “energia da vida”. Yama é “controle”, assim, Pranayama é a abosorção, controle e distribuição da energia vital (Prana) para os orgãos, plexos nervosos e Chakras através das Nadis.

Nada Yoga: É um antigo sistema metafísico indiano. Baseiam-se na premissa de que todo o cosmo e tudo o que existe no cosmos, incluindo seres humanos, consiste de vibrações sonoras, chamadas Nāda. Este conceito sustenta que é a energia sonora em movimento e não a matéria e as partículas que formam os blocos de construção do cosmos.

Mudras: são gestos de consciência que podem também levar aos estados de consciência que simbolizam. Uma metafisica do gesto onde pensamentos e sentimentos, uma manifestação física do ritmo cósmico. Shiva personifica o eterno movimento do universo, que exercem influência sobre a psique. A dança de Shiva simboliza a destruição do mundo da ilusão.
Os gestos, sinais e posturas que substituem a linguagem corporal, da vida e dos sentidos, estados insondáveis do pensamento que a linguagem verbal não é capaz de exprimir.
O estado que as mudras provocam são chamados de Rasas (o amor, a alegria, a raiva, a tristeza, o orgulho, o medo, a indignação e a admiração). Cada uma dessas Rasas pode emergir no decorrer da prática das Mudras até que se chegue a paz e ao silêncio.

Kriyas: são técnicas utilizadas com a finalidade de desobstruir as Nadis através do processo denominado Sat Karma. São técnicas de limpeza ou purificação do sistema respiratório, do tubo digestivo, do estômago, dos olhos, compostas de auto massagem, exercícios para os olhos, do cólon e do cérebro. São seis os processos de limpeza Sat (seis) Karma (ação). As seis ações geram a purificação do corpo, preparando-o para a prática de asanas e pranayamas.

1. Kapalabhati: limpeza das vias respiratórias através de pranayamas e Bandhas.
2. Tratak: exercícios para purificação dos olhos.
3. Nauli: auto massagem e tonificação abdominal com o óleo indicado para o Dosha.
4. Dhauti: limpeza do trato digestivo, dentes, língua, gengivas e garganta.
5. Vasti: lavagem intestinal usando água morna e salgada (Dinacharya)
6. Neti: limpeza nasal, feita com água morna e salgada (Jala Neti).

Mandala de Cura: técnica onde o tarô e a energia da egrégora do grupo abre um campo de diálogo onde se torna possível a cura de questões sistêmicas referentes a karmas pendentes dessa e de outras vidas.

Yoga de Samara: O Yoga de Samara é uma arte de movimento inspirada na ciência dos movimentos, ensinada durante séculos em algumas irmandades de dervixes. É uma prática psicofísica gentil que tem efeitos positivos sobre os diferentes sistemas do corpo, sobre o funcionamento dos órgãos, o estado muscular, a concentração, a memória, o sono e, de fato, especialmente o equilíbrio físico e psicológico.

Samyama: é um termo sânscrito, que significa contenção. Samyama é o conjunto formado por Dharana (concentração), Dhyana (meditação), e Samadhi (iluminação ou expansão da consciência), sendo que cada estágio é o aprofundamento do anterior.

Pujas: adoração em que o devoto pratica e o japa ou recitação. Envolve uma sequência de rituais em que, durante a cerimônia, a primeira etapa envolve a invocação da divindade, geralmente com entoação dos mantras ou de rezas simples.
O simples fato de agradecer e desejar coisas positivas e saudáveis gera uma atitude psicoemocional favorável ao desenvolvimento espiritual. Então podemos traduzir Puja como transmissão deste tipo de energia.

DATAS
Módulo 1 – 09 e 10 de março de 2019

Módulo 2 – 06 e 07 de abril de 2019

Módulo 3 – 04 e 05 de maio de 2019

Módulo 4 – 08 e 09 de junho de 2019

Módulo 5 – 06 e 07 de julho de 2019

LOCAL
Espaço Qi – Rua Conselheiro Ribas, 89, Casa Amarela, Recife/PE

INVESTIMENTO
R$ 350,00 por módulo
Obs.: O pagamento deve ser realizado no dia 5 de cada mês (O pagamento do curso a vista tem 10% de desconto).

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
(81) 99560.6449 | 98496.0222 (Zap)

Vagas limitadas!

Leave a comment