Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • [LUNÁRIO] Lua Minguante – fruto, consumação, descanso

[LUNÁRIO] Lua Minguante – fruto, consumação, descanso

| Por Raphael Bruno |

Na fase Minguante, a influência lunar assume outra coloração sobre nós. É um bom momento para desacelerar e parar de insistir no que não “dá pé”, abrir mão de alguns padrões de pensamento, comportamento, vícios, falar menos e, literalmente, minguarmos junto com a Lua.

Nesse momento, podemos gerar intenções como: “eu me desapego do hábito de me comparar com os outros.” ou “Eu deixo ir qualquer ideia condicionada sobre alguém”. A Lua nos lembra de que a escuridão é parte integrante da luz: não podemos ter luz sem sombra e sombra requer a luz.

A tensão construída na Lua Cheia foi liberada e a fruição do ciclo está se completando. Nosso sistema físico (glândulas/metabolismo) e energético (chakras) estão desacelerando, o que facilita nosso modo de reação ser mais interiorizado, introspectivo.

Estamos sem pressa entrando na fase zero, na escuridão da semente. O repouso depois da colheita. É momento de distribuir informação. Ensinar, compartilhar, escrever e registar diários são formas maravilhosas de se envolver com essa energia. Fazemos uma retrospectiva de nossa experiência na Lua Cheia que trouxe uma explosão de energia e deixou alguns de nós empoderados, firmes e outros desorientados e frágeis, sem saber o que fazer diante desse IMPULSO da natureza.

A chave para vivenciar tal experiência com equilíbrio é a concentração mental, em cada fase, em cada assinatura energética que a Lua imprime no seu ciclo e que deve ser construída (concentração mental), tijolo por tijolo desde a Lua Nova.

A palavra-chave nesse momento é FRUTO. Lembre-se de que sua força pessoal é propulsora da sua prosperidade. Abandone qualquer pensamento de dúvida sobre suas capacidades de execução e consolidação. É também um bom momento para arrumar as contas e o lar doméstico. Um momento maravilhoso para doar itens que não lhe servem mais ou para eliminar coisas e relacionamentos que invadem seu jardim psíquico e emocional.

É oportunidade de deixarmos o velho definitivamente através de um desapego maior e mais atencioso, para fortalecer uma renovação mais completa e profunda. Na fase Minguante, nos limpamos interna e externamente, agradecemos os resultados, preparamos o solo e separamos as melhores sementes a serem plantadas no porvir Lua Nova.

A Natureza, em seus ciclos, nos dá essa oportunidade de repensar, refazer, replantar nossas ações, nosso comportamento e a forma de seguir no mundo.

É a cadência da vida em ritmo e harmonia perfeitos.

A Lua minguante é
quando a vida outona.
e tudo recessa.
Vejo apenas a nudez e o silêncio da Lua que myingua
ante ao furor de todo o resto.
E eu que não cesso mesmo no ermo existir
apenas minguo…

A Lua nova
é quando a vida retorna
e a vida segue.
Então revoando venho eu com meu bando (agora novo)
Menos solitário lobo (no meu existir)
Vou sendo seiva que sobe (ante a gravidade do tempo que passa)
Sigo a partir de todo impulso de quem desceu profundo em mim.

Fonte: Lunário – a Lua meu calendário

Raphael Bruno – Yoga & Terapia do Som
https://www.facebook.com/TerapiaDeSom/

Leave a comment