Chuva de meteoros Omega Scorpiids
Por Haroldo Barros (artigo publicado originalmente no blog do autor: http://haroldobarros.wordpress.com/)
Espetáculo nos Céus: os Omega Scorpiids atingem seu máximo. Fácil visualização, em torno das 23h30 dos dias 4, 5 e 6 de Junho de 2013.
Uma chuva de meteoros acontece quando o planeta Terra passa pelo rastro de algum cometa. Popularmente conhecidos como estrelas cadentes, os meteoros são, na verdade, traços luminosos causados pela rápida passagem de corpúsculos na alta atmosfera do nosso planeta. No momento em que penetram em nossa atmosfera, sofrem os efeitos do atrito e entram em incandescência, proporcionando um belíssimo espetáculo visual, privilégio reservado àqueles que têm por hábito esquadrinhar as regiões celestes.
Ao longo do ano, há vários momentos em que podemos observar esse belo fenômeno celeste.
Nestes dias 4, 5 e 6 de Junho, os Omega Sorpiids atingem seu máximo, chegando a um gradiente de 6 bólidos por hora.
Esses meteoritos são chamados Omega Sorpiids porque o seu radiante (a região do céu de onde parecem se originar) está localizado próximo à estrela Omega na constelação de Scorpius.
O mapa mostra a posição da constelação da constelação de Escorpião, às 23h30, melhor horário para a observação, vista do Nordeste do Brasil.
Em outras regiões, pode haver algumas pequenas variações, mas deve ser suficiente para um referência.
Se você estiver acordado, vale a pena dar uma olhadinha na direção do alto do céu e procurar o Escorpião.
É fácil identificá-lo! Guie-se pelo mapa abaixo.
Talvez você tenha a sorte de ver algumas desses belíssimos bólidos (como também são chamados os meteoros). E vale até fazer um pedido!