A história da maestrina Rosa Pau-ferro é contada em filme
Está no ar o filme ‘Tia Preta, A Rosa da Serra’, que narra a trajetória de Rosa Pau-ferro e sua contribuição no desenvolvimento de Serra Talhada, como maestrina e professora de música aclamada. O filme foi idealizado e dirigido por Carlos Sett e produzido pela ETEAST Produções, contando com o incentivo da Lei Paulo Gustavo/ Serra Palhada/PE – Edital Oliveiro Burrego de Audiovisual.
“A maestrina Rosa Pau-ferro do Nascimento – mulher negra, franzina e de poucas posses – possuía uma aura angelical e sempre trazia um sorriso iluminado na face. Conhecida carinhosamente por ‘Tia Preta’, ela foi uma pessoa de inteligência admirável e que muito fez pela música, e pelos menos favorecidos através de seu trabalho voluntário na Casa dos Pobres, localizada no município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Rosa Pau-ferro veio ao mundo em 17 de agosto de 1903, na Fazenda Icó, zona rural do município de Triunfo, para se tornar, por talento e esforços magistrais, uma maestrina conceituada e respeitada”, conta Carlos Sett, informando que a maestrina faleceu no dia 02 de agosto de 1994.
O filme é composto de apresentação biográfica, dramatização de cenas, entrevistas e fotografias. “Todos os envolvidos na realização da obra – roteiristas, entrevistados, elenco, direção de fotografia, e demais profissionais – são serra-talhadenses, transformando a obra audiovisual numa singela homenagem à memória de Rosa Pau-ferro, uma heroína de seu tempo, que merece ser conhecida e reverenciada pelas novas gerações”, ressalta Sett.
Assista ao filme completo acima deste texto, ou através deste link: https://youtu.be/9WP3gJApouk?si=SLEU3opTAJSvYM_G