Receitas de Leites Vegetais
Além de ser uma atitude que contribui com a violência animal, o consumo do leite de vaca também faz mal à saúde, já que existe para alimentar bezerros e não humanos.
Mas há uns tipos de leite que que substituem os leites de origem animal e não ataca a nossa saúde, são os leites vegetais.
Os leites vegetais são bebidas feitas a partir de grãos, sementes, cereais, Existem versões cruas (germinadas) e cozidas e são altamente nutritivos e saudáveis.
Recentemente fiz um com amêndoas e adorei! Pesquisando na web encontrei algumas outras receitas de leites vegetais. Seguem algumas receitas!
Leite de Castanha
Deixe as castanhas de molho na água de um dia para o outro. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.
Leite de Amêndoas
Deixe as amêndoas de molho na água de um dia para o outro. A proporção é 1 xícara de amêndoas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.
Leite de Amendoim
– Coloque 4 copos de água para ferver
– Misture a água a uma 1 xícara de amendoins torrados e sem sal.
– Bata no liquidificador e coe.
Leite de Gergelim
– Coloque 1/2 xícara de gergelins crus de molho em um copo de água por cerca de 1 hora
– Descarte a água do molho, adicione 2 copos de água e bata bem no liquidificador. Coe.
Leite de Aveia
– Coloque uma xícara de aveia em pó e duas xícaras de água, e bata no liquidificador. Coe.
Obs: Este leite também serve para substituir creme de leite em receitas que vão ao forno, basta acrescentar uma quantidade maior de aveia para que o leite fique mais cremoso.
Leite de Coco
Retire a água de um coco seco, e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com cerca de 900 ml de água. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.
Leite de Girassol
Coloque uma xícara de sementes de girassol sem a casca de molho de um dia para o outro (por no mínimo 8 horas). Lave-os com água corrente e bata-os em liquidificador com 4 copos de água filtrada. Coe.
Leite de Linhaça
– Para preparar 1 copo de leite, meça 2 colheres de sopa de linhaça para cada copo de leite que irá preparar(para crianças, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo);
– lave os grãos em uma peneira, cubra-os com água e deixe de molho em um recipiente de vidro ou cerâmica, idealmente por cerca de 4 horas
– Após este período, bata-os bem no liquidificador com um copo de água filtrada, e coe-os em uma peneira.
Leite de Quinoa
Em uma panela, adicione 4 colheres de grãos de quinoa e um litro de água. Espere até que a água ferva e então, descarte-a mantendo apenas os grãos (isso é necessário para retirar uma resina de sabor amargo presente na quinoa); em seguida adicione mais 1 litro de água filtrada e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Bata-os no liquidificador. Conserve em geladeira.
Leite de Soja
– Cozinhe uma xícara de grãos de soja em água fervente por 5 minutos, escorra e lave com água fria
– Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica por cerca de 8 horas
– Após o descanso, lave os grãos e bata no liquidificador com 5 xícaras de água filtrada
– Coe com um pano de algodão reservado especialmente para isso, espremendo bem para retirar todo o líquido
– Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.
– Conservar na geladeira por no máximo 3 dias.
Fonte das receitas: http://www.veggietal.com.br/leites-vegetais/
Pingback: Receita de bolo integral de banana | Flores no Ar
Pingback: [MENINA MADURA] Dieta sem laticínios | Flores no Ar