Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   / Chamo Estrela   /
  • [CHAMO ESTRELA] Marte, Urano e Nodo Norte juntos em Touro – a mudança nos bate à porta e é chegada a hora (querendo ou não) de experimentar o novo

[CHAMO ESTRELA] Marte, Urano e Nodo Norte juntos em Touro – a mudança nos bate à porta e é chegada a hora (querendo ou não) de experimentar o novo

Por Ana Ghandra* |

Entramos num novo ciclo de lunação, iniciado dia 28 de julho, com a Lua Nova em Leão.

Quando uma nova Lua se apresenta, temos a oportunidade de acessar novos temas para o nosso trabalho interno, e desta vez o Sol em seu domicílio leonino nos chama para avaliar nosso self, nosso ego, nossas identificações e também para aguçar nossa percepção sobre o que faz pulsar alegria e confiança em nosso coração.

Durante esta lunação, teremos um evento bastante significativo, que é o encontro de Marte, Urano e Nodo Norte, todos a 18 graus de Touro (exato dia 1 de agosto, mas sentiremos suas reverberações por um longo tempo), trazendo a energia fixa (que nos fala de persistência, perseverança, mas também de teimosia e apego); no elemento terra (que chama pra matéria, para coisas tangíveis da nossa vida, que eu posso ver, tocar, sentir) e nos sacudindo de uma forma inesperada em lugares onde estávamos de alguma forma estagnados ou resistentes a mudanças.

Touro é o signo fixo da terra, portanto, ele representa tudo aquilo que dura na matéria (já fiz um mapa de uma mulher com Lua em Touro que se admirava por ter um vestido há mais 40 anos, que ainda parecia novo!). Isso é Touro, ele gosta das coisas que duram, que se mantêm, que haja estabilidade e segurança, conforto e bem-estar, sem oscilações, sem mudanças drásticas.

E para isso Touro se vale da sua calma e perseverança, quando se move em direção a algo é muito difícil mudar a sua rota, ele segue a passos lentos (outra característica desta signo), porém não desiste fácil. Por isso também pode ter uma tendência ao apego e à possessividade.

Com estas características, podemos concluir que Touro não é um signo muito voltado às mudanças, ele as evita até o ultimo momento. Porém, desde 2018, os taurinos (e todos nós à sua maneira) estamos encarando nossos apegos mais antigos e sendo empurrados (porque Urano não convida, ele empurra) a mudar algo que estava fixo e estagnado em nossas vidas. Este é o trabalho de Urano.

Você pode acessar sua memória e avaliar o que você veio encarando de mudanças desde 2018 (Urano entrou em Touro em maio de 2018). Quais destas mudanças se mostraram bastante difíceis de assimilar (ou seja, damos passos pra frente, mas também sofremos regressões) e quais se manifestaram em padrões fixos relacionados a nossos valores, nossa nutrição, nossa forma de lidar com a matéria, com nosso corpo e nosso senso de auto valor.

Urano é o planeta que revoluciona, ao desconstruir algo de forma inesperada, não para ser destruído, como seria com Plutão, mas sim para ser reformado, com bases mais excêntricas e diferentes do padrão estabelecido. Urano é o planeta mais difícil de se prever, porque ele age naquilo que é imprevisível. Seu papel é justamente nos desafiar em nossas limitações. Isso pode ser maravilhoso, como uma boa surpresa, mas pode ser também desestabilizante como um acidente.

Na Astrologia tradicional, Urano não está bem em Touro, justamente porque, neste signo, Urano acaba perdendo um pouco da sua capacidade de introduzir o diferente, uma vez que Touro, na sua força resoluta, resiste às mudanças e se empenha ao máximo para manter aquilo que lhe traz segurança e estabilidade.

Adicionando energia para esta tripla conjunção, temos Marte, que nos remete ao gatilho, aquilo que aciona em nós a ação (pro bem ou pro mal), é o impulso, o que nos coloca em movimento. Na Astrologia clássica, Marte não está bem em Touro, porque Marte gosta de agir pra A G O R A, sem pensar, sem esperar, enquanto Touro é mais lento e calcula bem antes de tomar uma atitude.

Logo, Marte em Touro possui uma certa prudência antes de agir, segura muito antes de explodir e por isso pode ser um vulcão prestes a entrar em erupção. Marte usa sua energia para manter as coisas às quais ele tem apego (Touro), trazendo uma tendência de maior teimosia e de conflitos para quem ousar tentar tirá-lo de sua zona de conforto.

Ao mesmo tempo, se bem utilizado, este Marte traz a persistência e determinação necessárias para construir, em bases seguras, as mudanças que almejamos, e também pode nos inspirar a agir em situações onde estávamos há muito tempo aprisionados, apegados, estagnados, e a partir disso iniciar um novo caminho mais ressonante com o que desejo.

E nesta tripla equação, temos ainda a presença do Nodo Norte, que se trata de um ponto de interseção imaginário, onde a órbita lunar (Lua girando ao redor da Terra) se encontra com a órbita terrestre (Terra girando ao redor do Sol). Esta interseção gera os Eclipses e por isso evoca a energia do destino, daquilo que não temos controle sobre seu desfecho – escrevi um texto em Janeiro deste ano falando sobre os Nodos, quem quiser rever é só acessar o arquivo aqui da coluna, neste link!

Na tradição védica, o Nodo Norte é chamado de Rahu, que evoca características como ambição, materialismo e uma voracidade insaciável. Por isso, Rahu pode tanto nos instigar a conseguir o que queremos, como também pode nos fazer refém de nossos desejos, pois nunca estamos suficientemente satisfeitos. Neste caso, com o Nodo Norte em Touro, podemos estar muito mais famintos (literalmente falando), como também mais voltados para as questões materiais, buscando segurança a qualquer preço, e menos disponíveis para aceitar as mudanças que chegam.

Já para a Astrologia que segue uma linha evolutiva, o Nodo Norte seria um ponto de crescimento, cuja direção preciso me mover, ou seja, assimilar suas características a fim de me desenvolver como Ser.

Para quem tem planetas ou ascendente em signos fixos (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) o momento é de mudanças e transformações (e não deve está sendo fácil, pois os signos fixos – de certa forma – não gostam de mudanças). Muitas faturas estão chegando (Saturno em Aquário quadrando esta tripla conjunção) para quem estava estagnado ou adormecido em alguma área da vida (relacionamento, trabalho, saúde, finanças, amizades).

É isso minha gente, a centrífuga não para e a Astrologia, quando bem utilizada, serve como uma bússola para esta navegação em águas turbulentas. Como um mapa que nos mostra a direção, ao compreender o movimento dos astros conseguimos acessar uma consciência maior do que a Vida está nos pedindo e aí fica mais fácil dançar com estas ondas (na medida do possível claro), ao invés de gastar energia lutando contra.

Interpretações para esta tripla conjunção a partir das casas:

Casa 1 (para quem tem ascendente em Touro) – mudanças no corpo físico, na sua imagem, algum evento importante e inesperado que muda sua vida e sua aparência. Cuidado com acidentes e atitudes impulsivas.

Casa 2 (ascendente em Áries) –  mudanças súbitas em seus valores, na sua forma de ganhar dinheiro (pode ganhar ou perder dinheiro de forma inesperada), foco na autoestima, suas posses e sua nutrição.

Casa 3 (ascendente em Peixes) – mudanças na sua forma de pensar e se comunicar, muitas ideias inovadoras podem surgir, vizinhos ou parentes próximos podem passar por mudanças e isso te afetar. Atenção com meios de transporte para não sofrer acidentes.

Casa 4 (ascendente em Aquário) – mudanças no lar, pode haver mudança de casa, algum evento inesperado na sua vida íntima te obriga a mudar, questões familiares passam por alguma revolução.

Casa 5 (ascendente em Capricórnio) – mudanças na vida criativa (pode iniciar algo criativo de forma autêntica), filhos podem passar por mudanças e isso te afetar, amores ou romances súbitos ou gravidez inesperada.

Casa 6 (ascendente em Sagitário) – mudanças na rotina e no trabalho cotidiano, pode mudar de emprego.  Pode precisar mudar algo na forma de se nutrir para melhorar a saúde, necessidade de exercícios físicos. Se tiver pets pode acontecer algo inesperado com eles.

Casa 7 (ascendente em Escorpião) – mudanças inesperadas no relacionamento, na forma de se relacionar com o outro, parceiro\parceira pode passar por mudanças e isso te afeta, encontros inesperados, pessoas diferentes aparecem em sua vida e causam alguma mudança.

Casa 8 (ascendente em Libra) – crises inesperadas, mudanças em sua intimidade, na sua forma de lidar com sua vulnerabilidade. Questões íntimas na sua sexualidade podem passar por mudanças, ou os recursos do seu parceiro passarem por mudanças e isso te afetar.

Casa 9 (ascendente em Virgem) – visão de mundo, olhar pro futuro, para o que você gostaria de realizar, viagens, espiritualidade estão em sendo sacudidas na sua vida. Pode viajar de forma inesperada ou conhecer alguém de outra cultura que te revoluciona.

Casa 10 (ascendente em Leão) – mudanças na carreira, pode mudar de emprego ou mudar de área, iniciar um novo negócio de forma inesperada. Mudanças podem afetar sua imagem pública ou você se sentir exposto por alguma mudança. Pessoas importantes e de poder na sua vida podem passar por mudanças e isso te afetar.

Casa 11 (ascendente em Câncer) – mudanças na sua vida social e nos seus objetivos pro futuro, amigos inesperados aparecem, pode iniciar algo em parceria com algum amigo, mudanças na vida dos amigos podem te afetar.

Casa 12 (ascendente em Gêmeos) – mudanças que se dão de uma forma invisível para os outros, porque ocorrem no seu inconsciente. Será preciso olhar para seus maiores medos e para partes suas que você não admite. Bom para aprofundar em alguma prática espiritual ou psicológica.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment