Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • Trasgos – Coblynau, Kobolds, Wichtlein. Nem tão bonzinhos…

Trasgos – Coblynau, Kobolds, Wichtlein. Nem tão bonzinhos…

Por Mallika Fittipaldi*
mallikafittipaldi@hotmail.com

trasgosPara nossos padrões de beleza, são feiosos. Pequenos seres de olhos verdes, aspecto juvenil (dentro dos padrões dos duendes), podem apresentar pequenos chifres e um rabo. Daí serem confundidos com os demônios menores cristãos (diabretes). Vestem-se normalmente de roxo. Às vezes tomam forma de algum animal considerado asqueroso.

Preferem a solidão aos grupos. Daí dificilmente formarem pares “amorosos”.
Aparecem nas noites imitando os sons domésticos. Não se apresentam totalmente. Deixando uma parte do corpo visível e outra invisível. Imagina o susto! (rs)

Além disso, são dados a furtos e malvadezas. Podendo levar a pessoa escolhida à morte. Alguns dizem que essa classe de duende acompanha os mortos, principalmente na véspera do Dia de Todos os Santos. Nota-se aqui a influência do cristianismo.

No entanto, nem todos os trasgos são malignos. Os que habitam nas minas podem ser úteis ao homem, levando os mineiros aos veios mais ricos de metais como ouro e estanho. Adoram se mostrar e pregar sustos. Fazem mil diabruras, caretas terríveis e assustadoras, danças grotescas e peças de mau gosto. Para não ser molestado o mineiro deve deixar comida enterrada no solo da mina para os trasgos.

Coblynau
É um tipo de trasgo de minas. Aparecem com todas as ferramentas de mineração em frente a algum veio. Parecendo assim, aos mineradores, que aquele é um rico filão. Na verdade, mais uma brincadeira. É só para que os mineiros percam tempo no local “indicado” pelo coblynau.

Kobolds
Estes são os trasgos alemães. Extremamente mentirosos, maliciosos e malignos. Vivem em geral nas minas perturbando a paz dos mineradores. Vestem-se como mineiros e carregam consigo lanternas como para ajudá-los a achar o caminho dentro da mina.

Wichtlein
É outro tipo de Kolbods da Alemanha meridional. Sua aparição indica que um mineiro irá morrer. Para isso ouvem-se três golpes de picareta no minério. Quando se ouve um Wichtlein cavar é sinal de que algo muito ruim vai acontecer com a mina.

*Mallika Fittipaldi - Trabalha com Florais de Bach, Hipnoterapia Clínica, Escuta Empática, 
Relaxamento com Reprogramação Positiva Mental, Orientação Energética, Reiki e Runas.
Contato: 99621.2409 (whatsapp)

Related Articles

Leave a comment