Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • PROFESSOR TOMIO KIKUCHI REALIZARÁ SEMINÁRIO EM PERNAMBUCO NESTE MÊS DE MAIO

PROFESSOR TOMIO KIKUCHI REALIZARÁ SEMINÁRIO EM PERNAMBUCO NESTE MÊS DE MAIO

XVII Seminário de Autoeducação de Pernambuco

Com o tema “Ninguém pode enganar a sim mesmo” o professor Tomio Kikuchi realiza o XVII Seminário de Autoeducação Vitalícia de Pernambuco, nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Brisas de Aldeia (Km 9,5). A programação do seminário conta com palestras, aula de culinária, aikido, capoeira, autocontroleterapia  e agricultura familiar.

Antes de iniciar o Seminário, entretanto, Kikushi fará duas PALESTRAS ABERTAS AO PÚBLICO:
No dia 19/5, às 19h, na UNICAP (auditório G2 no bloco G), com o tema ‘Vivendo ou Morrendo pela boca?’

No dia 20/5, às 9h, no Anfiteatro (sala 12) do Centro de Educação da UFPE, com o tema ‘A razão da falência geral surge da Educação inútil!’

O professor Tomio Kikuchi nasceu no Japão em fevereiro de 1926, tendo completado 90 anos em 2016. Formado em Biologia e Direito Internacional chegou ao Brasil em 1955 juntamente com sua esposa Dona Bernadete Kikuchi e fundou, na cidade de São Paulo, a sede do Instituto Principio Único. Em Pernambuco, seguindo essa mesma orientação, foi implantado o Centro de Autoeducação Vitalícia (CAEV), que com o apoio do professor tem realizado diversos seminários no Recife.

“Este ano o CAEV recebe o Prof. Kikuchi para comemorar mais uma passagem da sua prodigiosa existência. Convidamos a todos para comemorar conosco essa marca histórica”, declara Hilda dos Santos, uma das organizadoras do seminário.

Com o tema ‘Ninguém poderá enganar a si mesmo’, o seminário irá abordar o problema da busca pelo consumismo exacerbado que leva as pessoas a esquecerem de si, privilegiando o sucesso profissional em detrimento da condição fisiológica. Com isso a aparência, o ter, passa a ser o principal em detrimento do ser. “O professor Kikuchi tem procurado desenvolver estratégias educativas que valorizem a nossa maior autonomia em relação a esse sistema corruptor e corrompido”, declara Hilda.

tomio-kikuchi-3Tomio Kikuchi – O professor Tomio Kikuchi é um estrategista, educador, mestre e difusor do Principio Único. Nascido no Japão em 1926, lutou no front durante a II guerra mundial e foi o único de seu grupo que sobreviveu.

Após o conflito, retornando ao Japão, buscou encontrar algo com real significado. Com esse intento, concluiu sua formação acadêmica em Biologia e Direito Internacional e foi discípulo direto de George Ohsawa, sistematizador da Macrobiótica (baseado no conceito de Principio Único, elemento fulcral da maior parte das filosofias do Extremo Oriente), estudando Escola ‘Maison Ignoramus’, dirigida por mestre Ohsawa. Lá estudou a aplicação prática desses conceitos, acompanhou milhares de doentes, foi Diretor de Edição da publicação da Escola e conheceu sua esposa, Dona Bernadette Kikuchi.

Chegou ao Brasil em 1955, junto com sua esposa e parceira e seu primogênito, de colo, com a missão de introduzir e divulgar o Principio Único na América Latina. Assim, criou o Instituo Principio Único e iniciou sua jornada com palestras, encontros, seminários. Este aspecto teórico da sua missão era concomitantemente acompanhado pelo ensinamento prático do preparo de alimentos vitalizantes a cargo de sua esposa, Dona Bernadete.

O professor continua difundindo o Principio Único através da Autoeducação Vitalícia, tendo estendido seu trabalho pelo Brasil afora, tendo, como consequência, sido instalados Centros de Autoeducação Vitalícia em várias capitais do país. Em todos esses Centros funcionam restaurantes de alimentação integral que também oferecem cursos de culinária vitalizante, entre outras atividades educativas. O seu trabalho também despertou o interesse de comunidades sintonizadas com esses Princípios, localizadas em vários países da América Latina, com estrutura semelhante.

Também estão sob sua responsabilidade o Centro Internacional de Auto-Educação Vitalícia, o Restaurante Satori e a Academia Mussubi de Ai Ki Do, em São Paulo. Em Mairipiorã, interior do Estado de São Paulo, funciona a Comunidade Escola Musso, onde são realizados encontros mensais de estudos e um Seminário Internacional de Inverno, anualmente, no mês de Julho.

INFORMAÇÕES SOBRE O SEMINÁRIO
1. São oferecidos alojamento e alimentação no local;
2. Para os participantes que optarem por transporte (que sairá do centro do Recife), a solicitação deve ser feita no momento da inscrição. A taxa cobrada é de R$ 25,00;
3. Cabem aos pais o cuidado e atenção às atividades desenvolvidas pelos filhos;
4. Cada participante deve levar chinelos para circulação nas áreas internas, roupas de cama, colchonete e roupas para exercício físico;
5. As pessoas interessadas na aula de culinária devem levar avental;
6. Taxa de participação: R$ 300,00 (a taxa inclui palestras, práticas, alimentação e alojamento)

Data: 20, 21 e 22 de maio de 2016

Local: Brisas de Aldeia Acampamento e Eventos – Estrada de Aldeia (km 9,5), Loteamento Sinal Verde. Rua Cruzeira do Sul, 10, Camaragibe-PE. Fone: (81) 3459.2971

INSCRIÇÕES
Restaurante Nossa Casa: Av. Oliveira Lima, 784, Boa Vista, Recife.
Fones: (81) 3129-7369 (81) 99872-0159

Restaurante Céu e Terra:  Rua Riachuelo, 641, Boa Vista, Recife
Fone: (81) 3441-2500

Leave a comment