Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • PE Agroecológico lança site reunindo diversas informações úteis para os consumidores

PE Agroecológico lança site reunindo diversas informações úteis para os consumidores

colheita
Fotos: Divulgação/ PE Agroecológico

Interessados em Agroecologia agora dispõem de um espaço virtual que reúne várias informações sobre feiras e agricultores pernambucanos. O site PE Agroecológico foi criado pelo projeto Pernambuco Agroecológico, através de uma parceria público-privada entre a cooperação internacional, Governo de Pernambuco (através da Secretaria de Agricultura), organizações não-governamentais e associações de agricultores(as), com o objetivo de consolidar a agricultura familiar agroecológica como modelo de produção, geração de renda e consumo para famílias de agricultores/as e consumidores no Estado de Pernambuco.

feira das gracas -foto-Guga Soares-7
Feira das Graças, Recife/PE.

O site oferece lista das feiras e espaços agroecológicos pernambucanos, onde as famílias agriculturas apoiadas pelo projeto comercializam; perfil de cada agricultor(a) com os alimentos que produz; informações sobre as comunidades e associações às quais as famílias agricultoras pertencem; opções de roteiros turísticos nas comunidades agricultoras, além de informações e notícias sobre agroecologia.

Seu Amaro
Seu Amaro, que comercializa na Feira das Graças, cuidando da plantação na Comunidade de São Severino, Gravatá-PE.

“O site é um meio de comunicação voltado para os consumidores, visando difundir informações acerca da Agroecologia e aproximar mais consumidores e produtores”, declara Mariana Maia, coordenadora da  Campanha de Sensibilização de Consumidores, empreendida pelo Pernambuco Agroecológico. “Quando consumimos alimentos que são produzidos próximo de onde vivemos, com base no cuidado com o meio ambiente, nas relações éticas de trabalho e na justiça social, estamos promovendo o desenvolvimento sustentável da nossa região e a autonomia dessas famílias agricultoras já que elas se empoderam de todo o processo, desde a produção até a comercialização, libertando-se da dependência de atravessadores para escoarem sua produção. Além disso, o ambiente das feiras agroecológicas é um ambiente agradável, de convívio e troca de experiências, a ida à feira representa muito mais do que a simples aquisição de produtos alimentícios, podemos considerá-la como um ato político e mesmo revolucionário, de transformação social, ambiental e nas relações humanas. Estabelecemos ainda uma conexão diferente, mais próxima com o alimento que nos dá vida e energia, você sabe de onde esse alimento veio e quem o cultivou, é mesmo uma mudança de paradigma na maneira como nos relacionamos com a comida e nos cuidamos”.

O projeto – Proposto pelo Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), o Pernambuco Agroecológico contou com financiamento da União Européia e teve como ONG executora o Instituto de Cooperação Econômica Internacional – ICEI Brasil, em parceria com a Associação dos Profissionais da Agricultura Orgânica – APOrg.

encontro feiras
II Encontro Estadual de Feiras Agroecológicas de Pernambuco, ocorrido nos dias 08 e 09 de junho de 2015, no Centro de Formação Paulo Freire, Assentamento Normandia, Caruaru – PE

O projeto possui 3 eixos principais de ação: 1) fortalecimento associativo; 2) assistência técnica permanente às famílias agricultoras; 3) apoio à comercialização, o que inclui abertura de novos espaços de comercialização, fortalecimento dos existentes e acesso às políticas públicas de aquisição de alimentos – Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com Mariana Maia, tem aumentado no Estado a busca por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, assim como há também um avanço na agricultura familiar agroecológica. “Acredito que produção e demanda caminham lado a lado nesse processo de crescimento, e não só em Pernambuco. Mais concretamente posso citar alguns resultados já alcançados pelo projeto Pernambuco Agroecológico, por exemplo, o aumento no número de famílias agricultoras produzindo de maneira agroecológica – em apenas uma das comunidades em que atuamos, a comunidade de Palmeira no município de Glória do Goitá, o número de agricultores agroecológicos passou de 1 no início de nosso trabalho lá para 48 atualmente; o número de feiras agroecológicas em que as famílias que acompanhamos comercializam também aumentou de 3 para 15, sendo que alguns destes espaços de comercialização foram abertos e desenvolvidos pela equipe do projeto, muitas vezes a partir de solicitação dos próprios consumidores, como a feira da Secretaria Estadual de Educação e a feira do Shopping Recife”.

Severino Arruda-foto-Guga Soares_3
Biu da Bóia

“Eu sou de Glória do Goitá, teve um projeto de plantar orgânico por lá e me escolheram. No começo, a turma pensava que era ilusão, todo mundo dizia: ‘mas Biu, tu é doido, Biu? Tu vai plantar orgânico? Vai plantar dez pé de cada negócio?’. Aí eu disse: ‘é assim mesmo, vamo vê no que é que dá’. Aí entrei, gostei, consegui logo uma feira, aí o pessoal me viu trabalhando, assim, contente, e logo consegui outra, e assim foi, num falta convite, a última eu até já recusei pra dar oportunidade pros colegas também. E quem planta, lava e traz é tudo a gente, viu? Tudinho! Aqui eu me levanto de quatro e meia da manhã e só termino de cinco da tarde. Porque tem que trazer tudo bonitinho, capa de revista! A gente lava as frutas, as verduras, os alfaces, debulha o feijão, descasca a jaca! Tanto é que já tem cliente que diz pros amigos: ‘Vá lá comprar naquele falador, viu!’. É bom demais!”

Seu Biu da Bóia – Comunidade Palmeira, Município de Glória do Goitá/PE.

 

Leia também: ENTREVISTA – Conheça o Pernambuco Agroecológico!

 

2 Comments

  • César Contini on

    Muito legal , difundir o trabalho e a capacitação dada aos agricultores dando uma resignificação ao cultivo e cuidado com a produção dos alimentos que conseguimos , parabens pela empreitada e difusão deste trabalho sucesso quero continuar acompanhando as notícias e divulgação de bias práticas .

Leave a comment