Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Os três filhos do rei

Um grande rei, pai de três filhos, precisava escolher o seu sucessor. A decisão era muito difícil, pois os três eram muito inteligentes e corajosos. Então o rei foi se aconselhar com um sábio do reino, que lhe orientou a dar um saco de sementes a cada um dos filhos e ver o que eles fariam com as sementes.

O soberano foi para casa e chamou os três filhos. Informou-lhes que necessitaria partir para uma viagem longa, mas que desejava deixar, com cada um deles, algo muito precioso.

Tomou os três pacotes com sementes e deu um para cada filho, com a recomendação de que eles deveriam devolvê-las, quando ele retornasse, dentro de um ou dois anos. O rei frisou que aquele que melhor cuidasse das sementes seria o seu sucessor.

O primeiro filho, tão logo o pai partiu, começou a pensar o que deveria fazer com aquelas sementes. Finalmente, resolveu trancá-las em um cofre, raciocinando que, quando o pai voltasse, ele devolveria as sementes como as havia recebido.

O segundo filho, observando o que fizera o irmão, pensou que, se ele trancasse as sementes, elas morreriam. E sementes mortas, não são mais sementes. Por isso, foi ao mercado, vendeu as sementes e guardou o dinheiro. Assim, quando o pai voltasse, ele retornaria ao mercado e compraria sementes novas, até melhores do que as que o pai lhe houvera deixado.

O terceiro filho foi ao jardim. Olhou a imensidão da terra que circundava todo o grande palácio, e resolveu espalhar as sementes por todos os lugares.

Quando o pai regressou da sua viagem, três anos depois, o primeiro filho correu ao cofre, abriu e descobriu, desolado, que as sementes estavam secas e mortas.

O segundo filho foi até o mercado, comprou sementes novas e, orgulhoso, foi entregá-las ao pai, que elogiou a sua ideia, mas lhe disse que, de verdade, ele não fizera nada de especial.

O terceiro filho levou o pai ao jardim e mostrou-lhes as lindas plantas e flores que nasceram das sementes que havia recebido e, diante disso, o pai o escolheu como seu sucessor.

(conto de origem desconhecida)

Related Articles

Leave a comment