Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Os três filhos do rei

Um grande rei, pai de três filhos, precisava escolher o seu sucessor. A decisão era muito difícil, pois os três eram muito inteligentes e corajosos. Então o rei foi se aconselhar com um sábio do reino, que lhe orientou a dar um saco de sementes a cada um dos filhos e ver o que eles fariam com as sementes.

O soberano foi para casa e chamou os três filhos. Informou-lhes que necessitaria partir para uma viagem longa, mas que desejava deixar, com cada um deles, algo muito precioso.

Tomou os três pacotes com sementes e deu um para cada filho, com a recomendação de que eles deveriam devolvê-las, quando ele retornasse, dentro de um ou dois anos. O rei frisou que aquele que melhor cuidasse das sementes seria o seu sucessor.

O primeiro filho, tão logo o pai partiu, começou a pensar o que deveria fazer com aquelas sementes. Finalmente, resolveu trancá-las em um cofre, raciocinando que, quando o pai voltasse, ele devolveria as sementes como as havia recebido.

O segundo filho, observando o que fizera o irmão, pensou que, se ele trancasse as sementes, elas morreriam. E sementes mortas, não são mais sementes. Por isso, foi ao mercado, vendeu as sementes e guardou o dinheiro. Assim, quando o pai voltasse, ele retornaria ao mercado e compraria sementes novas, até melhores do que as que o pai lhe houvera deixado.

O terceiro filho foi ao jardim. Olhou a imensidão da terra que circundava todo o grande palácio, e resolveu espalhar as sementes por todos os lugares.

Quando o pai regressou da sua viagem, três anos depois, o primeiro filho correu ao cofre, abriu e descobriu, desolado, que as sementes estavam secas e mortas.

O segundo filho foi até o mercado, comprou sementes novas e, orgulhoso, foi entregá-las ao pai, que elogiou a sua ideia, mas lhe disse que, de verdade, ele não fizera nada de especial.

O terceiro filho levou o pai ao jardim e mostrou-lhes as lindas plantas e flores que nasceram das sementes que havia recebido e, diante disso, o pai o escolheu como seu sucessor.

(conto de origem desconhecida)

Related Articles

Leave a comment