Gnomos e Duendes
Por Mallika Fittipaldi* mallikafittipaldi@hotmail.com
Gnomos são seres com poderes sobrenaturais, para os humanos é claro, para eles são dons comuns. Não são espíritos, nem tão pouco humanos, porém possuem um corpo material, só que de matéria mais rarefeita (matéria etérica). Não são vistos com facilidade e nem por muitas pessoas isso se explica porque eles não dividem o mesmo mundo conosco. Seu lugar é uma outra dimensão o plano etérico. Para alguns o mundo “espiritual”.
Vivem mais que os humanos. Também não enfrentam o nosso dia-a-dia e não criam estresse. Chegando a atingir 250 a 500 anos de existência. Quando morrem, de causa natural, nasce uma árvore.
Os gnomos que vivem em subterrâneos são pouco sociáveis. Eles são escuros e não se sabe a duração de sua vida. São chamados svirfneblins.
Quanto à cor é variável. Já foram registrados encontros com gnomos brancos, verdes, vermelhos ou escuros. Podem apresentar um corpo sem pelos ou extremamente peludo. Suas orelhas são compridas e se vestem como humanos de épocas passada ou presente.
Esses seres podem se apresentar de diversas formas, ou melhor, podem tomar diversas formas. Assim, a transformação é um de seus poderes. Podendo então, assumir características belas ou medonhas para o nosso padrão de estética. Medem de 10 a 25 cm de altura.
Não se expressam na linguagem humana. Existe, no entanto, uma linguagem universal; a do amor. E não me julgue piegas. Na verdade estaríamos a conversar com o gnomo pelas ondas mentais emocionais que pudéssemos captar ou enviar. Não já ouvimos a frase: ‘não precisa falar que já entendi tudo’?
Podem viver solitariamente, em família ou comunidade. Moram dentro da Terra, em túneis subterrâneos, dentro das pedras, do solo e das árvores e estão próximos a cogumelos. Dizem que cogumelos são prenúncios da presença desses pequenos seres. Ao entrarem no seu “lar” podem ser visto como perdendo a forma e se transformado em pequenos focos de luz. Alimentam-se de mel, grãos, água e leite.
Podem guardar locais selvagens ou bosques. Mas, também se dedicam à mineração, carpintaria e sapataria.
Duendes são também conhecidos como gente pequena ou gente miúda. Podem medir de 10 cm a 1,50 m, dependendo da família as quais pertençam. As cores da pele podem ser verdes, azuis, marrons e negras. Possuem uma vida longa que vive em brincadeiras, jogos, diversões e amor.
São muito travessos. Escondem e trocam pequenos objetos do lugar. Quando se tem um duende em casa parece que alguns objetos “se tornam invisíveis”.
Podem ser benignos ou malignos. Quando pedimos ou reclamamos os objetos são devolvidos. Tanto podem escolher alguém para ajudar como também para molestar. Alguns sintomas de poltegheist, como pedras sendo atiradas no telhado, pode ser uma das brincadeiras de duendes.
Outra diversão é sussurrar aos casais jovens, principalmente nas moças pensamentos não agradáveis em relação aos namorados para que discutam e até termine o relacionamento.
Também são conhecidos como trasgos, goblins, leprechausn, browies, cornines, furacus e follets.
*Mallika Fittipaldi - Trabalha com Florais de Bach, Hipnoterapia Clínica, Escuta Empática, Relaxamento com Reprogramação Positiva Mental, Orientação Energética, Reiki e Runas.