Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   / Chamo Estrela   /
  • [CHAMO ESTRELA] Eclipse Lunar em Touro – O fim irreversível chega, mas vem com demandas e faturas.

[CHAMO ESTRELA] Eclipse Lunar em Touro – O fim irreversível chega, mas vem com demandas e faturas.

| Por Ana Ghandra |

No dia 8 de novembro de 2022, às 8h02 da manhã, chegamos a um ponto ápice dessa temporada, com o Eclipse Lunar Total da Lua a 16 graus de Touro, conjunta a Urano.

Touro é um signo fixo da terra, que busca segurança, conforto e estabilidade material.

Muito voltado para seus 5 sentidos, este signo reconhece os valores daquilo que possui e não abre mão fácil de suas posses, nem de sua posição, podendo ter como sombra o apego e a teimosia.

Porém, esta Lua exaltada em Touro se une a Urano, que é justamente o oposto daquilo que Touro gosta, porque Urano desestabiliza, provoca a mudança, chacoalha o que estava estagnado e instaura o caos, quase sempre de forma inesperada.

Portanto, esta Lua vem com uma carga volátil e imprevisível, que treme a terra e mostra que de alguma forma o novo chegou e não dá mais pra voltar atrás e fingir que não percebeu.

Estamos dentro da lunação escorpiana, que mexe em águas profundas, portanto, questões íntimas estão sendo remexidas e pedindo resolução.

Os temas incluem: descoberta de algo sigiloso, traição, atitudes ou sentimentos venenosos, relações tóxicas, traumas, intimidade, sexualidade, vulnerabilidade, poder, controle, obsessões, bens, recursos, heranças …

Algo desta paleta vem à tona e será necessário se posicionar em relação a isso com veemência, o que pode exigir de nós muita coisa: porque não é algo tão simples e de fácil resolução (Escorpião é um signo complexo), pelo contrário, a situação que este Eclipse expõe nos espreme até o âmago e isso pode nos tirar o sono, a paz, a calma.

De alguma forma é um momento crucial de nossas vidas, uma chance de libertação daquilo que estava nos fazendo mal há muito tempo. Porém este livramento passa por fases, o que requer tempo e paciência para estruturar a mudança prometida.

Digo isso, porque Saturno (o senhor do Tempo) quadra tanto a Lua Eclipsada em Touro quanto os planetas em Escorpião, e Saturno quando aparece exige de nós maturidade, prudência, realismo, frieza, impessoalidade, racionalidade.

Saturno neste Eclipse pode nos cobrar por erros do passado, portanto é um momento de recebimento de faturas (Saturno em Aquário expõe sombras referentes a Leão – signo oposto a Aquário – egoísmo, arrogância, narcisismo, vaidade estão sendo escancarados por Saturno).

Ao mesmo tempo, Saturno pode te agraciar com firmeza e estrutura, através de apoios seguros de amigos e grupos (Aquário), caso você tenha agido de forma correta e altruísta (Saturno em Aquário).

Saturno também exige limpeza emocional das águas paradas de Escorpião (Saturno não aceita chantagens emocionais e ameaças infantis) e um pouco mais de desapego e menos teimosia de Touro (Saturno espreme Touro nas suas resistências às mudanças, como também na sua rebeldia em mudar – Lua conjunta a Urano – sem considerar o tempo do outro).

Ou seja, as coisas neste Eclipse podem demandar mais tempo e dedicação do que gostaríamos e isso pode causar frustração.

Quanto mais você puder se purificar das emoções turvas movidas por ressentimentos e obsessões (planetas em Escorpião) melhor você sairá deste labirinto. O caminho passa pelo desapego, deixar morrer o que sucumbiu e olhar pro futuro, porém tendo consciência de que a mudança (Urano) exigirá tempo e não será tão rápida quanto se gostaria. Talvez seja necessário lidar com desdobramentos desta decisão por um bom tempo e Saturno mostra que há compromissos que precisarão ser cumpridos e não se poderá fugir deles.

Este é um Eclipse forte, intenso, dramático. As emoções que estão sendo remexidas são de cunho muito escorpianas, portanto é fácil cair em padrões sombrios de controle, manipulação, jogos de poder etc. Qualquer que seja a situação que se apresenta, saiba que o distanciamento da questão será de grande auxílio para que a decisão venha de um lugar mais maduro.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment