Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • [ARTIGO] Os benefícios da Acupuntura e da Massagem no tratamento do estresse, depressão e ansiedade

[ARTIGO] Os benefícios da Acupuntura e da Massagem no tratamento do estresse, depressão e ansiedade

| Por Josemir Silva* |

O estresse, a depressão e a ansiedade não só são problemas debilitantes por si próprios, como também podem provocar doenças físicas. Existem terapias capazes de ajudar a relaxar, mitigar danos ou lidar com os problemas subjacentes.

O objetivo de muitas terapias para a alma e para o corpo é estabelecer a causa enraizada de seu problema. As massagens e a Acupuntura podem ser bastante úteis. Massagear um músculo cansado, friccionar uma contusão, fazer um banho nos pés – são muito úteis. Para dores mais graves ou crônicas, a acupuntura pode proporcionar alívio sem os desagradáveis efeitos secundários dos medicamentos para alivio de dores.

MASSAGENS
Todas as civilizações do mundo antigo costumavam utilizar a massagem como uma alternativa terapêutica. Depois, devido a alguns tabus culturais sobre o corpo e o toque, a massagem deixou de estar presente na Europa até o séc. XIX, momento em que um médico sueco, Per Hendrik Ling, desenvolveu os ‘Tratamentos Suecos de Movimentos’, o que conhecemos hoje como Massagem Sueca. Esta é praticada atualmente em conjunto com outros tipos de massagem, tais como o Shiatsu, que tem sua base na digitopressão – a aplicação de pressão e vibração sobre determinados pontos.

Existem razões fisiológicas que justificam que o esfregar, o amassar e o acariciar de várias partes do corpo melhorem a saúde. Movimentar os músculos e tecidos mole estimula a circulação do sangue e linfa, removendo toxinas da região que está sendo massageada e fornecendo oxigênio aos tecidos.

Uma massagem executada com um profissional experiente utiliza-se de conhecimentos de anatomia e fisiologia e os associa a movimentos de ‘effleurage‘ (movimentos longos e vastos), “pétrissage” (movimentos de amassamentos, apertos) e “tapotement” (movimentos cortantes com a parte lateral da mão).

Antes de uma massagem, um bom profissional deve fazer perguntas ao cliente sobre sua saúde mental e física, pois a massagem não deve ser aplicada em alguns casos, tais como em pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes (hemorragia subcutânea), tendo também algumas restrições em grávidas.

As massagens têm se mostrado eficiente em perturbações relacionadas ao estresse, estados de artrite, problemas musculares, dores nas costas e pescoço, e também em lesões esportivas.

ACUPUNTURA
A complexa filosofia em que se baseia a medicina chinesa pode ser de difícil compreensão para aqueles educados no ocidente. Na sua base está o princípio de que toda a matéria do Universo, incluindo as estrelas, a Terra e a humanidade, procede de uma fonte unificada que se dá o nome de ‘Tao’. Dentro do ‘Tao’ existem duas forças opostas; o Yin (passivo, feminino, escuro) e o Yang (ativo, masculino,claro). Ambos existem em condições harmoniosas, em constante mutação e fusão, mas sempre em equilíbrio. Este equilíbrio entre ambas se denomina ‘chi’, ou força vital.

Na Medicina Chinesa, acredita-se que o chi flui através do corpo em 14 principais vias verticais, também conhecidas como meridianos, passando cada um por um órgão específico. Havendo um desequilíbrio do Yin ou Yang, ocorrerá uma interrupção do fluxo do chi, ocorrendo desequilíbrios. Os desequilíbrios são causados por poluição, alimentação pobre, falta de exercício, quantidade insuficiente de sono, perturbação emocional, entre outras causas.

Além dos princípios Yin e Yang, a Medicina Chinesa também faz uso da lei dos 5 elementos que se encontram na natureza: a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água. Cada elemento está associado a um ou mais órgãos no corpo humano. Por exemplo, o metal está associado aos pulmões, ao intestino grosso, ao nariz e à pele.

Para liberar e proporcionar a liberação do fluxo do chi interrompido, a Acupuntura, através da inserção de agulhas em determinados pontos, permite acelerar tal equilíbrio. Acredita-se que o efeito da analgesia proporcionado pela Acupuntura se deve ao fato de que o cérebro recebe apenas um determinado número de mensagens de uma vez, dado que as mensagens da pressão das agulhas chegam primeiro que as da dor e evitam que estas cheguem ao seu destino, proporcionado um certo alívio instantâneo.

* Josemir Silva é terapeuta holístico e Integrativo, desde 2005. Tem formação em Aurículopuntura, Acupuntura Reflexa, Shiatsu, Do-in, Moxabustão, Liberação Miofascial, Drenagem Linfática, Massagem Terapêutica, Relaxante, Sensitive Massage , Bambuterapia e associa estas práticas a meditações diversas durante as atividades nos tratamentos. É terapeuta do projeto Harmonnizar
Contato: (81) 98541-5184 (WhatsApp)
Local de atendimento: Espaço Tsara de Sarah de Terapias e Estudos Holísticos- Rua do Amparo 353, localizado em Olinda/PE.

Leave a comment