Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] ‘Mudar’ realiza vivências agroecológicas e oficina de horta para espaços internos

[AGENDA PE] ‘Mudar’ realiza vivências agroecológicas e oficina de horta para espaços internos

Mudar_Alimento (2)
Almoço Coletivo deu início à série de atividades do Mudar com o tema ‘alimento’. Foto: Ivson Oliveira/ Divulgação

Do que me alimento? E o que alimento com as escolhas que faço? Questões em torno da nossa relação com o alimento e seus múltiplos significados – políticos, econômicos, energéticos, prazerosos… – fazem parte da programação intitulada MUDAR, movida pelo Coletivo Sexto Andar e parceirxs. O evento iniciou suas atividades no dia 11 de março com Almoço Coletivo e vivências, e segue a programação com visita a um Sítio Agroecológico em Igarassu-PE e Oficina de Horta Agroecológica para Espaços Internos. (confira abaixo detalhes da programação!)

 

Diante do cenário de diversas crises pelas quais o país e o mundo vêm passando, principalmente no ano crítico de 2015, integrantes do Sexto Andar e parceirxs resolveram enxergar os acontecimentos de outra forma e agir. Foi daí que surgiu a ideia do Mudar.

“As crises são momentos importantes para reconhecer e fortalecer as potências individuais e coletivas; são uma oportunidade e não um ponto de estagnação. Elas estão aí principalmente porque se enraízam em paradigmas ou padrões que precisam ser substituídos por outros”, contam organizadores, acresentando que “o Mudar acredita que os possíveis caminhos estão entre migrar do padrão da escassez ao da abundância; do medo à cooperação e à alegria; da separatividade à sinergia com a vida”.

Foi com esse intuito que em dezembro de 2015, o grupo começou a se formar para agregar pessoas interessadas em colaborar, a partir do lançamento da programação no Sexto Andar, no Edf. Pernambuco,com vivências, filme e bate-papo.

Em 2017, o Mudar traz o enfoque para diferentes temáticas a cada dois meses: alimento, economia, energia, saúde, educação e comunicação. Sempre a partir de um olhar sistêmico, que entende que a vida é uma teia, onde tudo está interligado. Há também temáticas transversais, permeando toda a discussão e a prática, como as questões de gênero, as relações centro-periferia e cidade-campo e a diversidade cultural.

A escolha do tema ‘aliment’o para ser o primeiro, não é por acaso. A ideia é trazer para a prática com o corpo uma transformação interna que nos permita repensar os modos de vida próprios de cada um. O reconhecimento da origem do alimento que comemos é uma das propostas do Almoço Coletivo, no sábado (11).

PROGRAMAÇÃO

VISITA AO SÍTIO AGROECOLÓGICO DE SEU JONES
Nesta quinta-feira (16/3), das 8h às 16h, os interessados em conhecer um pouco mais da prática agroecológica exercida pelo agricultor Jones Pereira em sua propriedade no município de Igarassu-PE terão uma oportunidade única de vivenciar uma agrofloresta de mais de 20 anos. A agrofloresta é uma técnica dentro da agroecologia que busca o manejo simultâneo dos recursos da floresta com a produção alimentícia, aumentando a qualidade do alimento. Para esta atividade o valor é $55 reais, incluso transporte e almoço de produtos da agrofloresta.

OFICINA DE HORTA AGROECOLÓGICA PARA ESPAÇOS INTERNOS
A Oficina de Horta Agroecológica para Espaços Internos, facilitada pelo técnico em agroecologia Giuseppe Bandeira, será oferecida nos dias 17, 18 e 19 de março, no espaço do Sexto Andar. A vivência terá como dinâmica a construção de uma horta em pequeno espaço interno, abordando desde a etapa de planejamento até sua execução. Inclui também produção de mudas e construção de composteira, além de rodas de conversa e cine-debate. Os participantes terão a oportunidade de levar para casa um composteira doméstica construída durante o encontro.

O núcleo motor do Mudar é hoje composto por Laura Tamiana (artista visual, produtora e consteladora), Nathalia Queiroz (ilustradora e designer), Ianah Maia (ilustradora e tatuadora), Ravi Rocha (biólogo), Pedro de Andrade (cineasta) e Giuseppe Bandeira (técnico em agroecologia). A proposta é de que a programação aconteça em rede, como um movimento que agrega quem se interessar em colaborar na organização ou propor atividades parceiras, também no intuito de conectar iniciativas que já estão acontecendo na cidade, somando forças.
———————————-
SERVIÇO
Programação MUDAR alimento | Março 2017
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2053000594926656/

*** Visita a um sítio agroecológico com Jones Pereira ***
Quinta 16/março, 8h às 16h
Grupo de até 15 pessoas
Inscrições: mudar@riseup.net
Valor: $55 por pessoa, incluindo almoço no local e transporte
Local e horário de saída e retorno serão combinados confirmadas as inscrições.

*** Oficina de horta agroecológica para espaços internos ***
Sexta 17/março, 18h às 21h
Sábado e domingo, 18 e 19/março, 7h às 17h
Facilitador: Giuseppe Bandeira, técnico em agroecologia
Local: Coletivo Sexto Andar, Ed. Pernambuco, Av. Dantas Barreto, 324
Grupo de até 15 pessoas
Inscrições: mudar@riseup.net
Valor: $150 por pessoa (desconto de 20% para inscrições com pagamento até 13/3)
Valor extra opcional para levar uma composteira pra casa: $ 20 (referente ao material)
Apoio: Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa

Leave a comment