Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • ‘Sol em oposição a Marte’, por Haroldo Barros

‘Sol em oposição a Marte’, por Haroldo Barros

Por Haroldo Barros
(http://haroldobarros.wordpress.com)

Neste dia 08 de Abril, Sol e Marte se colocam a cento e oitenta graus de distância, configurando um conflito entre as forças masculinas em nosso interior.

Segundo a Mitologia Grega, os irmãos Marte (Deus da Guerra) e Apolo (o Sol), ambos filhos de Júpiter, não se davam lá muito bem.

Pudera!

Um representa o protótipo do valentão briguento, enquanto o outro configura o perfeito cavalheiro. Marte não perdia a chance de uma boa briga. Apolo regia o coro das musas e inundava de melodia o universo.

Mas ambos representam parcelas importantes da nossa psique, especialmente as parcelas masculinas. E nesse momento essas duas parcelas masculinas entram em conflito, gerando comportamentos agressivos e violentos.

A oposição entre Sol e Marte é um indicativo da necessidade de utilizarmos nossa lucidez para estabelecer estratégias que nos permitam canalizar melhor as nossas energias guerreiras. Afinal, você já deve ter percebido que esbravejar, gritar e brigar dificilmente traz os resultados que desejamos.

Nesse momento, portanto, fique atento: antes de soltar aquele poderoso e tonitruante berro, conte até dez e evite perder a calma, o que nunca leva a nada. Procure estabelecer, isso sim, uma estratégia, um plano de ação, com objetivos claramente definidos; trace metas a curto, médio e longo prazo; estabeleça metas intermediárias; e aja, ponha o seu plano em ação! Isso sim, é que é inteligente e produtivo e irá motivá-lo a ir sempre em busca do que você quer.

Falando em motivar, é importante que você perceba, ao estabelecer as suas estratégias, qual a direção habitual de sua motivação. Existem pessoas que se motivam para buscar alguma coisa, para aproximar-se de um objetivo (em Programação Neurolingüística, chamamos a esse padrão de motivação de meta-programa de motivação por aproximação). Já outras motivam-se para afastar-se de algo, para fugir de algo desagradável (meta-programa de motivação por afastamento). Por exemplo, às pessoas que se motivam por aproximação, pode ser útil pensar nos resultados positivos que o empreendimento irá trazer, os prêmios e benefícios que podem advir de uma ação. Já às pessoas que se motivam por afastamento, pode ser útil reconhecer os problemas que serão evitados com a ação.

Você pôde perceber a diferença?

As pessoas que obedecem ao meta-programa de motivação por aproximação visam aproximar-se de algo agradável ou valioso.

As pessoas que obedecem ao meta-programa de motivação por afastamento visam afastar-se de algo desagradável ou penoso.

Ambos meta-programas são úteis e ajudam a atingir os objetivos a que as pessoas se propõem. No entanto, parece claro que as pessoas que se motivam por aproximação terão mais chances de se sentirem motivadas e, consequentemente, mais possibilidades de atingir as suas metas.

Descubra o seu meta-programa, observe a direção de sua atenção e, ao estabelecer as suas estratégias de ação, obedeça a essa direção. Se for o caso, mude o seu meta-programa, experimente outra forma de se motivar, até que você encontre aquela que lhe for mais útil. Com certeza, o triunfo pessoal será mais fácil e rápido, porque você foi capaz de transformar, com isso, as suas energias guerreiras, nem sempre bem direcionadas, em um magnífico potencial combativo.

Leave a comment