Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Yoga para gestantes

O Sádhana Núcleo Cultural de Yoga oferece toda terça e quinta-feira, às 18h, aulas de Yoga para gestantes com a instrutora Maristela Lupe. A mensalidade custa R$ 107,00.

Confira abaixo o artigo de Maristela Lupe sobre Yoga e Gestação:

Yoga e gestação 

Por Maristela Lupe

Por que praticar yoga na gestação?

A gestação é um momento de grandes mudanças para mulher. Tanto físicas como emocionais. Por isso, o trabalho do yoga para gestantes visa à integração do corpo e mente da mãe e do bebê. Deve-se começar a prática a partir do primeiro trimestre, pois os três primeiros meses exigem repouso e cuidados. Porém, desde o primeiro mês, a gestante deve relaxar e respirar adequadamente. A partir do quarto mês, os desconfortos diminuem e a gestante pode praticar as posturas e respirações até o fim da gravidez, dependendo do caso.

A coluna merece atenção especial nesse período, já que estará sofrendo alterações no seu eixo. Trabalhar a flexibilidade se faz necessário nessa fase, bem como a abertura pélvica.

As torções e as posturas invertidas, bem como as de flexão para frente, não são bem-vindas no período. Através da prática dos ásanas e pranayamas consegue-se o equilíbrio do sistema glandular, tornando a mãe mais tranqüila. Todo o trabalho visa preparar a mulher para o momento do parto.

Os pranayamas aumentam a capacidade respiratória, ajudando-a a se tornar consciente de seu corpo e a vivenciar melhor esse tempo. As posturas de equilíbrio aumentam o domínio do sistema nervoso, trazendo mais serenidade e paz. A gravidez é um momento no qual muitos sentimentos afloram na mulher. É comum a ansiedade mesmo na segunda ou terceira barriga. É um período em que o organismo passa por vários processos de transformação, assim como a mente. Tais transformações às vezes resultam em problemas circulatórios, digestivos, renais e etc. Para evitar esses transtornos a gestante precisará diminuir o ritmo, ficando o mais tranqüila possível.

Diante desse momento, indicamos o Yoga. Essa prática milenar que atua profundamente em todos os níveis do ser, onde a mãe vivenciará plenamente momentos de conexão e afeto com o bebê. Para isso, deve-se procurar um profissional de yoga bem qualificado, informando-lhe seu quadro de saúde, para só então iniciar-se na prática bem supervisionada.

Boa sorte nessa jornada, que é tão especial!

Sádhana Núcleo Cultural de Yoga

Rua das Graças, 178 

Graças – Recife – PE

Telefones: (81) 3077 3707

Leave a comment