Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • XVI Seminário de Auto-Educação Vitalícia de Pernambuco, de 11 a 13 de outubro, em Aldeia

XVI Seminário de Auto-Educação Vitalícia de Pernambuco, de 11 a 13 de outubro, em Aldeia

auto-educação

O Professor Tomio Kikuchi, precursor da macrobiótica no Brasil, realiza de 11 a 13 de outubro o XVI Seminário de Auto-Educação Vitalícia de Pernambuco, que abordará o tema: ‘Sistema Traiçoeiro – Princípio, Processo e Fim são o Verbo’. O evento será realizado no  Brisas de Aldeia Acampamento e Eventos. No dia 11 haverá palestra gratuita com Kikushi, às 10h, na Unicap (bloco B, auditório do CTCH).

Tomio Kikuchi vem trabalhando com o conceito de educação vitalícia que compreende desde a fase pré-natal até a pré-mortal. Ela envolve as quatro liberdades fundamentais do ser humano: movimentar, comer, pensar e respirar. Ninguém se movimenta, come, pensa e respira por ninguém. “Para exercício do autocontrole o homem precisa saber e praticar essas liberdades evolucionariamente. Vivemos num tempo de terríveis ameaças para a existência da espécie humana. Parece não haver salvação para as crises individuais, solidárias e ambientais. O consumo exagerado de bens, fruto do predomínio do prazer desmedido sobre as necessidades básicas dos seres humanos apontam para crises sem prenuncio de um final”.

A presença no Recife do Professor Tomio Kikuchi tem o propósito de trazer a discussão e aprofundamento dos princípios e diretrizes que devem nortear o comportamento das pessoas em qualquer idade, em qualquer lugar, no sentido de saber enfrentar essas crises que deságuam em doenças crônicas, miséria crescente e violência sem controle.

“Este ano de 2013 é uma oportunidade indispensável para treinarmos a utilização e aplicação do uso das palavras de maneira compreensível, funcional, útil, inesquecível, confiável. O processo, por meio da autenticação das palavras que são utilizadas, é o foco da nossa atividade.

Estamos vivendo no meio de um sistema social, cultural, político e econômico que é caótico e traiçoeiro, no qual as pessoas não mais valorizam as palavras ao conduzir suas vidas. Os indivíduos se tornam vítimas de um sistema social cujo impulsionador fundamental não é a personalidade e sim a expansão financeira.

Ao invés de solidariedade, provoca-se a traição mútua entre todos: marido e mulher, pais e filhos, patrão e empregado, consumidor e fabricante, governante e governado, os velhos e os jovens. Isso tudo é resultado do “endeusamento” do dinheiro acima de qualquer outra coisa. Todos traindo a todos, pela inversão entre o uso da palavra e o valor do dinheiro!

Neste re-treinamento das palavras, podemos re-aprender a utilizar as palavras de maneira consciente, desde um simples cumprimento: “Tudo bem?” Será que está “tudo bem” mesmo?

E essa é apenas uma parte do nosso treinamento pois a gravidade do problema é de que, mesmo perguntando, está muito difícil encontrar respostas pois poucos sabem responder, ou dialogar! O que acontece é que a própria realidade, que é construída e conduzida pelas palavras que utilizamos, começa a ficar desintegrada. Isso porque hoje em dia, se valoriza como nunca a tecnologia, e o diálogo tecnológico é apenas profissional e financeiro e assim, a palavra utilizada é sempre anti-solidária e desintegrada.

O XVI Seminário de Auto-educação Vitalícia de Pernambuco vem portanto, propor a prática da consciência no uso das palavras dentro do sistema traiçoeiro, destruidor da nossa integridade humana.”

tomio-kikuchiO Professor Kikuchi nasceu em fevereiro de 1926 no Japão, é sobrevivente da Segunda Guerra Mundial e está radicado no Brasil, São Paulo, desde 1955. É cidadão brasileiro tendo recebido recentemente o título de cidadão paulistano em reconhecimento pela difusão naquele estado e no país da auto-educação vitalícia. Foi o principal introdutor no Brasil, do conhecimento que no passado se denominou de Macrobiótica. Hoje, o Prof. Tomio Kikuchi, a denomina de Micromacrobiótica. É autor de dezenas de livros em português, espanhol, inglês. Anualmente no mês de julho, coordena o Seminário Internacional de Inverno em Mairiporã, Estado de São Paulo. Kikuchi é Diretor do Instituto Principio Único naquele estado. É Biólogo e formado em Direito Internacional pela Universidade de Tóquio, tendo proferido centenas de palestras pelo Brasil e em diversos países do mundo sobre a temática.

XVI Seminário de Auto-Educação Vitalícia de Pernambuco

Local: Brisas de Aldeia Acampamento e Eventos – Estrada de Aldeia (km 9,5), Loteamento Sinal Verde. Rua Cruzeiro do Sul, 10, Camaragibe-PE. Fone: (81) 3459.2971

Observações:
1. São oferecidos alojamento e alimentação no local;
2. Para os participantes que optarem por transporte (que sairá do centro do Recife), a solicitação deve ser feita no momento da inscrição. A taxa cobrada é de R$ 20,00;
3. Cabe aos pais o cuidado e atenção às atividades desenvolvidas pelos filhos;
4. Cada participante deve levar chinelos para circulação nas áreas internas, roupas de cama, colchonete e roupas para exercício físico;
5. As pessoas interessadas na aula de culinária devem levar avental e lenço para cabelo;
6. Taxa de participação: R$ 300,00 (A taxa inclui palestras, práticas, alimentação e alojamento);
7. Para inscrição e pagamento da taxa de participação através de depósito em conta, favor entrar em contato pelo e-mail: caev.pe@gmail.com

Direção: PROF. TOMIO KIKUCHI

Coordenação: Romilson Cabral e Flávio Duarte.
Coordenação feminina: Hilda Santos e Maria Araújo.
Secretaria: Elias Santos, João Green, Josias.
Produção gráfica: Eduardo Rodrigues.

Colaboradores: Albanita Almeida – André Lima – Chivi – José Olímpio – Josineide Mendes – Júlio Cunha – Julyana Santos – Aguinaldo Leonel – Madalena Soares – Mariana Santos – Marilene Santos – Murielle Olivo – Severina Vasconcelos – Socorro Anselmo – Valéria Oliveira

Leave a comment