Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • VII Semana de Cênicas oferece palestras, oficinas, exposições e apresentações artísticas, de 18 a 21 de novembro/2013, na UFPE

VII Semana de Cênicas oferece palestras, oficinas, exposições e apresentações artísticas, de 18 a 21 de novembro/2013, na UFPE

cenicas

A Semana de Cênicas é uma iniciativa promovida por um grupo de alunos e ex-alunos dos cursos de licenciatura em teatro e dança do Centro de Artes e Comunicação (CAC/UFPE). O evento visa estimular a realização da arte junto aos alunos, atingindo diversos campos profissionalizantes, auxiliando na formação artística, na produção cultural e na produção técnica. No ano de 2013 o evento homenageia o gruo Totem, que completa 25 anos de trajetória. A ideia é promover laços entre os artistas das diversas áreas e desenvolver discussões sobre a performance.

Na programação do evento, haverá a participação de artistas e grupos importantes da cidade do Recife, como o performer Conrado Falbo, o artista plástico Daniel Santiago, a Cia. de Teatro e Dança Pós- Contemporânea d’Improvizzo Gang, mais conhecida como DIG, os Doutores da Alegria, que agraciará o evento com uma palhestra, entre outros. Além do mais, o Coletivo Loucura Roubada (PE) e o Grupo Fórum de Encenadores (RN) preencherão a programação levando re-performance do trabalhos já montados pelo grupo homenageado.
Totem na IV Semana de Cênicas

O Totem é um grupo de teatro performático que surgiu em 1988 com a finalidade de desenvolver um trabalho de pesquisa/investigação cênica, com um projeto de mistura de linguagens artísticas investindo na construção de uma poética própria. O trabalho híbrido do Totem integra variadas linguagens artísticas como o teatro, a dança, abrangendo também a música, as artes visuais, a poesia e a performance. Desde sua fundação, o grupo dedica-se a um trabalho de pesquisa de linguagem, tomando o teatro como base, mas deixando-se infectar pela performance. Essa contaminação é a fórmula de sua poética na busca de criar uma encenação performática enquanto texto, construção que se dá num sistema aberto de cocriação. No seu percurso, o grupo conta com mais de cinquenta trabalhos divididos entre encenações performáticas e performances, que se subdividem em três principais tipos: 1- Encenações de Teatro Performático, criadas para palco italiano, semi-arena e alternativo; 2- Performances híbridas, criadas para espaços alternativos fechados ou abertos; 3- Performances/intervenções urbanas, de forte interação cênico/visual.

Para a VII Semana de Cênicas o Totem levará a oficina Corpo Ritual, visando compartilhar sua linguagem híbrida e ritualística, tomando como base o trabalho corporal, um dos pilares de sua pesquisa continuada de linguagem, desenvolvida em suas performances, encenações performáticas e outras atividades. Os integrantes do Totem partilharão suas experiências tomando o corpo como o sujeito e o objeto da arte, investindo na construção do corpo performático, através do qual ocorrem as emergências, os fluxos. Um corpo criador à procura da retomada de contato com elementos cosmológicos, que busca materializar a metafísica através da performance, o ritual contemporâneo.

Dentro da programação da VII Semana de Cênicas, o diretor do Totem, Fred Nascimento dará uma palestra sobre o tema “Grupo Totem: a infecção pela performance e a encenação performática”, tema da sua dissertação de mestrado. Na sexta-feira 22 / 10 o Totem apresentará o espetáculo performático Nem Tente, uma (re)performance criada a partir de outras performances do grupo, todas construídas a partir poemas de Charles Bukowski, onde aborda o universo subterrâneo do poeta, questionando as posições e pensamentos do homem comum, do poder, do sistema, da hipocrisia social. O Totem tem por gosto desafiar convenções e normas cristalizadas nas linguagens artísticas e incidir na interseção entre arte e vida, com performances criadas a partir da simbiose entre o corpo e o poema, instaurando um espaço situado entre o espaço simbólico e o espaço vivencial. Nem Tente conta também com música criada ao vivo através da livre improvisação, além de projeções de imagens.

Convidados:
Exposição de fotoperformances corpo ritual, que é fruto direto da oficina Corpo Ritual.
Grupo Fórum de Encenadores, para apresentar uma (re)performance, com o Trabalho Otá, reperformance de Ita, do Grupo Totem. A reperformance é um dispositivo de arquivamento e re-repertorialização de cenas performáticas realizadas a partir de performances de outros artistas e coletivos de criação.

 

Facebook: https://www.facebook.com/semana.cenicas
Telefones pra contato: (81) – 98137178
(81) – 96907263

Leave a comment