Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [SEXO, AMOR E TERAPIA] A psicoterapia como estratégia na arte do cuidado integral

[SEXO, AMOR E TERAPIA] A psicoterapia como estratégia na arte do cuidado integral

Por Raphaella Maia* |

Gostaria de nesta vinda à coluna ‘SEXO, AMOR E TERAPIA’, no Portal Flores no Ar, apresentar a mim e o meu trabalho, contando quais motivações me levam a fazer o que faço e a qual chamado eu busco atender com as técnicas e intervenções que partilho com aqueles que buscam o meu trabalho.

Costumo iniciar minha apresentação dizendo que estou, nesta minha vinda a Terra, como Raphaella Maia, sou uma mulher negra de pele retinta, formada em Psicologia, com uma especialização na área da Sexologia e formação em Terapia Tântrica Clínica. Atualmente meu trabalho se dá no campo remoto (on-line) e também presencial.

O psicólogo Wade Nobes, em um artigo seu intitulado ‘Sakhu Sheti: Retomando e Reapropriando um foco Psicológico Afrocentrado’, propõe que o trabalho do psicológico na perspectiva da psicologia Afrikana, ou psicologia preta, se equipara a de um curandeiro. Aquele que em meio à comunidade, vai resguardar consigo alguns princípios, saberes e magias que cultivarão o cuidado mental-emocional-espiritual dos seres.

Dessa forma, me retrato aqui enquanto uma profissional que prioriza o cuidado e o acolhimento da saúde mental da população preta, e também de outros seres-guetos-povos. Disponibilizarei nesta rede, meu trabalho como curandeira emocional para o trato dos desequilíbrios psicológicos, afetivos e sexuais.

Partirei do pressuposto da ordem da harmonia e do equilíbrio para compreender os demais processos que atravessam a nossa humanidade, em busca de um melhor reencontro com a autonomia, autenticidade e espontaneidade do eu-interior, observando as demais narrativas a partir de uma escuta ética e política, alinhada com a diversidade das formas de ser e existir no mundo.

No meu perfil das redes socais vocês irão encontrar conteúdos que visam integrar o ser humano na sua pluriversalidade, ofertando ferramentas e reflexões que contribuam para uma melhor forma de enxergar e compreender seus processos internos e interpessoais.

Aqui, o corpo é lido de maneira integrativa e não dissociada. Não há cisão de mente-corpo ou razão-emoção, os processos estão intimamente interligados e correlacionados. Então, da mesma forma, estão conectados o meu trabalho como psicoterapeuta e terapeuta sexual (ou sexóloga).

Os ventos sopram boas novas e espero que cheguem por aí de maneira branda e ecoem ativamente os processos de mudança que semeio com vocês lá no @falaprettaapsi e aqui no Portal Flores no Ar.

Fico disponível para mais informações acerca do meu trabalho, da minha agenda e demais questões que estiverem ao meu alcance. Grata, desde já!

* Raphaella Maia é psicóloga clínica, sexóloga, terapeuta sexual tântrica (Método Mahadevi), pesquisadora das Relações Étnico Raciais e Efeitos Psicossociais do Racismo na Saúde Mental da População Negra.
Instagram: @falaprettaapsi 
WhatsApp: (81) 98104-8872
E-mail: maiarpsicologia@gmail.com

Leave a comment