Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • Saturno retorna ao movimento direto

Saturno retorna ao movimento direto

Por Haroldo Barros
https://haroldobarros.wordpress.com

O planeta Saturno, em movimento retrógrado desde Março de 2016, inicia agora o seu movimento direto, trazendo novas oportunidades de estruturação.

Em Astrologia, o movimento retrógrado significa que a energia emocional daquele planeta tende a se tornar mais lenta, arrastada e atenuada. Durante a retrogradação, temos dificuldades de colocar em prática as habilidades ou talentos simbolizados pelo planeta.

Por outro lado, a retrogradação nos convida a uma reflexão acerca das nossas ações e omissões nos significados daquele planeta.

No caso de Saturno, planeta que rege a estrutura, a disciplina e a firmeza, o movimento retrógrado debilita as nossas capacidades de tornar firmes as nossas ações, decisões e projetos, minando as possibilidades de construção estável.

Em média, Saturno passa 135 dias por ano em movimento retrógrado e, durante esses períodos, temos uma maior necessidade de planejar cuidadosamente nossos passos. Não que devamos abortar nossos projetos ou adiar nossos planos. Mas precisamos ser mais cuidadosos no planejar e mais perfeccionistas no executar, pois as dificuldades serão maiores.

Agora, após mais de quatro meses em movimento retrógrado, Saturno reinicia o movimento direto.

Maravilha!

De repente, todos os projetos que se arrastavam, com dificuldades as mais diversas, com uma lentidão por vezes exasperadora, passam a desenvolver-se com muito mais facilidade; os recursos que não chegavam, os contatos que não respondiam, as respostas que não eram dadas, tudo fica mais fácil de acontecer, pois o próprio Cosmos, que antes conspirava por uma retração, conspira agora por uma estruturação.

Por outro lado, alerta!

Como nem tudo são flores, principalmente em se tratando de Saturno, cabe lembrar que o período de retrogradação funciona como uma preparação para o futuro. Quem, durante a retrogradação empreendeu bons esforços, buscou aperfeiçoamento, deu o melhor de si, tem, agora, uma boa colheita a fazer. Quem não primou tanto assim pelo aperfeiçoamento… Bem, talvez tenha que retrogradar mais um pouco, antes de voltar a avançar.

Talvez você conheça a história do homem que, vendo, penalizado, uma borboleta lutar para sair do casulo, resolveu ajudá-la. Rasgando cuidadosamente a prisão concedeu à borboleta a liberdade. Contrariando as suas expectativas, porém, a borboleta não alçou voo. Ao contrário, suas asas nunca se desenvolveram e ela nunca pode voar.
Entristecido, o homem percebeu que vencer as paredes do casulo, lutar para libertar-se é o exercício que as borboletas fazem para fortalecer as asas que, desta forma, expandem-se, vigorosas, após o nascimento, e são capazes de alçá-las ao céu. Sem esse esforço, sem ultrapassar essa barreira, a sua borboleta não foi capaz de tornar-se forte o bastante.

Podemos imaginar que a fase retrógrada de Saturno equivale à luta para sair do casulo. E agora, após o esforço, nossas asas podem nos levar aonde quisermos.

Boa Sorte!

Leave a comment