Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Salões

saloes (post)

Por Kelly Saura*

tenho me entregado a pequenos rituais em 2 extremos que separam a sociedade por gênero: esmalterias e barbearias.

são rituais de entrega: do corpo, do visual, do gesto. da escuta e compreensão de outras formas de compreensão da vida.

descobri que quando você se entrega, desarma a outra pessoa, pra escuta e compreensão de outras formas de compreensão da vida.

e a gente vai se moldando ali: no cuidado, na escuta, na entrega, no corpo, no gesto.

uma negociação delicada e gentil.

“da moça de cabelo estranho, que não raspa as axilas. que não gosta de passar cor nas unhas dos pés. que tira as cutículas e faz um corte de unha arrednodado, mas que só passa 1 camada de esmalte pra ficar mais natural.

a moça que é uma moça que ignora a insistência dos barbeiros que dizem não saber cortar cabelo de mulher, mesmo com o contra-argumento que cabelo é cabelo e não tem gênero, e que faz mais sentido ir na barbearia quem gosta de cortar o cabelo bem curto. os barbeiros se entregam com resistência e medo, mas acabam fazendo bem feito. todos os homens se calam no salão, pela presença de uma moça de unha pintada, pêlo nas axilas e corte de cabelo estranho.

a moça não pinta as unhas na sexta pra ficar bonita pro marido. a moça conta a história da cor verde drão da linha de esmaltes da preta gil. a moça fala como o esmalte é feito da silica que é uma areia a mesma que faz o vidro e é daí que vem o brilho e a cintilância dele.

a moça fuma cigarro de palha e bebe cerveja, e sabe o nome e a autoria de todas as músicas que tocam na playlist. ela passa a mesma pomada no cabelo, mas não muita, e é a única que repara e comenta o cheiro doce cítrico do produto finalizador – deve ser mel e limão .”

eu sinto que uma química estranha opera dentro quando eu falo essas coisas.

* Kelly Saura estudou nas melhores escolas do Piauí, Paris… Belle Époque Mesozoica.
Artista visual e designer. Nasceu de um ovo no Recife, em 86. Vive entre Rio de Janeiro e Olinda.

Related Articles

Leave a comment