Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Projeto ‘c e r c a v i v a’ chama atenção para o risco da extinção da Imburana

Projeto ‘c e r c a v i v a’ chama atenção para o risco da extinção da Imburana

Imburana plantada na Oficina Francisco Brennand [Fotos: Divulgação]
Entre os dias 9 e 13 de setembro de 2024, o artista Edson Barrus Atikun irá percorrer cinco cidades do sertão pernambucano com o projeto
‘c e r c a v i v a’, onde realizará a plantação de estacas de Imburana-de-cambão, em cinco museus do interior de Pernambuco. O objetivo é dar visibilidade ao risco de extinção dessa árvore, considerada a mãe dos artistas do Nordeste, e ressaltar a importância de mantê-la viva para a preservação da caatinga e o meio ambiente, bem como para a preservação do trabalho de artistas e artesãos nordestinos.

Os espaços contemplados nas ações do ‘c e r c a v i v a’ serão:
1. Museu Kapinawá (Casa de Memória Alexandre Diniz), na Aldeia Malhador Kapinawá – Buíque;
2. Museu Coripós em Santa Maria da Boa Vista;
3. Museu do Pai Chico no Distrito de Caboclo – Afrânio;
4. Museu do Gonzagão no Parque Aza Branca – Exu;
5. Museu do Cangaço em Serra Talhada.

Edson Barrus Atikun na plantAção da Imburana no Jardim Botânico de Sorocaba/SP

“Quando imaginamos uma estaca de imburana plantada no Museu Pai Chico em Afrânio, outra estaca no museu Coripós em Santa Maria da Boa Vista, outra, no Museu Gonzagão em Exu, outra, no Museu do Cangaço em Serra Talhada, outra estaca no Museu Kapinawá em Buíque, estamos construindo mentalmente uma
c e r c a v i v a, a qual vêm se juntar outras estacas já plantadas no Museu do Sertão, em Petrolina; no Museu da Abolição, Museu Murilo La Greca, Oficina Francisco Brennand e Museu da Cidade do Recife, no Recife; e Jardim Botânico de Sorocaba/SP. Futuramente, outros espaços virão ampliar essa iniciativa”, declara Edson.

‘c e r c a v i v a’ faz parte de uma ação continuada do artista pernambucano Edson Barrus Atikun, chamada Projeto Imburana. “Em viagem à Carnaubeira da Penha, onde nasci, tomei conhecimento que a imburana estava em risco de extinção, devido à demanda para fazer carrancas. Eu tenho uma relação forte com a escultura, e em particular com a carranca. E fiquei pensando sobre naturacultura, de como a arte poderia colocar em risco a natureza? E a cada imburana que via pelo caminho parecia-me que iria se tornar uma carranca. O Projeto Imburana nasce da preocupação de salvar este pé da espécie Commiphora leptophloeos, que estava sendo ameaçada de corte=morte. Pois, ao se derrubar uma Imburuna-de-cambão é quebrada uma das cadeias naturais importantes da caatinga”, conta o artista.

Posterior às ações, os registros e acompanhamento das imburanas estarão acessíveis, presencial e virtualmente, pela geolocalização das plantAções, disponíveis no site do projeto [projetoimburana.art.br] e em totens de sinalização nos cinco museus contemplados no projeto. O projeto conta, ainda, com vídeo institucional (com audiodescrição e tradução em linguagens dos sinais), que servirá de mediação para os visitantes.

O projeto ‘c e r c a v i v a’  foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionado pelo Ministério da Cultura/ Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO
c e r c a v i v a
PlantAções

09/09 (segunda-feira) / 13h30
MUSEU KAPINAWÁ
Casa de Memória Diniz Alexandre
Aldeia Malhador Kapinawá / Buíque – PE

10/09 (terça-feira) / 9h
MUSEU CORIPÓS
Rua Capitão Luiz Barros de Araújo, 236, Centro, Santa Maria da Boa Vista – PE

11/09 (quarta-feira) / 14h
MUSEU DO PAI CHICO
Rodovia PE 635, Km 9, Distrito de Caboclo / Afrânio – PE

12/09 (quinta-feira) / 10h
MUSEU DO GONZAGÃO
BR-122, 30, Parque Aza Branca / Exu – PE

13/09 2024 (sexta-feira) / 15h30
MUSEU DO CANGAÇO
Vila Ferroviária (antiga estação de trem), São Cristóvão / Serra Talhada – PE

Leave a comment