Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • Pesquisadores lançam ‘Atlas do Pernambuco Indígena’

Pesquisadores lançam ‘Atlas do Pernambuco Indígena’

Está disponível na Internet o ‘Atlas do Pernambuco Indígena‘, pesquisa realizada pela doutora em Antropologia Lara Erendira Andrade, pelo doutorando em Antropologia Jamerson Lucena, pela historiadora e mestra em Direitos Humanos Polyana Medeiros e pela designer e doutoranda em Antropologia Juliana Ferreira Lima, sob a coordenação do professor Estêvão Palitot (Lapa/UFPB).

De acordo com os pesquisadores, o projeto tem entre seus objetivos contribuir com os esforços de visibilização dos povos indígenas, de seus territórios e culturas, de suas demandas por justiça e reparação histórica. “Reunimos e divulgamos no projeto – para um público amplo e não especializado – as informações disponíveis sobre os povos indígenas em Pernambuco em um conjunto de mapas, que busca suprir essa lacuna.” Pernambuco conta com a quarta maior população indígena do País (IBGE, 2010). São mais de uma dezena de povos indígenas no Estado.

O Atlas está organizado em postagens compostas de textos, imagens e mapas georeferenciados, divididas em duas seções. Na seção ‘Cartografias’ estão textos mais curtos que acompanham a leitura dos mapas, são reflexões panorâmicas e com referências a outros trabalhos para aprofundar os conhecimentos. Já a seção ‘Artigos’ conta com publicações que são frutos de pesquisas mais elaboradas, realizadas pela equipe do projeto e por pesquisadores/as convidados/as.

“Os mapas sempre foram instrumentos de conhecimento e de poder. Aquilo que neles aparece tem existência reconhecida. Quando se trata de povos indígenas a cartografia convencional está cheia de espaços vazios. Há um silenciamento enorme sobre a presença e as vidas indígenas. Pretendemos contribuir com a luta histórica dos povos indígenas pelo seu reconhecimento através dessa potente ferramenta que são as cartografias digitais”, conta o antropólogo Estêvão Palitot.

“Entendemos que pesquisa e ação caminham juntas, e, para nós, há uma simbologia muito grande em lançar o projeto neste mês, em pleno processo de retomada da normalidade democrática no País”, destaca a antropóloga Lara Erendira.

O ‘Atlas do Pernambuco Indígena’ pode ser acessado através do endereço: www.atlasindigena.org

Leave a comment